Aprenda mais sobre as partes do ukulele
Entenda como cada componente influencia o som e a tocabilidade desse instrumento!
O ukulele é um instrumento versátil, com seu característico timbre alegre. Apesar do tamanho, seu corpo é importante para a produção do som. Por isso, vamos aprender as partes do ukulele!
Independente de qual tipo de ukulele seja o seu preferido, você deve saber que todos têm partes fundamentais, e é sobre elas que falaremos a seguir.
Conheça as partes do ukulele e aprenda tudo sobre o instrumento
Se você deseja dominar as técnicas do ukulele e aprimorar suas habilidades musicais, saber as partes que compõem o instrumento é primordial.
Então, bora entender o nome e a função de cada componente!
1. Corpo
O corpo é uma das principais partes do ukulele. É onde o som produzido pelas cordas será projetado e amplificado.
Em sua produção é comum o uso de madeiras como koa, mogno ou cedro, cada uma contribuindo com características sonoras distintas.
Popular nas florestas havaianas, a koa é famosa por produzir sons brilhantes e suaves. Já o mogno proporciona timbres mais profundos e o cedro oferece sons mais equilibrados.
O corpo do ukulele também pode variar de tamanho conforme o tipo: soprano, concert, tenor ou barítono.
Os tamanhos menores (soprano e concert) possuem sons mais agudos e brilhantes, enquanto os maiores (tenor e barítono) emitem sons mais graves e encorpados.
2. Braço
O braço é o responsável pela estabilidade e sustentação das escalas e trastes, sendo também onde são montados os acordes e as notas.
Essa parte pode variar de largura e espaçamento entre os trastes. A tocabilidade do instrumento é diretamente influenciada pelo tamanho do braço, pois interfere bastante no conforto.
Os ukuleles têm geralmente de 12 a 20 trastes, dependendo do tipo.
3. Mão ou headstock
A mão, também conhecida como headstock, é a parte superior do ukulele, onde ficam as tarraxas.
4. Tarraxas
As tarraxas são engrenagens responsáveis pela afinação do instrumento e no ajuste da tensão das cordas.
Sendo assim, elas influenciam na estabilidade da afinação e devem garantir praticidade e precisão.
5. Pestana (nut) e cavalete
Essas partes do ukulele podem ser feitas de materiais como plástico, sintéticos e ossos, por exemplo.
A pestana fica posicionada na parte superior do instrumento, direcionando as cordas e fazendo com que elas permaneçam na altura correta e uniforme.
Já o cavalete fica na parte inferior e funciona como uma âncora na caixa de ressonância. É quem transfere as vibrações das cordas para a caixa e influencia na qualidade sonora.
6. Casas
As casas são os espaços entre os trastes. Cada uma delas representa uma nota, sendo essenciais para a execução de melodias, solos e acordes.
Nas casas mais próximas às pestanas estão as notas mais graves, enquanto as mais agudas estão nas casas mais distantes.
7. Boca
A boca é a abertura localizada na parte de cima do corpo do ukulele, responsável pela projeção da vibração das cordas.
É ela que permite a saída amplificada do som, distribuído em seguida pelo ambiente. A maioria dos modelos tem um formato circular, mas pode variar conforme o tipo de ukulele.
8. Ponte
Posicionada na parte inferior do ukulele, a ponte promove estabilidade, sustentação para as cordas e contribui na produção do som.
É na ponte onde as cordas são fixadas por pinos ou nós, podendo ser feita a partir de madeira ou materiais sintéticos.
9. Cordas
As cordas de ukulele sempre são de nylon e precisam ser trocadas pelo menos uma vez ao ano para uma boa sonoridade.
Os tipos mais tradicionais de ukulele possuem 4 cordas, mas há variações de tamanhos e números de cordas, como 6 ou até mais.
Aprenda mais com o curso de ukulele Cifra Club Academy!
E aí, já conhecia todas essas partes do ukulele? Agora, para se aprofundar ainda mais neste instrumento encantador, conheça o Curso de Ukulele do Cifra Club Academy!
Esta é sua chance de aprender teoria e prática de maneira divertida e definitiva. Bora? Te espero lá! Bons estudos e até a próxima!
Ana Julia Santos
Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.