Cifra Club

Violão para iniciantes: como fazer pestana?

Confira dicas essenciais para você aprender definitivamente como fazer pestana no violão!

Você já deve ter se perguntado qual é o segredo da pestana, não é mesmo? Pois é, acordes desse tipo geram calafrios em quem está começando a tocar violão. No entanto, isso acaba hoje! Aqui neste artigo, você vai descobrir como fazer pestana de uma vez por todas!

Aluno de violão treinando como fazer pestana
Com as dicas abaixo, você não enxergará mais as pestanas como um grande desafio (Foto: Reprodução/Pexels)

Nesse contexto, vamos fornecer dicas simples e práticas para facilitar a sua execução. Além disso, indicaremos músicas para que você possa treinar e dominar as pestanas. Temos certeza de que, ao colocar em prática os ensinamentos a seguir, você vai tocar facilmente músicas com pestanas no violão.

Então, empolgado para subir de nível no instrumento? Vamos lá!

O que é a pestana no violão?

Primeiramente, temos de esclarecer o conceito básico de pestana. Os acordes com pestana são aqueles que possuem em sua formação um dedo que aperta duas ou mais cordas em uma mesma casa.

Mas para que serve a pestana no violão? Elas facilitam a formação de certos acordes, pois, com apenas um dedo, o instrumentista aperta mais de uma corda ao mesmo tempo.

Além disso, a pestana permite o uso do mesmo desenho de acorde em várias regiões do braço do violão. É só pensar que ela está fazendo a função da peça que apoia as cordas na “casa zero”.

Ao mesmo tempo, as pestanas também estão presentes em solos e riffs, servindo para a mesma finalidade anterior: facilitar a execução. No entanto, hoje vamos focar o estudo em pestanas aplicadas em acordes, combinado?

Se você não sabe como ler as pestanas nos diagramas de acordes, é bem fácil. Olha só: geralmente, elas são indicadas em forma de seta ou de haste. Assim, o desenho mostra qual a casa e as cordas que devem ser apertadas.

Como aprender a fazer a pestana?

Ok, você já assimilou o conceito e a importância das pestanas. Porém, isso não muda o fato de que, ao tentar aplicar o recurso, seus dedos doem, as notas saem abafadas e você acaba perdendo motivação para estudar violão.

Muita calma nessa hora! É provável que algumas questões estejam contribuindo para que você encontre tantas dificuldades. Portanto, confira, a seguir, dicas práticas de como fazer pestana no violão:

Perca o medo das pestanas

Antes de mais nada, mude a sua mentalidade a respeito da pestana. Ela não é uma inimiga, mas sim uma grande aliada em sua jornada musical. Embora a pestana apresente desafios para quem está começando a tocar, nós garantimos que você pode superá-los em pouco tempo.

Então, perca o medo, encare a pestana de frente e comprometa-se com os estudos. Se sentir dores, dê uma pausa e volte aos treinos posteriormente. O importante é não desistir!

Regule o seu instrumento

Agora, um ponto crucial para fazer pestanas sem esforço excessivo: certifique-se se o seu instrumento está bem regulado. Boa parte dos iniciantes apresenta dificuldade com a pestana não por carência de talento, mas simplesmente porque o violão não está em boas condições de uso.

Em outras palavras, cordas muito altas, braços empenados e calibres grossos demais tornam as pestanas uma difícil missão até para músicos experientes, acredite! Nesse sentido, leve o seu instrumento para que um profissional especializado efetue uma regulagem completa.


Tenha em mente que essa ação requer um investimento financeiro, ok? Por outro lado, você vai notar que o violão ficará muito mais macio, e as pestanas exigirão menos força de seus dedos.

Posicione o dedo corretamente

Uma vez que os pontos anteriores estejam garantidos, nada pode te impedir de dominar as pestanas de uma vez por todas. Assim, basta treinar o posicionamento correto do dedo encarregado de executar a pestana.

Em seguida, algumas dicas pontuais:

  • Não comece formando o acorde pela pestana, mas pelas outras notas;
  • Faça a pestana posicionando o dedo indicador próximo ao traste, mas sem ficar em cima dele;
  • Pressione as cordas com a lateral do dedo;
  • Não deixe o dedo sobrando demais na parte de cima do braço;
  • Tenha cuidado para que o dedo não fique torto ou dobrado, mas devidamente esticado;
  • Toque uma nota do acorde de cada vez para ter certeza de que todas estão soando corretamente;
  • Caso alguma nota esteja abafada, reposicione o dedo até que o problema seja solucionado.

Não é força, é jeito

Muitos iniciantes querem saber como ter a força para fazer pestana. Bom, não é tanto uma questão de força, mas sim de jeito. É lógico que a pestana exige uma pressão mínima do dedo para que seja efetiva. Porém, o esforço exagerado acaba mais dificultando do que ajudando.

Assim, foque no posicionamento dos dedos. A partir daí, é só subir o nível de dificuldade gradativamente. Comece tocando músicas sem pestanas. Depois, escolha músicas com uma pestana. Em seguida, com duas, e assim por diante. Dessa forma, suas mãos e seu cérebro vão assimilar os movimentos muito melhor.

Ou seja, a prática é o segredo. Não há como fugir. Pense assim: no começo, apertar uma corda qualquer era difícil, não era? Agora, você faz um C sem esforço, por exemplo. O mesmo vai acontecer com a pestana!

Ao aprender algo novo, é normal sofrermos um pouco. Em contrapartida, com o tempo, o movimento se tornará natural. Confie no processo!

Treine com vários formatos de acordes

Essa é uma dica preciosa aos que desejam saber como treinar acordes com pestana. Não fique preso a apenas um shape. Treine vários!

Além disso, é importante praticar acordes com pestanas em todas as regiões do braço do violão. Isso mesmo! Por exemplo, tanto na primeira quanto na décima casa.

Dessa forma, recomendamos que você aprenda o sistema CAGED. Esse método de estudo de acordes vai ampliar o seu vocabulário de shapes e fortalecer os seus dedos, já que apresenta várias aberturas e formatos interessantes.

Músicas para treinar pestana

Por fim, é só aprender várias músicas com pestana no violão. Para facilitar essa tarefa, indicamos três faixas bem conhecidas a seguir, em ordem crescente de dificuldade. Confira:

À Sua Maneira – Capital Inicial

De início, uma música bem simples. À Sua Maneira tem apenas quatro acordes, sendo que somente o primeiro deles tem pestana: o Bm.

A progressão harmônica e o ritmo são constantes durante toda a faixa, o que a torna perfeita para o iniciante que deseja treinar pestana no violão.

Let It Be – The Beatles

Agora, uma música de dificuldade média para quem está treinando acordes com pestana. Let It Be tem mais de um acorde com o recurso, mas todos eles são executados na primeira região do braço. Para ser mais preciso, na primeira e na terceira casas.

Como resultado, a canção cai como uma luva para desenvolver a resistência ao fazer pestanas no violão.

Nothing Else Matters – Metallica

Finalmente, uma música que apresenta maior variação de pestanas. Nesse contexto, há pestanas que apertam muitas cordas, enquanto outras apertam só duas – são as chamadas “minipestanas” ou “pestaninhas”.

Além disso, as pestanas de Nothing Else Matters são realizadas em várias regiões do braço, com as cordas tocadas em dedilhado. Isso faz com que as eventuais notas indevidamente abafadas se tornem muito aparentes. Portanto, atenção!

Pronto, agora você sabe como fazer pestana no violão! Viu só como não é um bicho de sete cabeças? Definitivamente, dominar os acordes com pestanas leva qualquer músico a outro nível.

Falando nisso, se você quer se tornar um violonista completo em muito menos tempo, aqui vai uma grande sugestão: faça parte da nossa plataforma de cursos online, o Cifra Club Academy.

Dessa forma, você conta com dois cursos de violão (um para iniciantes, outro para intermediários) desenvolvidos com muito carinho pelos nossos melhores instrutores!

E se você está pensando com o preço, tranquilize-se, pois é bem acessível. Não perca tempo e faça a sua assinatura agora mesmo!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK