Cifras simplificadas de Djavan para aprender no violão
Quer aprender a tocar as músicas de Djavan de um jeito fácil? Confira as cifras simplificadas dos sucessos do cantor!
Hoje você vai aprender como tocar as músicas mais conhecidas do mestre Djavan! É fato que executar as obras do cantor não é uma tarefa muito fácil, ainda mais para quem está iniciando os estudos no violão. Mas, pensando nisso, separamos as melhores cifras simplificadas de Djavan para você aprender sem dificuldades!

Para homenagear esse artista histórico, dono de um imenso legado para a música brasileira, você vai poder tocar seus grandes sucessos de um jeito muito mais fácil. Portanto, pegue seu violão e se prepare para aprimorar suas técnicas no violão!
12 músicas simplificadas de Djavan para tocar agora
Como já foi dito, as músicas de Djavan são um pouco mais complexas no que se refere a acordes, batidas e técnicas. Mas, para que todos consigam tocar, separamos dicas primordiais das versões simplificadas de suas canções. Confira as cifras simplificadas de Djavan que você vai aprender aqui hoje:
- Boa Noite
- Pétala
- Lilás
- Meu Bem Querer
- Nem Um Dia
- Sina
- Um Amor Puro
- Samurai
- Flor de Lis
- Se
- Oceano
- Eu Te Devoro
1. Boa Noite
Para tocar Boa Noite, você precisa de 6 acordes. Dentre eles, 4 possuem sétima, e 3 são feitos com pestana (Bb7, G7 e Gm). A batida segue a mesma do início ao fim. Ademais, toque enquanto escuta a canção para se habituar com o ritmo.
2. Pétala
Para você que ainda está se acostumando com as pestanas, Pétala possui apenas um shape com essa forma (C#m). Outro acorde que pode trazer certa dificuldade é o Ebm, mas, com bastante treino, você logo estará tirando de letra! Aqui é essencial prestar atenção na duração em cada acorde. Para isso, acompanhe a cifra para não se perder nas mudanças de um para outro.
3. Lilás
A levada de Lilás é a mesma a música inteira. O diferencial é que, em alguns momentos, o ritmo é tocado duas vezes em cada acorde, enquanto em outros é apenas uma vez. O shape de A/B aparece somente no final do pré-refrão, quando é tocado só uma vez para baixo. Ao todo, a música possui 10 acordes, sendo 2 com pestana. Para saber mais sobre essa cifra simplificada de Djavan, confira a videoaula a seguir:
4. Meu Bem Querer
Em Meu Bem Querer, também é usado somente um ritmo do início ao fim. Nesse caso, faça alguns toques com as cordas abafadas. Quanto aos acordes, temos 11 no total e 3 possuem pestana. Note que dois pares de shapes possuem formas iguais, mas estão em casas diferentes (Bm7 – C#m7 e Eº – Fº). Assista à videoaula abaixo para mais detalhes:
5. Nem Um Dia
Nem Um Dia conta com 9 acordes. Repare que a música segue uma sequência de acordes na primeira parte e outra no refrão. Treine bastante a batida com essas diferentes progressões e, assim, logo estará tocando sem dificuldades essa cifra simplificada de Djavan!
6. Sina
Para tocar Sina, você vai precisar puxar as cordas para fazer a levada. Essa técnica será usada na música toda, e o que irá variar é apenas o bordão (nota mais grave) de cada shape. Aqui os acordes possuem dificuldade um pouco mais elevada, mas nada que algumas repetições e estudo não resolvam! Veja nossa videoaula para mais dicas:
Se você quer aprender ainda mais sobre técnicas básicas, batidas e repertório, conheça o curso de violão do Cifra Club Academy! Com a nossa plataforma de ensino musical online, você garante um aprendizado focado no seu desenvolvimento.
7. Um Amor Puro
Um Amor Puro é uma ótima oportunidade para ampliar seu repertório de acordes. Isso porque são 18 shapes no total! Com isso, busque separar a canção em partes para visualizar melhor quais sequências se repetem e suas particularidades. A batida segue um padrão, mas é preciso prestar atenção nas transições de um acorde para outro.
8. Samurai
A batida de Samurai consiste no padrão 1 toque para cima e 3 para baixo. Essa levada será usada na música inteira! Treine bastante esse ritmo, assim como as trocas de acordes (são 9 no total). Para saber mais detalhes de cada parte, é só conferir a videoaula abaixo:
9. Flor de Lis
Para tocar Flor de Lis, é necessário exercitar sua técnica no ritmo de samba. Aliás, a seguir você pode conferir um vídeo especial sobre batidas de samba e suas variações:
Ao todo, a música tem 16 acordes. Alguns são mais fáceis, como Am e C, e outros mais complexos, como Bm7(5-) e F#º. Além disso, há 5 pestanas: Bb, Bb7, Fm, G7 e Gm. Estude com calma e treine cada parte separadamente para facilitar seu aprendizado:
10. Se
Um ponto importante para tocar Se são as passagens, que aparecem no final da primeira parte e no pré-refrão. Treine essas partes com cuidado, para não ser pego de surpresa e perder o tempo da música. Aqui há 11 acordes, e o ritmo é o mesmo do início ao fim.
11. Oceano
Oceano possui 16 acordes. Entre eles, há shapes mais fáceis e outros que exigem um pouco mais. Atente-se ao tempo em cada acorde, pois em alguns momentos ele será dividido. O ritmo é um só, e é válido tentar tocar enquanto ouve a música para se habituar com a levada.
12. Eu Te Devoro
Na versão simplificada de Eu Te Devoro, as batidas seguem um padrão até o final. Na maior parte do tempo, o ritmo será tocado uma vez em cada shape, mas há variações. Além disso, 4 dos 9 acordes têm pestana. Para saber mais, confira a videoaula a seguir:
Então, curtiu aprender as cifras simplificadas de Djavan? Certamente, deu pra conhecer novos acordes, ritmos e técnicas. Se você sente que deu mais um passo na sua jornada musical, aprenda agora como tocar as músicas de Djavan nas versões completas!
Ademais, para continuar evoluindo nas seis cordas, acesse o curso de violão do Cifra Club Academy e amplie ainda mais seu repertório! É sua chance de aprender sem sair de casa, por um preço acessível e com um método de ensino pensado no seu desenvolvimento musical.
Ana Julia Santos
Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.