Cifra Club

As 8 principais marcas de guitarra para iniciantes

Está começando a jornada nas seis cordas e quer saber quais são as melhores marcas de guitarra para iniciantes? Ou até já toca um pouco, mas não sabe em quais marcas confiar? Então, siga este artigo, pois hoje as informações são pra você!

Marcas de guitarra para iniciantes
Escolher a marca com a qual você mais se identifica para tocar é um passo importante na jornada como guitarrista (Foto/Reprodução/Internet)

Podemos dizer que o mercado de guitarras está saturado de marcas e que o aumento da competição é positivo. Qualquer guitarrista mais das antigas pode confirmar que hoje é possível comprar instrumentos de entrada que eram inimagináveis alguns anos atrás. Portanto, vivemos tempos ótimos para quem está começando a tocar guitarra!

Marcas e modelos de guitarra ideais para iniciantes

Neste post, separamos algumas sugestões de marcas de guitarra para iniciantes. Aqui vamos citar alguns modelos, mas a discussão principal será sobre as marcas. Está preparado? Vamos lá!

Squier

A Squier é uma empresa de instrumentos que foi adquirida pela Fender em 1975. Atualmente, é a marca pela qual a Fender lança a sua linha de entrada. O grande trunfo das guitarras da Squier é que elas são as únicas que podem usar as medidas e configurações padrões da Fender. Isso confere visual e sonoridade semelhantes à marca mais icônica de guitarras do mundo.

Atualmente, a marca redesenhou seus produtos e lançou a linha Classic Vibe, um verdadeiro sucesso. A desvantagem é que, com a atual desvalorização do real, os modelos novos em loja podem custar quase R$ 3 mil.

Alguns modelos para ficar de olho, além das Cassic Vibe, são as Squier Standard e as Vintage Modified.

Epiphone

Assim como a Fender mantém a Squier para seus instrumentos de entrada, a Gibson tem a Epiphone. A tradicional marca atualmente é responsável por criar e lançar os modelos da Gibson com um custo mais acessível. Se você está atrás de modelos como Les Paul e SG, vale a pena procurar uma dessa.

Algumas das guitarras mais bem avaliadas da Epiphone são SG G-310, SG G-400 e Les Paul Standard. Além disso, as Epiphone Special são destacáveis pelo seu preço mais acessível. Porém, devem ser analisadas cuidadosamente, pois podem apresentar problemas na entonação e nos trastes.

Tagima (Memphis)

A Tagima talvez seja a marca de guitarra nacional mais conhecida. Fundada por Seizi Tagima nos anos 80, ela passou por diversas fases na sua existência. 

Depois que seu fundador saiu da companhia, a qualidade de vários instrumentos foi bastante criticada, principalmente os modelos de entrada. Entretanto, a situação mudou quando o renomado luthier Márcio Zaganin assumiu a produção e o desenvolvimento de produtos.

Com isso, até os modelos de entrada passaram a ter ótima avaliação. A Tagima utiliza a marca Memphis nos seus instrumentos voltados para iniciantes, mas algumas séries da própria Tagima, como as TG e TW,também possuem preço acessível e boa qualidade.

Alguns bons modelos para ficar de olho são Memphis MG-30, Tagima TG-530 e TW-61.

Michael

A Michael é outra marca nacional que redesenhou sua linha e vem ganhando atenção no mercado. Ela foi criada em 1999, com o propósito de “falar a língua do músico”.

Desde 2012, a empresa começou novas parcerias e uma linha de guitarras com os principais modelos, como os conhecidíssimos Stratocaster, Les Paul e SG.

Giannini

A Giannini, uma das marcas mais tradicionais de instrumentos do Brasil, foi fundada em 1900 pelo imigrante italiano Tranquillo Giannini. Dominou o cenário do rock e da Música Popular no Brasil durante as décadas de 1960 a 1980, por conta da qualidade de guitarras, baixos, amplificadores e violões.

Atualmente, a empresa dispõe de uma pequena linha de guitarras, que conta com modelos Stratocasters com algumas variações de captadores. Apesar de pouca variedade, as guitarras Giannini têm um bom nível de tocabilidade, sendo uma boa pedida para os iniciantes na jornada com as seis cordas.

Strinberg

A Strinberg oferece algumas das guitarras novas mais baratas do Brasil. Com uma ampla gama de instrumentos, é difícil não achar uma Strinberg que vai te chamar a atenção. Aliás, há modelos similares à Ibanez que são uma das poucas opções de guitarras para iniciantes com ponte flutuante.

A marca foi fundada por brasileiros nos anos 1990, mas atua também nos Estados Unidos. Além das guitarras, a companhia disponibiliza violões e baixos que são ótimas opções para iniciantes e até para músicas profissionais.

SX

A SX é uma das marcas que mais suscitam discussões em relação à sua história. Circulam teorias de que ela seria produzida pela Shelter, que é uma empresa espanhola, e que algumas guitarras são feitas nos Estados Unidos. Contudo, nada disso é verdadeiro.

A SX é uma empresa chinesa que se estabeleceu em 1998. Ela nasceu depois que pessoas ligadas a outra fabricante de guitarras decidiram criar a sua marca. Com mais de quatro décadas de know-how, a SX logo se destacou como um dos melhores custos-benefícios do mercado.

De qualquer forma, a qualidade de qualquer modelo da SX se destaca entre as marcas de guitarra para iniciantes. Todos têm ótima tocabilidade e acabamentos com um capricho que, muitas vezes, não se vê.

Shelter

Importada pela Habro, a Shelter disponibiliza uma série de instrumentos, peças e acessórios para os músicos brasileiros. Para os guitarristas, os destaques são a Les Paul modelo Nashville e a SG Detroit.

Guitarras com bons preços, ótimo acabamento e bons timbres definem as linhas da Shelter.

Chegou a hora de praticar!

E aí, gostou das dicas de marcas de guitarra para iniciantes? Então, não deixe de compartilhar este conteúdo com os amigos e amigas que também estão interessados em começar a jornada no mundo das seis cordas!

Se você quer um jeito de estudar guitarra online e evoluir no instrumento, confira o Cifra Club Academy! Nossa plataforma de ensino tem os melhores cursos de diversos instrumentos, aulas com os melhores professores e muito mais!

Isso tudo é por um preço acessível, para você aprender do conforto da sua casa, na hora que preferir. Não perca essa oportunidade única!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK