14 acessórios para violão que você precisa conhecer
Confira os principais acessórios que facilitam a prática no violão!
Para quem está começando, pode surgir a dúvida sobre quais são os principais acessórios para violão para começar a estudar ou mesmo tocar ao vivo e ter uma rotina com o instrumento.

Tudo depende do tipo de uso e do estilo de música, mas há aqueles acessórios para músicos de uso rotineiro e indispensável. Vem com a gente conhecer os principais!
Conheça os principais acessórios para violão
Preparamos uma lista com alguns itens indispensáveis, comuns para a maioria dos violonistas, que podem fazer diferença na prática.
Palheta
Um dos acessórios mais usados por violonistas e guitarristas, a palheta serve para atacar as cordas ou executar batidas.
Ela proporciona diferentes timbres e facilita a execução de alguns tipos de passagens, principalmente aqueles solos que exigem mais agilidade.
Existem variações de espessura e material, e cada uma gera uma resposta diferente, variando da combinação com a espessura das cordas e da regulagem do instrumento.
Afinador
Indispensável tanto para estudo quanto para apresentações, o afinador possui diversas versões: de clip (colocadas na mão do instrumento), digitais e aplicativos de celular, como o do Cifra Club.
Capotraste
O capotraste para violão é usado para alterar a tonalidade sem a necessidade de mudar a afinação. Existem diferentes tipos, como de alavanca e correia.
Ele é muito utilizado em vários estilos musicais, principalmente no acompanhamento de canções.
O mais importante é que você se certifique que o modelo de capotraste se ajuste bem ao braço do seu instrumento, garantindo um bom funcionamento do acessório.
Metrônomo
O metrônomo auxilia na manutenção do tempo e do ritmo, importante para o estudo porque garante regularidade ao tocar.
Atualmente, existem metrônomos digitais e aplicativos, tornando seu acesso ainda mais fácil.
Para quem busca disciplina, é um item fundamental por permitir a prática das passagens em velocidades progressivas, lapidando a sua técnica.
Slide
Também conhecido como bottleneck ou slide bottleneck, o slide é um tubo de metal, vidro ou cerâmica colocado em um dos dedos da mão esquerda para deslizar sobre as cordas.
Embora seja mais associado ao blues e ao rock, ele também pode ser usado em diferentes estilos de violão, explorando novas sonoridades.
Correia para violão
A correia é importante principalmente para quem toca em pé: dá segurança, distribui o peso do instrumento e garante mais liberdade de movimento.
Existem diferentes materiais e modelos de correia, e vale escolher o que oferece mais conforto.
Abafador de violão
O abafador serve para reduzir a vibração das cordas e controlar ressonâncias que acontecem por simpatia.
Existem dois modelos: um colocado na boca do instrumento, evitando que o som retorne e faça as cordas vibrarem mais; e outro inserido perto da pestana, impedindo que haja sobras nas vibrações das cordas.
Ele pode ser usado em ensaios, gravações ou para quem deseja um som mais seco.
Kit de limpeza
É importantíssimo manter os instrumentos limpos. Por isso, o kit de limpeza inclui flanelas, produtos específicos e às vezes até escovas.
Geralmente de microfibra, as flanelas têm sido muito usadas para retirar marcas de uso do tampo.
Também há óleos para a limpeza do braço e manutenção (lemon oil, por exemplo), além de limpadores para as cordas.
Lembre-se que esses produtos devem ser específicos para uso em instrumentos musicais. Procure os de marcas como Dunlop, D’Addario, Music Nomad e Planet Waves.
Suporte para violão
O suporte para violão é usado para guardar o instrumento de forma segura quando não está em uso, evitando quedas, riscos e outros acidentes.
Há modelos que ficam no chão e outros instalados na parede. O importante é certificar que estejam estáveis e que deixem seu violão seguro.
Acessórios para violão clássico
Além dos que já vimos, existem também acessórios específicos para o violão clássico, importantes para quem deseja aprofundar os estudos nesse instrumento. Vamos conferir?
Armrest
O armrest é um acessório ou recurso construtivo do violão que serve para aumentar o conforto ao tocar e, em alguns casos, melhorar a projeção sonora.
Ele evita o contato direto e a pressão do braço do músico sobre a borda do tampo, o que pode prejudicar a ressonância e causar desconforto.
O armrest pode ser parte da construção do instrumento ou encaixado como uma parte separada.
Esteira
A esteira é uma fita ou malha antiderrapante usada para apoiar o instrumento no colo ou na perna, evitando que ele escorregue durante a apresentação.
É um acessório simples, mas bastante eficiente, usado principalmente por violonistas clássicos.
Apoios ergonômicos
Os apoios ergonômicos substituem o uso do banquinho para elevar o violão, oferecendo maior estabilidade.
Eles permitem uma postura mais adequada, sendo bastante utilizados em contextos de violão clássico ou em que o músico passa muitas horas tocando.
Há diferentes tipos de apoio ergonômico (o Pompeo sendo um dos mais conhecidos no Brasil) e oferecem diversas opções de regulagem.
Banquinho
O banquinho é um dos acessórios tradicionais do violão clássico. Ele eleva uma das pernas do músico (tradicionalmente a esquerda), permitindo que o violão seja posicionado de forma correta.
Manguito
O manguito é uma proteção para o braço do músico, evitando o atrito com o violão e permitindo movimentos com maior liberdade.
Além disso, ele acaba protegendo o verniz do instrumento do contato direto com a pele.
Agora é hora de aprender com o Cifra Club Academy!
Após descobrir quais acessórios de violão são importantes para te ajudar a tocar, é hora de continuar sua jornada no instrumento!
Com o Curso de violão do Cifra Club Academy você vai ser guiado desde os primeiros passos e técnicas básicas até dominar sua primeira música.
Tudo no seu tempo e com apoio de excelentes professores. Confira e inscreva-se já!
Marco Teruel
Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.