Cifra Club

8 músicas de Amy Winehouse para tocar e relembrar a cantora

Quer tocar grandes sucessos da música mundial? Confira a explicação das cifras de Amy Winehouse e aumente seu repertório no violão!

Amy Winehouse foi uma das vozes mais icônicas e influentes da música contemporânea. Sua alma única e poderosa ressoa através de suas canções e ajudou a torná-la uma figura lendária no mundo da música. Para amantes de violão que desejam capturar a essência da cantora, as cifras de Amy Winehouse são um tesouro de acordes e ritmos cativantes!

Amy Winehouse tocando guitarra
Tocar as músicas de Amy Winehouse é uma forma de honrar o legado deixado por essa fantástica artista (Foto: Charles Moriarty)

As músicas de Amy Winehouse têm a capacidade de tocar profundamente a alma de quem as ouve. Suas letras sinceras e a fusão única de jazz, soul e R&B em sua música a tornam uma referência indiscutível no cenário musical. E agora você também pode interpretar essas canções!

Cifras de Amy Winehouse para tocar hoje

Confira a seleção de canções que separamos para você prender:

  • Back To Black
  • Valerie
  • You Know I’m No Good
  • Rehab
  • Love Is a Losing Game
  • Tears Dry On Their Own
  • Stronger Than Me
  • Wake Up Alone

Prepare-se para uma jornada musical emocionante e gratificante e confira as melhores dicas práticas para tocar as cifras de Amy Winehouse no violão!

1. Back To Black

Back To Black possui 6 acordes e 3 pestanas (Bb, Bb7M e Gm). Aqui, vale a máxima de não utilizar muita força para montar as pestanas.

Se você está procurando um bom exercício para melhorar a técnica da mão direita, toque os acordes com os baixos incorporados à levada, até para soar mais próximo ao original.

2. Valerie

Valerie não possui violão ou guitarra em seu arranjo original, mas a versão ao vivo possui levadas e frases interessantes com apenas 6 acordes, sendo 4 com pestana (Bb, Eb7M, Fm7 e Gm).

A batida pode parecer desafiadora, mas é só uma questão de relaxar o pulso e treinar devagar.

Na segunda parte, onde há as frases intercaladas com as levadas, pratique bastante para conseguir alternar entre solos e acordes.

3. You Know I’m No Good

You Know I’m No Good possui 6 acordes, com 2 pestanas entre eles (F e Gm). Os demais shapes são simples (Dm, A7, Am e E7), e a levada é de pop rock.

Nesse padrão, você vai realizar duas batidas para baixo, seguidas de quatro batidas mais rápidas (cima-baixo-cima-baixo) e terminar com dois toques para baixo.

Ouça bastante a música para pegar as dinâmicas de cada parte da canção.

4. Rehab

Uma das músicas de Amy Winehouse responsáveis por lançar a cantora à fama, Rehab possui 8 acordes e 3 pestanas.

É uma boa cifra para treinar com diferentes tipos de palhetadas. O riff inicial tem todas as notas tocadas para baixo, mas você pode usá-lo para treinar palhetada alternada, caso prefira.

No resto do acompanhamento, há um tipo de arpejo nos acordes, usando a técnica de sweep picking. Treine bastante para que as notas saiam com precisão e a música mantenha seu caráter rítmico.

5. Love Is a Losing Game

Love Is A Losing Game possui 10 acordes e apenas 2 pestanas (Dm7 e Fm).

Essa é um bom exemplo da sofisticação da harmonia das músicas de Amy Winehouse. Por exemplo, o Am7(9) e o Dm7(9) exigem um pouco de flexibilidade na abertura do dedo 1.

Ademais, faça uma levada simples, que intercale os baixos com ataques nas notas mais agudas dos acordes (ambos os ataques devem ser feitos para baixo).

Lembre-se de abafar levemente o som dos acordes após tocá-los.

6. Tears Dry On Their Own

Tears Dry on Their Own possui 13 acordes no total, sendo que 6 deles contêm pestana.

Atente-se ao riff inicial, que possui uma estrutura rítmica bem groovada e cheia de síncopes, além de ataques no contratempo. A dica é praticar as mudanças com um metrônomo até que assimile bem o ritmo.

7. Stronger Than Me

Stronger Than Me é uma das cifras de Amy Winehouse mais acessíveis, já que tem apenas 5 acordes e 2 pestanas (Dm7 e Gm).

A dica vai para a levada dos primeiros versos, que é bem irregular, porém sem grandes desafios. Ela se baseia em um padrão em cima dos acordes da harmonia.

8. Wake Up Alone

Wake Up Alone é mais uma cifra extensa, com 13 acordes e 6 pestanas.

A dica aqui vai para o acompanhamento, visto que a música está em compasso binário composto (dois tempos divididos em três partes iguais).

Assim, uma forma de tocar essa faixa é utilizando um padrão de dedilhado ao longo da canção.

Na parte inicial, cada acorde é tocado duas vezes, mas escute a música atentamente para saber quando esse padrão se altera.

Deu pra evoluir em acordes e batidas com as cifras de Amy Winehouse? Se você quer se desenvolver ainda mais no instrumento, o curso de violão do Cifra Club Academy é a chave para desbloquear seu potencial musical!

Na nossa plataforma de ensino de música online, você tem acesso a aulas completas e focadas na sua evolução. Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos com quem entende do assunto!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Marco Teruel

Marco Teruel

Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK