301 Moved Permanently


nginx

Cifra Club

Cordas do violão: 5 dicas para entender tudo sobre elas

Confira as características e cuidados com as cordas para manter a afinação e qualidade sonora do seu instrumento!

As cordas do violão são um universo à parte, tão importantes quanto a madeira usada para definir o timbre do instrumento.

Primeiro, você deve saber que cada uma das cordas do violão recebe um nome, conforme as notas musicais da afinação padrão. Vem com a gente e descubra mais sobre o tema!🙂

Conheça as cordas do violão e suas notas

Apesar de existirem outros tipos de afinação, o nome das cordas do violão vem da afinação padrão. No entanto, para assimilarmos esses nomes, precisamos antes conhecer as cifras.

Cifragem

Como nós sabemos, existem sete notas musicais naturais, que não possuem acidentes, ou seja, sem sustenido (#) e bemol (♭). Elas são: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. 

Exatamente nessa ordem, as sete notas formam a escala maior natural de Dó. A cifragem consiste no fato de que cada uma delas é representada por uma letra do abecedário. Veja:

  • A – Lá
  • B – Si
  • C – Dó
  • D – Ré
  • E – Mi
  • F – Fá
  • G – Sol

Repare que as duas primeiras letras do abecedário indicam as duas últimas notas da escala: a letra A representa a nota Lá, assim como, a letra B equivale à nota Si. A partir da letra C, a escala segue sua ordem normal até a nota Sol.

Agora, você deve estar se perguntando: mas onde entra a tal da afinação padrão? Antes de entendermos isso, precisamos saber qual é a ordem das cordas do violão.

Ordem das cordas do violão

Mesmo se organizando da mesma forma, existem duas maneiras diferentes de enxergarmos as cordas do violão.

A primeira delas é contada a partir da primeira corda, sendo a de baixo a mais fina, responsável por produzir o som mais agudo de todas elas. A corda acima dela é a segunda, a que está acima dessa é a terceira e assim por diante.

Assim, a contagem das seis cordas do violão é feita de baixo para cima.

Quando estamos com o violão na posição de tocar — seja sentado, como em pé —, nós enxergamos as cordas de cima para baixo: vemos primeiro a sexta corda, a mais grossa, a de cima.

Nessa hora, não podemos esquecer que estamos olhando as cordas de ponta cabeça, pois a primeira corda continua sendo a mais fina lá embaixo, e não a de cima.

Quais são as 6 cordas do violão?

Podemos entender porque o nome das notas das cordas do violão está relacionado a afinação padrão. Nela, as cordas possuem as seguintes nomenclaturas:

  • 6ª corda – Mi (E)
  • 5ª corda – Lá (A)
  • 4ª corda – Ré (D)
  • 3ª corda – Sol (G)
  • 2ª corda – Si (B)
  • 1ª corda – Mi (E)

Lembrando que a primeira corda é a de baixo, a que produz o som mais agudo, também conhecida como mizinha.

Por outro lado, a sexta corda — a de cima, que produz o som mais grave — também é uma nota Mi. Mas, por sua sonoridade, ela também é chamada de mizona ou mizão.

As três cordas de baixo (Mi ou mizinha, Si e Sol) são conhecidas como cordas primas. Já as três de cima (Ré, Lá e Mi ou mizão) são cordas também chamadas de bordões.

Com um bom conhecimento de intervalo musical, o nome das cordas soltas ajuda muito na localização das notas do violão em cada casa. Além de facilitar muito para compreender a formação de acordes, entre outras coisas.

Entenda a tessitura das notas

Todo instrumento musical possui uma extensão de notas: a distância entre a nota mais grave e a mais aguda que o instrumento produz.

No violão, a nota mais grave é a sexta corda solta (mizão ou E2). Nos violões com 20 casas, a nota mais aguda é o Dó (C4) na vigésima casa da mizinha. 

As notas da vigésima casa são mais fáceis de serem tocadas em violões do tipo cutaway do que nos violões folk. Por isso, a nota aguda mais tocada nesse tipo de violão está na décima segunda da mizinha, um E3.

Mas, o que significa E2, E3 e C4? 

Essas siglas estão relacionadas ao Scientific Pitch Notion (SPN), mostrando em qual oitava está sendo tocada uma nota em relação ao Dó central do piano.

Uma oitava começa em uma nota Dó, passa por todas as notas musicais e acaba no próximo Dó, que inicia outra oitava.

Assim, C4 mostra que o Dó central é o quarto Dó a partir da primeira tecla grave do piano, ou o começo da quarta oitava. O E2 é uma nota Mi na segunda oitava do piano.

Extensão das cordas do violão

No violão, temos duas notas Dó que soam iguais ao Dó central no piano: uma está na terceira casa da corda Lá, e a outra na oitava casa do mizão.

A partir da localização no violão de alguma dessas duas notas Dó, obtemos a tessitura de cada corda do violão:

Tabela de tessitura das cordas do violão

Aprenda mais sobre violão com o Cifra Club Academy!

Curtiu nosso conteúdo sobre cordas do violão? Então, é hora de você se inscrever no Curso de violão do Cifra Club Academy!

Nele, você vai dominar diferentes ritmos, dedilhado, pestana, além de assimilar tudo sobre formação de acordes e muito mais. Está esperando o quê? Comece já!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club PRO

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club PRO
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK

    301 Moved Permanently

    301 Moved Permanently


    nginx