Cifra Club

Dicas de estudo: como fazer hammer on e pull off na guitarra

Domine essas técnicas essenciais para fazer solos e melhorar a tocada na guitar!

E aí, colega guitarreiro, tudo certo com você? O artigo de hoje vai cair como uma luva para os seus estudos. Vamos abordar um tema interessante e muito importante: como fazer Hammer On e Pull Off, os ligados na guitarra! 

Músico treinando ligados na guitarra
Aprender a técnica dos ligados é essencial para se tornar um bom guitarrista (Foto/Reprodução/Internet)

Dessa forma, te daremos dicas práticas sobre como treinar essa técnica. Ou seja, você verá ações simples e objetivas que podem incrementar a sua rotina de estudos para se tornar um mestre deste assunto. Muito bom, hein? 

Então, fique “ligado”, pois você está prestes a conferir muita informação bacana por aqui!

Como treinar a técnica de ligados

Antes de mais nada, é importante deixar claro que hoje não vamos focar no beabá dos ligados, porque já fizemos um artigo todinho explicando os conceitos básicos de Hammer On e Pull Off. Se você ainda não viu, recomendamos que dê uma lida antes de continuar por aqui, beleza? 

Assim, dando prosseguimento ao tema, confira dicas de como treinar ligados na guitarra e no violão. Em outras palavras, você vai saber como estudar para aperfeiçoar essa técnica extremamente comum e importante em instrumentos de cordas. Vamos lá?

Assimile o conceito

Primeiramente, lembre-se: Hammer On consiste em “martelar” a nota, enquanto o Pull Off é o movimento de retirada do dedo. Ambos são executados apenas com a mão que toca as cordas, ou seja, sem palhetar.

Apesar de já ter compreendido isso, ao começar a treinar os ligados, você vai se pegar usando a outra mão sem querer. Afinal, estamos acostumados a palhetar as notas.

Portanto, assimile o conceito teórico da coisa e não se separe dele por nada enquanto estiver estudando Hammer On e Pull Off, beleza? 

Cuidado com a postura

Aqui está um ponto que merece muita atenção. Afinal, uma postura inadequada vai atrapalhar a sua execução e pode exigir esforço exagerado, gerando dor nas mãos e nos braços. Todo cuidado é pouco!

É muito importante posicionar corretamente a mão que toca a escala. Nesse sentido, para a técnica de ligados, especialmente em frases velozes que mudam de corda, é comum os guitarristas escorregarem o dedão para a parte de trás do braço. Assim, os outros quatro dedos ficam levemente levantados, facilitando a execução da técnica. 

Outro macete é não inclinar a mão em direção à ponte, mas deixá-la reta, com os dedos paralelos aos trastes.

Em relação à regulagem do instrumento, cordas baixas tornam os ligados mais simples de serem tocados. Anotou direitinho aí? 

Suba o nível gradativamente

“Devagar e sempre”, já dizia o sábio provérbio, certo? Dessa forma, mesmo que você esteja ansioso para se tornar um virtuoso da guitarra, não pule etapas. Muita calma nessa hora! 

É essencial começar com movimentos simples em andamento lento. Inicie com o Hammer On, depois parta para o Pull Off. Uma vez que você tenha dominado os dois movimentos básicos, execute-os de forma alternada.

Sim, crie frases que misturam os dois tipos de ligados, pois é assim que eles são aplicados em solos na maior parte das vezes. Depois, vá acelerando a execução aos poucos. 

Mais uma vez: só aumente o nível de dificuldade quando a sua performance atual estiver perfeita. Isso vale não só para ligados, mas para qualquer técnica de guitarra, incluindo bends e palhetada alternada, por exemplo. 

Faça exercícios específicos

Para progredir no aprendizado de como fazer Hammer On e Pull Off, é fundamental fazer exercícios específicos. Ou seja, mesmo que você consiga criar frases próprias, nada como estudar a partir de digitações elaboradas por professores capacitados, não é mesmo? 

A seguir, confira exercícios específicos de ligados na guitarra propostos pelo professor e guitarrista Maurício Fernandes. Repare que o vídeo apresenta a tablatura e mostra a execução nos andamentos normal e lento. Show de bola!

Combine Hammer On e Pull Off com outras técnicas

Agora que você já está craque nos ligados, chegou a hora de misturá-los com outras técnicas. Assim, você vai enriquecer os seus licks e criar infinitas possibilidades. 

Seja ousado! Descubra maneiras de como fazer Hammer On e Pull Off com bends, slides, alavancadas, tappings… O céu é o limite! Também é muito interessante aplicar os ligados em shapes e escalas diferentes. Nesse sentido, você executará vários tipos de abertura de dedos e conseguirá sonoridades bem bacanas.

A partir de 14:30 do vídeo abaixo, nosso professor de guitarra Vinícius Dias mostra exemplos de frases que unem ligados a outras técnicas do instrumento. Acompanhe: 

Pegue músicas conhecidas

O estudo da guitarra deve ser prazeroso! Os exercícios são de suma importância, claro, mas nada melhor do que tocar as nossas músicas preferidas, não é mesmo? 

Identifique riffs e solos que você curte e que tenham Hammer On e Pull Off. Logo depois, confira as tablaturas das músicas no Cifra Club e aprenda essas partes.

Aqui, vale a mesma dica que demos anteriormente: comece com um andamento mais lento do que o original e vá aumentando aos poucos, ok?

Para facilitar, confira esse trecho do vídeo em que são mostrados exemplos de músicas conhecidas que possuem a técnica de ligados em suas linhas de guitarra. 

Insira os ligados em seu fraseado

Por fim, é a hora de inserir o Hammer On e o Pull Off de forma natural em seus improvisos e composições. No começo desse processo, é normal você “pensar demais” para aplicar a técnica. No entanto, com o tempo, os ligados se tornarão parte de quem você é e fluirão facilmente pelos seus dedos. 

Agora, uma dica é tocar backing tracks disponíveis na internet e começar a improvisar em cima. Insira os ligados aqui e ali, depois misture-os com outras técnicas, conforme já explicamos.

Você vai acertar e errar, mas sem problema. É hora de tentar caminhos novos! Essa abordagem de estudo é bastante divertida, sem contar que a prática leva à perfeição, não esqueçamos disso.

Outras dicas sobre como fazer Hammer On e Pull Off

E aí, curtiu as nossas sugestões de como treinar ligados na guitarra? Então, respire fundo, porque ainda não acabou! Pois é, temos cinco dicas extras bem rapidinhas para você. Olha só:

  • Pratique Hammer On e Pull Off com um metrônomo;
  • Estabeleça uma rotina diária de estudo de ligados;
  • Use pouca ou nenhuma distorção, para não mascarar as falhas;
  • Grave si mesmo e analise o que pode ser melhorado;
  • Não se cobre de forma exagerada, pois tudo tem seu tempo.

Fomos bem objetivos na lista acima. Apesar disso, reflita bastante sobre cada um desses pontos e perceba como eles podem te ajudar a evoluir muito mais facilmente.

Desenvolva os ligados e outras técnicas de guitarra no Academy!

Chegamos ao fim do nosso artigo sobre como fazer Hammer On e Pull Off! Seguindo essas dicas para treinar a técnica, em breve você dominará completamente esses movimentos, pode apostar.

Por fim, uma perguntinha: que tal encurtar o percurso de aprendizado e se tornar um guitarrista completo em menos tempo? Sim, isso é possível! Com o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de cursos online!

Lá, você é guiado pelos melhores professores, conta com métodos de qualidade comprovada e pode estudar quando e onde quiser. Ah, e sem estourar seu orçamento, pois o preço é acessível! Não perca tempo e assine agora.

Isso é tudo, guitarreiro! Nos vemos em breve com mais dicas de estudo, ok? Um abraço e muitos ligados para você!

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK