Cifra Club

Retrospectiva Rock in Rio 2022: os melhores momentos do festival

Chegou ao fim mais uma edição do maior festival de música do mundo. Portanto, neste artigo, separamos o que houve de melhor no Rock in Rio 2022!

Foto do imenso público no Palco Mundo do Rock in Rio com uma arte do logotipo do festival no centro da imagem
Esta edição do festival teve momentos fantásticos nos palcos (Foto/Divulgação)

A 22ª edição do festival (nona no Brasil) foi marcada por shows históricos, apresentações especiais e público animado. O evento, realizado nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro, consolidou a volta do Rock in Rio após três anos, por conta da pandemia.

Mas, afinal, quais foram os artistas que mais se destacaram? Quem, de fato, brilhou na Cidade do Rock? É o que contamos a seguir:

Os melhores shows do Rock in Rio 2022

Como já é de praxe, houve muita diversidade musical nesta edição do Rock in Rio. Pop, rap, funk e, claro, rock (e mais) estiveram presentes para animar todo tipo de público.

Vale lembrar que tal variedade de estilos está presente no festival desde a primeira edição, em 1985. Naquele ano, o line up incluía, por exemplo, nomes como Elba Ramalho e Ivan Lins, além de outros representantes da música brasileira.

Agora, enfim, vamos conhecer os destaques do Rock in Rio 2022?

Abertura com o “dia do metal”

Sim, já tivemos um começo de festival bem pesado! Teoricamente, o headliner do primeiro dia era o Iron Maiden, mas quem encerrou a noite no Palco Mundo foi a galera do Dream Theater. Mesmo assim, o show da Donzela de Ferro, dedicado ao álbum Senjutsu, foi digno de atração principal!

No entanto, o grande destaque do dia foi a parceria entre Sepultura e Orquestra Sinfônica Brasileira! Andreas Kisser e companhia realizaram um verdadeiro concerto de heavy metal, ao lado de instrumentistas talentosíssimos. Rolou até versão da 9ª sinfonia de Beethoven!

Sepultura e Orquestra Sinfônica Brasileira tocando no Rock in Rio
Sepultura e a Orquestra Sinfônica Brasileira conduziram um genuíno espetáculo (Foto/Renan Olivetti)

Além disso, tivemos bons shows do trio mineiro Black Pantera (com a banda Devotos) e dos estadunidenses do Living Colour no Palco Sunset. Os últimos, aliás, contaram com a ilustre participação do mestre das guitarras Steve Vai!

Forte presença do rap

O segundo dia de evento foi marcado por muito hip hop! Os rappers L7nnon e Xamã, o produtor e beatmaker Papatinho e os MCs Hariel e Carol agitaram o Sunset com rap, trap e funk atuais.

Representando gerações mais antigas, Criolo e Racionais fizeram apresentações fabulosas. Primeiramente, o rapper de São Paulo emocionou o público e se emocionou ao cantar sucessos da carreira.

Já o grupo liderado por Mano Brown conduziu os fãs com clássicos e homenageou vítimas negras de violência no telão ao som de Nego Drama.

No Palco Mundo, Jason Derulo fez uma performance chamativa de pop e R&B. Porém, o principal nome da noite foi Post Malone! O rapper estadunidense animou, dançou e até chamou um fã para tocar a música Stay no violão, um dos momentos mais emblemáticos do festival!

Homenagens e shows empolgantes

Encerrando o primeiro fim de semana do Rock in Rio 2022, o Palco Sunset contou com boa apresentação de Matuê, que homenageou Chorão e o Charlie Brown Jr. e colocou uma pista de skate no meio do palco!

O consagrado rapper Emicida também empolgou a galera, em show com colaborações de Priscilla Alcantara, Rael e Drik Barbosa. Da mesma forma, Gilberto Gil comemorou os 80 anos de vida em grande estilo, com direito a parceria com a neta Flora Gil.

As aguardadíssimas atrações internacionais, Demi Lovato e Justin Bieber, fecharam a noite no Palco Mundo. A cantora foi acompanhada por apenas instrumentistas mulheres (com destaque à guitarrista Nita Strauss) para consolidar sua fase rock.

Por fim, o astro do pop canadense encantou o público, após rumores sobre um possível cancelamento da apresentação (por conta de problemas de saúde). No final, os fãs entraram em êxtase com uma performance emblemática do cantor e sua banda!

Diferentes gerações do rock

No mesmo dia, Guns N’ Roses e Måneskin agitaram o Palco Mundo. A turma de Slash,  em sua quinta participação no festival, encerrou a noite com um show de quase três horas e um questionável Axl Rose.

Já os italianos surpreenderam com um show enérgico e para cima, mostrando o porquê de ser uma das principais bandas de rock atuais.

Baixista e guitarrista do Måneskin tocando no Rock in Rio
A baixista Victoria De Angelis e o guitarrista Thomas Raggi em performance agitada do Måneskin (Foto/Anne Karr)

No Sunset, Jessie J realizou um dos melhores shows do evento! Como em outros casos, a banda de apoio merece imenso destaque. Inclusive, foi o brasileiro Mateus Asato que comandou as guitarras!

Além disso, não faltaram artistas nacionais, como CPM 22, Gloria Groove e Duda Beat, para agitar o dia.

O bom e velho pop punk

O Green Day, para muitos, fez o melhor show do Rock in Rio 2022! Fãs no palco tocando com a banda, pedido de casamento e uma performance empolgadíssima de Billie Joe e companhia contribuíram para ser um espetáculo à parte.

A nostalgia punk/emo também esteve presente na esperada apresentação de Avril Lavigne e com o “avô do emo”, Billy Idol. Quem também fez o público se lembrar de bons momentos dos anos 2000 foi Di Ferrero, do NX Zero, que cantou ao lado de Vitor Kley.

Menção honrosa também a MD Chefe, que, ao lado do parceiro DomLaike, fez um grandioso show de trap no Espaço Favela.

Uma homenagem à edição do Rock in Rio de 1985 foi outra atração deste dia. O tributo contou com diversos nomes da música brasileira, mesclando gerações antigas com as novas. Ivan Lins, Xamã, Alceu Valença, Liniker, Blitz e Luísa Sonza foram alguns dos destaques do especial.

Um épico britânico

Antes de tudo, é impossível não falarmos da adorável abertura do Palco Mundo no dia 10, que ficou na conta do inigualável Djavan! Da mesma forma, Maria Rita deu sequência aos shows de brasilidades e alegria para o público.

Do lado internacional, Camila Cabello animou os fãs com hits mundiais. Cee Lo Green homenageou James Brown em um espetáculo de música soul com participação da brasileira Luísa Sonza.

Porém, nada se compara à festa que o Coldplay comandou no encerramento do Palco Mundo! Pirotecnias especiais, pulseirinhas brilhantes nos braços dos fãs e, claro, um repertório de sucesso fizeram a banda britânica marcar um dos grandes momentos do evento.

O quarteto liderado por Chris Martin triunfou no Rock in Rio 2022 com uma apresentação verdadeiramente épica, sem dúvidas!

Chris Martin, vocalista do Coldplay, cantando empolgadamente no Rock in Rio
A Cidade do Rock se transformou quando o Coldplay subiu ao palco (Foto/Ariel Martini)

Final de evento dançante

Por fim, o último dia do Rock in Rio 2022 foi marcado por shows de divas da música! Primeiramente, Ivete Sangalo abriu o palco principal com muita animação, como já estamos acostumados.

Já no Sunset, as cantoras Ludmilla e Liniker brilharam com shows extraordinários, enquanto Lexa agitou o Espaço Favela.

Estrelas do pop internacional também fizeram sucesso neste encerramento de festival: Rita Ora chamou Pabllo Vittar ao palco, Megan Thee Stallion deu a última pitada de rap e Dua Lipa finalizou a noite grandiosamente no Palco Mundo!

Para a próxima edição do evento, você espera que algum desses destaques retorne ao line up? O que sabemos é que o Rock in Rio 2024 é logo ali, e nós estaremos preparados para mais um festival espetacular!

Por fim, compartilhe este artigo com a galera para ninguém perder o que rolou de melhor no Rock in Rio 2022!

Foto de João Terra

João Terra

Estudante de Jornalismo, baterista e apaixonado por escrever, tocar, conhecer e ouvir música. Trabalha como editor de conteúdo do Blog do Cifra Club desde 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK