Cifra Club

20 músicas com 4 acordes para tocar no violão

Aumente seu repertório nas seis cordas com uma sugestão de repertório de músicas fáceis com poucos acordes!

Tocar violão é uma jornada emocionante e gratificante, mas muitos iniciantes podem sentir-se sobrecarregados pela variedade e complexidade dos acordes das músicas. Pensando em você que está aprendendo as primeiras músicas no instrumento, elaboramos esta lista focada em músicas com 4 acordes para tirar no violão!

Violonista tocando o acorde Dó maior
Com poucos acordes já é possível tocar várias músicas de sucesso no violão (Foto: Reprodução/Freepik)

Dessa forma, apresentaremos um vasto repertório de músicas populares que permitirá que você avance seus estudos de violão tocando suas canções favoritas em pouco tempo. Então, prepare-se para mergulhar no universo dos 4 acordes!

Músicas fáceis no violão

Saca só um spoiler da nossa lista de hoje:

  • Que Sorte A Nossa
  • À Sua Maneira
  • Ousado Amor
  • Shape Of You
  • Medo Bobo
  • Gostava Tanto De Você
  • Despacito

Este artigo conta com várias cifras fáceis, com acordes simples. Mas também separamos algumas músicas que precisam de um domínio técnico maior, o que vai te ajudar a ter um repertório amplo e desenvolver habilidades no instrumento.

1. Fada – Victor e Leo

Além dos básicos acordes G, Em, D e C, Fada possui um solo que utiliza diferentes técnicas (como slides e notas tocadas em terças) e explora boa parte do braço do violão. Além disso, a cifra exige um capotraste na segunda casa.

2. À Sua Maneira – Capital Inicial

À Sua Maneira é uma boa música para quem gosta de solos de guitarra que funcionam tanto no violão quanto na guitarra. É um solo que oferece uma série de técnicas diferentes (como ligados e slides) e explora diferentes regiões do braço do violão. Além disso, é bem acessível para iniciantes, em termos de dificuldade. Os acordes da música são: Bm (com pestana), G5 (que não é nada mais do que uma simples variação do básico Sol maior), D e A.

3. Tocando Em Frente – Almir Sater

Tocando em Frente funciona muito bem em dupla. A oportunidade de tocar com mais uma pessoa é excelente para desenvolver sua capacidade de ouvir o outro. 3 dos 4 acordes (C, Dm, F9 e G) são simples, assim como as mudanças entre eles. Porém, o shape do F9 exige elasticidade dos dedos, sendo um grande desafio para iniciantes.

4. Gostava Tanto De Você – Tim Maia

Gostava Tanto de Você é um ótimo exercício para ambas as mãos. Para a mão esquerda (considerando a orientação de destros), é uma oportunidade para treinar pestanas, já que 3 dos seus acordes possuem esse fundamento. São deles: E7(4/9), Bm7 e C#m7 (além desses, a cifra inclui o shape de A7M, sem pestana)Lembre-se de relaxar a mão e pressionar apenas o necessário. Para a mão direita, é uma boa oportunidade de aprender uma levada com mais swing.

5. Ousado Amor – Isaías Saad

Ousado Amor é uma ótima música para quem vai pegar seu primeiro solo no violão. Apesar de ser simples, o trecho é muito efetivo e bom para treinar palhetada alternada. Inclusive, você pode usá-lo como exercício para tocar com ritmos diferentes. Além disso, coloque o capotraste na segunda casa para a execução dos 4 acordes (C#m, B4, A9 e E).

6. Que Sorte A Nossa – Matheus e Kauan

Que Sorte a Nossa tem 4 acordes fáceis. Há somente o C9 com pestana, e, além desse, 2 shapes possuem extensões: D9 e Em7. Por fim, o último acorde da cifra é o básico G. Tudo isso acompanhado de uma tradicional batida de sertanejo.

7. Pra Dizer Adeus – Titãs

Sucesso dos Titãs, Pra Dizer Adeus é uma música fácil e conhecida por todos. Os acordes são B7, C, D e G, todos bem simples e sem pestana. Ainda há uma transição interessante para o refrão, que pode servir como um bom exercício de dedilhado.

8. Shape Of You – Ed Sheeran

Shape Of You é boa para aprender a cantar e tocar ao mesmo tempo com um acompanhamento mais elaborado. Aproveitando que é uma música com 4 acordes, o ideal é separar primeiro o padrão da mão direita e depois adicionar, bem lentamente, os movimentos da mão esquerda.

9. Balada (Tchê Tchê Rere) – Gusttavo Lima

Com 4 acordes simples (A, Bm, G e D), Balada tem como grande desafio a sua batida, que possui efeitos percussivos, variações e intervenções no contratempo, de forma fluente. Para completar, a música é tocada em um andamento rápido. Por isso, use um metrônomo para treinar, começando de forma mais devagar e aumentando a velocidade aos poucos, até acertar o ritmo com precisão.

10. Last Kiss – Pearl Jam

Mais uma boa para quem está começando no violão que todos conhecem é Last Kiss. A dica é praticar bem as mudanças de acordes, analisar bem onde há dedos em comum entre os acordes e sincronizar bem com a batida.

Quer aprender muito mais músicas no violão, assim como aprimorar técnicas e batidas no instrumento? Venha para o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Aquieta Minh’alma – Ministério Zoe

Aquieta Minha’alma é uma música que oferece uma variação muito interessante de batidas, sendo ótima para desenvolver a mão direita. Os acordes podem parecer difíceis pelo nome (A9, D9, E e F#m11/C#), mas são shapes simples e que utilizam cordas soltas. Assim, você pode focar na mão rítmica. 

12. Ai Se Eu Te Pego – Michel Teló

Ai Se Eu Te Pego, além de grande hit internacional de Michel Teló, é uma ótima música para treinar pestanas e variações de batida sertaneja em um andamento moderado. Aproveite os toques percussivos com a mão direita para garantir que sua mão esquerda está relaxada ao montar as pestanas.

13. Knockin’ On Heaven’s Door – Guns N’ Roses

De todas as músicas com 4 acordes desta lista, Knockin’ On Heavens Door é uma das mais simples. Os acordes são básicos (Am7, C, D e G), mas atente-se à duração da batida em cada shape. Para isso, acompanhe a cifra da canção enquanto toca.

14. Medo Bobo – Maiara e Maraísa

Medo Bobo, além de seus 4 acordes (C/G, Em7, D9 e G), possui uma interessante introdução no piano, que pode ser adaptada para o violão com um dedilhado. Ademais, coloque o capotraste na segunda casa para a execução dos acordes.

15. Radioactive – Imagine Dragons

Para tocar Radioactive, lembre-se sempre de manter o pulso relaxado, buscando se concentrar na sincronia entre as duas mãos. Para isso, cuidado para não acelerar o ralentar demais o ritmo da canção. Ademais, a tablatura da introdução da canção não é das mais complexas, sendo uma boa oportunidade para iniciantes começarem a praticar solos.

16. O Que É Que Tem – Jorge e Mateus

Essa é uma música ideal para quem está dando seus primeiros passos no instrumento. Os acordes de O Que É Que Tem são bem simples, sem nenhuma pestana: Am, C, D e G. Portanto, aproveite a facilidade na montagem dos shapes para preparar bem as mudanças de um para outro.

17. American Idiot – Green Day

Apesar de ser uma música tocada na guitarra, American Idiot funciona muito bem no violão. Ela tem uma variedade de levadas interessantes, além de ser tocada com power chords. Dessa forma, os shapes da cifra possuem a mesma fôrma (A5E5 e G5D5). Por fim, essa música é tocada, originalmente, meio tom abaixo, mas você também tocá-la na afinação padrão.

18. You’re Beautiful – James Blunt

You’re Beautiful é uma música que demanda um pouco mais de domínio de pestanas, pois todos os seus acordes (Eb, Bb, Cm e Ab) fazem uso desse fundamento. Em contrapartida, o andamento da canção não é dos mais rápidos, facilitando um pouco a execução.

19. Despacito – Luis Fonsi e Daddy Yankee

Despacito conta com a progressão BmGDA ao longo de toda a música. Memorize os padrões dos arpejos e, nas partes mais rápidas, cuidado para não perder a sincronia entre as mãos. Se você toca com palheta, pode se beneficiar da técnica de sweep picking nesses trechos.

20. Santo Espírito – Laura Souguellis

Utilizando o capotraste na segunda casa, Santo Espírito, oferece um solo um pouco mais elaborado, já adicionando mais notas e técnicas como ligados e slides. Os 4 acordes da cifra são de nível de dificuldade intermediária, pois contam com notas distantes umas das outras e não são muito usuais, sobretudo para iniciantes. São eles: D9, G5(7M), Em7 e D/F#.

Gostou do conteúdo e quer aprofundar seu conhecimento sobre acordes, batidas e violão em geral? O Cifra Club Academy te oferece a oportunidade de fazer isso, com aulas teóricas e práticas 100% online, para você quando e onde quiser. Tudo isso guiado pelos melhores instrutores de música e por um preço acessível!

No curso de violão, você aprenderá desde o básico, sobre as partes do instrumento, leitura de cifras e montagem acordes, até leitura de tablatura e técnicas no instrumento. É um aprendizado completo!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Marco Teruel

Marco Teruel

Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK