8 músicas pop para tocar no violão
Aumente o seu repertório com o melhor da música pop nacional e internacional!
As músicas pop são excelentes meios de praticar e desenvolver habilidades musicais. Esse gênero, além de versátil e divertido, também carrega boas fontes de conhecimento. Por isso, você verá as melhores dicas para tocar músicas pop no violão!
Então já afine seu instrumento e venha com a gente aprender e ficar por dentro dos hits da música pop nacional e internacional!
Aprenda 8 músicas pop para tocar no violão e aumente seu repertório
Chegou a hora de conhecer as cifras de músicas atuais para tocar no violão! Listamos algumas canções mais simples e outras mais complexas, veja quais são elas:
- Perfect
- Chico
- Beautiful Things
- You Belong With Me
E muito mais!
1. Perfect — Ed Sheeran
Perfect é uma boa oportunidade para praticar dedilhados! Aqui temos 2 padrões: um que será tocado nas estrofes, e outro no refrão. Além disso, antes do último refrão, ainda temos um solo, que exigirá as técnicas de slide e hammer on.
A música é composta por 6 acordes, bem tranquilos, e sem nenhuma pestana! Assista a vídeo aula a seguir e aproveite para tirar dúvidas e praticar junto do instrutor:
Mas, se você prefere tocar com batidas e não os dedilhados, confira as cifras e a vídeo aula da versão simplificada de Perfect!
2. Chico — Luísa Sonza
A tonalidade de Chico é Ab, portanto os acordes bemóis são predominantes e podem não ser tão familiares para iniciantes. Por isso, cuidado para não acabar confundindo a nomenclatura dos shapes, que são 6 no total.
O ritmo é feito tocando os baixos com o polegar e puxando as cordas com os dedos indicador, médio e anelar, bem característico da bossa nova. O padrão é o mesmo do começo ao fim. Acompanhe as cifras para saber os momentos exatos das transições de acordes, que são dinâmicos.
Caso encontre dificuldades com os acordes, posicione o capotraste na primeira casa, e acompanhe a versão simplificada de Chico!
3. Beautiful Things — Benson Boone
Em Beautiful Things, você deve prestar atenção nos momentos em que acontecem as variações da levada e nas pausas no refrão. A música começa com um dedilhado, em seguida toques apenas para baixo, e depois entram as batidas.
Os acordes são 7 no total, a maioria pestanas. Caso prefira, utilize a ferramenta de variar acordes para facilitar as transições entre os shapes.
Se você ainda não tem tanta prática com pestanas, coloque o capotraste na terceira casa e toque as cifras simplificadas de Beautiful Things! Essa versão não tem nenhuma pestana e conta com 5 acordes bem tranquilos.
4. You Belong With Me — Taylor Swift
Antes de tocar You Belong With Me, lembre-se de posicionar o capotraste na quarta casa para subir 2 tons. Se você está buscando músicas com acordes fáceis de violão, essa é uma boa pedida. O número total de acordes é igual a 4, são eles: A, D, Em e G.
Na introdução e após o primeiro refrão temos um riff. Suas notas estão nas cordas G e D, e é importante praticar a técnica de slide. A levada pode ser tocada com toques para baixo durante toda canção.
5. Meu Abrigo — Melim
A introdução de Meu Abrigo é acompanhada de um dedilhado. O mesmo padrão segue até o pré-refrão, puxando as cordas e fazendo toques abafados, conforme a tablatura. As batidas entram no refrão e seguem até o final, com variações.
Nessa canção, todos os acordes estão em forma de pestana para facilitar a execução da levada. Deste modo, essa é uma excelente oportunidade para praticar e desenvolver a resistência da mão esquerda (ou direita, para canhotos).
Se você quiser tocar de forma mais direta, com apenas uma levada do começo ao fim e sem tantas pestanas, acesse a versão simplificada de Meu Abrigo!
6. Shallow — Lady Gaga (feat. Bradley Cooper)
A introdução e toda a primeira parte de Shallow são acompanhadas por um dedilhado. Na segunda parte da música entram os toques para baixo. Como nessa canção há diversas variações, é importante estudar cada parte com calma para notar os detalhes.
O número total de acordes é igual a 9, com uma pestana dentre eles, na segunda casa. Para tocar de forma mais direta, com menos acordes e sem dedilhado, experimente a versão simplificada de Shallow!
7. Your Song — Elton John
Antes de começar a tocar Your Song, coloque o capotraste na terceira casa para subir um tom e meio. A música conta com variações no ritmo, como: dedilhado, toques apenas para baixo e batidas alternadas. Por isso, separe e pratique uma estrofe por vez.
Outro diferencial aqui são os acordes que podem ser montados utilizando o polegar: F7M e Dm/F. Inclusive, essa canção é uma ótima forma de ampliar seu repertório de acordes, que são 19 ao todo.
Se você quiser tocar sem o dedilhado, com apenas um ritmo e 9 acordes, confira a versão simplificada de Your Song!
8. Watermelon Sugar — Harry Styles
Para tocar Watermelon Sugar, você precisa saber apenas 4 acordes. Além disso, do início ao fim da música, ficamos repetindo a seguinte progressão: Dm – Am – C – G.
Os acordes podem ser montados em suas formas mais habituais ou com pestanas, use a ferramenta de variação como preferir.
A levada é a mesma durante toda canção, então é só praticar as transições! Acompanhe a vídeo aula e pratique junto do instrutor!
Aumente seu repertório de músicas para tocar no barzinho
Agora que você está por dentro das músicas pop que são tendência, confira também músicas para tocar no barzinho e arrase em suas apresentações. Amplie e diversifique seu repertório e seus conhecimentos com novas técnicas, ritmos e acordes! Vamos nessa? Bons estudos, e até a próxima!
Ana Julia Santos
Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.