Cifra Club

9 músicas do Iron Maiden para tocar

Nada melhor do que aprender a tocar as melhores músicas do Iron Maiden para se divertir e evoluir no violão!

Integrantes do Iron Maiden posando alinhados para sessão de fotos
Iron Maiden é uma das bandas históricas do rock mundial (Foto/Divulgação)

Por isso, preparamos este artigo com alguns clássicos da banda, passeando pelos anos 80, 90 e 2000 até o último álbum, Senjutsu, lançado em 2021. Bora lá aprender a tocar as melhores músicas do Iron Maiden?

Como tocar as músicas do Iron Maiden no violão?

Se você é iniciante no violão e ainda não comprou a tão sonhada guitarra, o repertório de hoje cairá como uma luva. Confira as canções que você vai aprender por aqui hoje:

  • Running Free
  • Fear Of The Dark
  • 22 Acacia Avenue
  • Wasted Years
  • Wasting Love
  • Flight Of Icarus
  • No Prayer For The Dying
  • The Writing On The Wall
  • Dance Of Death

Enfim, vamos nessa aprender a tocar as melhores músicas do Iron Maiden!

Running Free

Um dos maiores clássicos da banda, Running Free vai usar os power chords de E5, G5, F#5, C5, D5 e A5. A faixa tem cinco progressões de acorde: introdução, verso, refrão, pós-solo e o final.

Repare que, na introdução, o G5 é feito com o indicador na décima casa da quinta corda. No entanto, no verso ele é tocado com o indicador na terceira casa da sexta corda.

Da mesma forma, para o A5 é preciso pressionar o indicador na quinta casa da sexta corda no verso. Porém, no final ele é tocado com o indicador na décima segunda casa da quinta corda.

Além disso, o E5 do pós-solo é feito com a sexta corda solta. Contudo, no restante da música ele é tocado com o indicador pressionando a sétima casa da quinta corda.

Fear Of The Dark

Fear Of The Dark está entre as músicas do Iron Maiden cujo solo inicial é ótimo para iniciantes treinarem. Assim sendo, ele não tem segredos. Basta você usar três dedos por corda.

Por exemplo: indicador na casa 7, anelar na casa 9 e mindinho na casa 10. O raciocínio é deixar um dedo para cada casa e tocar sem precisar mudar a mão de lugar. Siga essa lógica por todo o trecho.

O dedilhado que vem na sequência é bem fácil. Usando power chords de duas cordas, toque primeiro a corda de cima do acorde e depois a de baixo. Repare que o riff 1 usa palhetada alternada.

22 Acacia Avenue

Nos dois primeiros versos de 22 Acacia Avenue, você toca os power chords palhetando-os para baixo com palm muting.

Posteriormente, você alterna os riffs C e D e toca os power chords do refrão. No riff C é preciso palhetar bem rápido para baixo, enquanto o riff D é feito com palhetada alternada. 

Dessa maneira, é recomendado que você toque em um andamento mais lento até dominar estes riffs. Use um metrônomo para te ajudar com isso.

Wasted Years

Outra das músicas do Iron Maiden cujo solo da introdução é bom para um iniciante estudar é Wasted Years, que também vai exigir palhetada alternada. Esse solo é todo tocado na primeira corda (mizinha). 

Seguindo a tablatura, repare que a corda é tocada solta entre as casas que devem ser pressionadas. A princípio, toque apenas as casas pressionadas no tempo da música.

Depois que você tiver dominado esse ritmo, acrescente as cordas soltas com a palhetada alternada, tocando em um andamento mais lento. Novamente, use o metrônomo para te guiar. 

As duas sequências de acorde dela são feitas com power chords. No entanto, tome cuidado com os acordes de passagem no verso. Ouça a música atentamente para assimilar bem o tempo!

Wasting Love

O solo inicial de Wasting Love também é fácil de tocar. Você só precisa dominar as técnicas de bend, hammer on e pull off. Além disso, o riff antes do solo deve ser tocado com palm muting.

O dedilhado do verso usa os acordes Em9, C9, Am7 e D11/A. Assim, ele é tranquilo, pois tem muitas cordas soltas. De maneira idêntica, o interlúdio tem um dedilhado com os acordes D4, C e Em7, que também usam cordas soltas. 

Flight Of Icarus

Flight Of Icarus é uma das muitas músicas do Iron Maiden que você precisa tocar os acordes fazendo a batida cavalgada.

Ela consiste em fazer três toques por batida com palm muting. O primeiro e o terceiro para baixo e o segundo para cima. Dessa maneira, toque esse ritmo na introdução.

No Prayer For The Dying

Outra canção com solo inicial recomendado para iniciantes, No Prayer For The Dying figura entre as músicas do Iron Maiden que não usam somente power chords. Dessa forma, o verso é tocado com os acordes Em, D, Bm e C, sendo que o Bm possui pestana.

No refrão, a sequência de acordes é E5 – D5 – B5 – C5. Ademais, o solinho do refrão também é indicado para iniciantes. A princípio, toque em andamento mais lento, com metrônomo, até você conseguir fazê-lo com a música.

The Writing On The Wall

Para tocar The Writing On The Wall é preciso usar a afinação drop D. Ou seja, baixe a sexta corda (mizona) para Ré.

A música tem quatro riffs. Dois na introdução, um no verso e outro entre o primeiro e o segundo solo de guitarra. Todos são fáceis de tocar.

Porém, você pode executá-los em um andamento mais lento até pegar o jeito. No entanto, todos eles abusam de hammer on e pull off. Confira na nossa videoaula:

Dance Of Death

Dance Of Death é mais uma entre as músicas do Iron Maiden com um solo inicial super fácil de tocar.

O verso se divide em três partes. Na primeira, tem um dedilhado que usa power chords de dois dedos, nas cordas 4 e 5. Na segunda, é só tocar a mesma sequência de acordes palhetando para baixo com palm muting.

Por fim, toque a mesma sequência de acordes fazendo dois toques em cada um deles. Sendo assim, ela não tem muito segredo, é só seguir a tablatura.

Agora que você já sabe como tocar as melhores músicas do Iron Maiden, que tal compartilhar este artigo com seus amigos?

Assim, mais pessoas vão aprender e se divertir tocando esses hinos do heavy metal!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK