Cifra Club

Os melhores exercícios para fortalecer a mão esquerda no violão e na guitarra

Confira essas dicas infalíveis para melhorar a tocada!

Se você já sentiu a sensação de “travamento” na hora de mudar acordes, saiba que precisa fazer uns exercícios para fortalecer a mão esquerda. Desde já, preciso informar que isso acontece com todo músico, ou seja, não é uma situação anormal. Em outras palavras, não desista de tocar por causa desse perrengue!

Dedos travados significam falta de exercício para fortalecer a mão esquerda

No post de hoje, vamos conversar sobre os exercícios para fortalecer a mão esquerda. Esse conteúdo requer total foco e atenção, hein? Dessa forma, evite distrações e se concentre em cada parágrafo a seguir.

Agora, afine seu instrumento e vem comigo!

Exercícios para fortalecer mão esquerda – Dicas Iniciais

Antes de tudo, você precisa saber como segurar a sua guitarra ou o seu violão de maneira correta. Em outras palavras, certifique-se de que está certo o posicionamento das suas mãos no corpo e no braço do instrumento, bem como se a sua postura está saudável. Dessa forma, você fará exercícios para treinar, aprimorar o conhecimento e evitar lesões. Confira a seguir, uma videoaula inteirinha sobre esse assunto.

Agora que você já conhece tudo sobre postura, tá na hora de saber como usar o metrônomo. Todos os exercícios devem ser feitos com esse equipamento. Lembre-se que o app de metrônomo do Cifra Club está disponível tanto para iOS, quanto para Android. Além disso, também é possível usá-lo diretamente no site. A escolha é toda sua!

Toque os exercícios na velocidade em que lhe é confortável para todos os dedos. Assim a técnica vai ser desenvolvida por igual, evitando que ganhar mais agilidade em algumas digitações do que em outras.

Exercícios de relaxamento

Além dos exercícios de fortalecimento para a mão esquerda, também selecionei algumas frases de músicas que exploram a técnica de cordas soltas e palhetada alternada. Para essas frases, dei o nome de Exercícios de Relaxamento. Eles estão devidamente organizados para que você possa alternar os estudos com os Exercícios de Fortalecimento.

O objetivo dos exercícios de relaxamento é, sobretudo, evitar lesões na musculatura da mão esquerda.

Não treine todos os exercícios de uma só vez, e não fique por mais de 5 minutos em um Exercício de Fortalecimento. Intercale sempre com um exercício de relaxamento ou faça pequenas pausas de 5 minutos. Assim a resistência vai ser adquirida gradualmente, sem prejudicar a musculatura.

Faça também pausas de 10 minutos a cada meia hora de estudo, e nunca pule os exercícios de relaxamento.

Agora, sim, vamos aos exercícios!

Exercícios para fortalecer a mão esquerda

Os exercícios que veremos a seguir são quase todos baseados na técnica de ligados (Hammer-On + Pull-Off), pois essa é uma técnica que exige força e firmeza na mão esquerda. Portanto, vamos explorá-la bastante para criar uma grande resistência. 

Todos os exercícios de fortalecimento estão escritos nas tablaturas com as técnicas Hammer-on e Pull-Off. Porém, devem ser tocados com palhetada antes de serem tocados da forma em que estão escritos. Isso vai ajudar a perceber o ritmo em relação ao metrônomo, e o mais importante, vai servir também como relaxamento. Prevenindo o super tensionamento dos músculos e tendões, o que melhora a agilidade, a coordenação e ajuda a evitar lesões.

Exercícios de aquecimento

Primeiro vamos fazer os “Exercícios de Aquecimento”. Neles já vamos utilizar as técnicas Hammer-On (h) Pull-Off (p). Faça cada um lentamente, fazendo uma vez com palhetada e depois com os ligados.

Exercício de aquecimento para fortalecer a mão esquerda
Exercício de aquecimento para conseguir fortalecer a mão esquerda

Confira mais dicas quentíssimas para aquecer os seus dedos antes de tocar! Por mais que pareça um assunto trivial, essa questão te ajudará a fortalecer a mão esquerda.

Exercícios de digitação

Os exercícios para aprimorar a resistência envolvem as repetições de digitações.

A princípio, eles foram escritos para serem tocados na primeira região do braço do instrumento, variando apenas a digitação. Porém, é muito importante estudá-los em várias regiões, sobretudo para não ficar acostumado a tocar em apenas poucas casas do seu violão ou da sua guitarra. Além disso, é interessante estudá-los fazendo saltos de cordas.

Acompanhe duas videoaulas para trabalhar esse fundamento.

Viu só como não tem mistério? Para não perder o embalo, vamos à segunda parte desse estudo.

Exercícios com pares de dedos

Nesses exercícios vamos trabalhar combinações de pares de dedos. Além de fortalecer a musculatura, com a ajuda dos ligados, é muito eficiente para que a gente se acostume com esses tipos de digitações. Faça-os alternando entre palhetada e ligados. E não se esqueça de fazer a mesma sequência com todas as combinações possíveis de pares de dedos.

Os ligados também são ótimos exercícios para fortalecer a mão esquerda

Viu só como é fácil e importante para fortalecer a mão esquerda? Agora, continue por aqui e aproveite uma ótima parte dos nossos exercícios.

Exercícios para fortalecer a mão esquerda – relaxamento

O exercício a seguir é a introdução da música Wasted Years, da banda Iron Maiden. Nele vamos focar na mão direita, fazendo palhetada alternada começando para baixo. Nessa frase, o guitarrista Adrian Smith explora a escala de E menor, que também é conhecida como a escala de E Eólio. Porém, tocada em um formato horizontal, utilizando apenas a corda E(1ª) ou Mizinha.

O relaxamento faz parte dos exercícios para fortalecer a mão esquerda

Agora, confira a videoaula completa desse clássico incontestável do heavy metal.

Está curtindo essas dicas de exercícios para fortalecer a mão esquerda, futuro guitar hero e mestre do violão? Então, saiba que tenho muito mais para você! Num próximo post, vamos conversar sobre trabalhar três dedos, bem como faremos mais práticas de relaxamento.

Ah! E já que chegou até aqui, posso contar com sua ajuda? É simples: basta compartilhar o link deste post por aí, sempre marcando seus amigos que também estão aprendendo a tocar. Dessa forma, a gente só fortalece o aprendizado e boa troca de informações.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK