Cifra Club

Música e tecnologia: 5 apps que todo músico deve ter no celular

Músico toca violão e visualiza cifras por meio de um aplicativo para smartphone

Músicos do século XXI têm o aprendizado na ponta dos dedos (Foto/Pexels)

Se você quer ser músico e/ou deseja aprimorar alguns fundamentos que vão elevar o seu nível técnico, a tecnologia tem ótimas ferramentas para te oferecer. Graças aos recursos de vários aplicativos, a evolução de cada dia está disponível para smartphones e tablets.

Já que é assim que a banda toca, o texto de hoje lista 5 apps que todo músico precisa ter no celular, ou seja, o nosso papo será sobre aplicativos que devemos ter na ponta dos dedos. Vai por mim: são recursos perfeitos para você não dar derrapadas na hora que for fazer seu som.

Bateu aquela vontade de alinhar música e tecnologia? Então, dá uma olhada aí na memória do seu smartphone, prepare seu instrumento musical e confira o conteúdo deste post 🙂

1. Ouvido Perfeito

Trata-se de um app que proporciona um treinamento auditivo de muita qualidade. Ele ajuda a detectar a progressão de acordes, afinação de seu instrumento e a fazer ritmos.

Ouvido Perfeito, app que ajuda a melhorar a percepção musical

Ouvido Perfeito: sua audição nunca mais será a mesma (Imagem/internet)

Entre outras funcionalidades, o Ouvido Perfeito inclui exercícios de escalas, artigos de teoria musical e até treinamento de canto nas notas.

  • Disponível para: Android
  • É de grátis? Sim, mas tem como de fazer compras no app
  • Idioma: Português

2. 7 Minute Vocal WarmUp

Eis um app ideal para vocalistas, cantores de chuveiro e locutores [de rádio ou de lojas]. O 7 Minute Vocal WarmUp foi projetado para direcionar a prática de exercícios vocais rápidos e que podem ser feitos em qualquer lugar, a qualquer hora e, principalmente, sem o uso de instrumentos musicais. O usuário só precisa seguir o guia na tela. 

7 Minute Vocal WarmUp, o app ideal para treinos de vocalistas e locutores

7 Minute Vocal WarmUp (Imagem/internet)

A versão mais recente do aplicativo inclui exercícios de respiração e de aquecimento. Os exercícios de aquecimento são projetados pelo músico e treinador vocal Aziz Indra, profissional que tem mais de 15 anos de experiência como professor de música.

  • Disponível para: Android e iOS
  • É de grátis? Sim, mas a versão paga inclui mais recursos
  • Idioma: Inglês

3. Vivace: Learn to Read Music

Quer aprender a ler partituras? Se a resposta for “sim”, fique sabendo que o Vivace é o aplicativo ideal para você. O app inclui as cinco claves mais populares, tutoriais, passo a passo e muito mais. 

Vivace é um aplicativo indicado para aprender teoria musical

Vivace é o app que vai te ensinar a ler música (Imagem/internet)

Você também pode usar um modo de treino e praticar o que aprendeu.

  • Disponível para: Android
  • É de grátis? Sim, mas tem como de fazer compras no app
  • Idioma: Inglês

4. Real Drum

Indicado para bateristas profissionais ou para quem está começando, este app permite que o usuário pratique algumas músicas mesmo sem ter o instrumento em casa. Além do mais, o aplicativo é útil para quem mora em um apartamento e não pode tocar bateria para não incomodar a vizinhança.

Real Drum, o aplicativo mais completo para bateristas

Real Drum é o app perfeito para bateristas (Imagem/internet)

O Real Drum só não é mais “real” porque não tem como o usuário usar baquetas na tela do smartphone ou tablet, ou seja, é preciso tocar com os dedos. Fora isso, dá até para gravar performances!

  • Disponível para: Android e iOS
  • É de grátis? Sim, mas tem como de fazer compras no app
  • Idioma: Português

5. Music Theory Helper

Este app dá um help para quem quer estudar música, mas não tem muito tempo disponível. Entre outras ferramentas, ele permite ouvir o som de diversos acordes, sequências rítmicas e escalas musicais. O mais bacana: funciona offline.

Music Theory Helper ajuda a aprimorar a percepção musical do usuário

Music Theory Helper é exemplo de praticidade (Imagem/internet)

Apesar de não apostar em exercícios complexos, o Music Theory Helper ajuda a aprimorar a percepção musical do usuário. Além do mais, o aplicativo apresenta conteúdos importantes de notação musical e círculo de quintas.

  • Disponível para: Android 
  • É de grátis? Sim
  • Idioma: Inglês

Aplicativos feitos pelo Cifra Club

E se você curtiu os apps indicados acima, meu amigo e minha amiga, saiba que nossa conversa tecnológica ainda não acabou. Você sabia que o Cifra Club disponibiliza uma porção de aplicativos? De afinador a jogo, é possível aprender música de forma didática e divertida.

Agora, é contigo! Que tal contar pra gente, nos comentários, quais são seus brinquedinhos favoritos para lidar fazer música!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK