Cifra Club

20 melhores músicas com capotraste para tocar no violão

Quer explorar novas sonoridades no violão? Então, confira uma lista com as melhores músicas com capotraste para você aprender e aumentar o seu repertório!

Se você é um músico iniciante ou experiente, deve saber que o violão é um universo onde se tem muito a explorar. E um acessório que pode te ajudar a expandir ainda mais a sua sonoridade é o capotraste. Por isso, separamos as melhores músicas com capotraste para você tocar e aumentar o seu repertório!

Mulher tocando violão com capotraste
O capotraste é uma ferramenta que pode te ajudar a encontrar novas sonoridades no instrumento (Foto: Reprodução/Freepik)

O capotraste é um acessório simples, mas poderoso. Ele permite alterar a afinação do violão sem precisar mexer na afinação das cordas. Dessa forma, funciona pressionando as cordas do instrumento em diferentes trastes, alcançando uma tonalidade mais alta (aguda). Assim, possibilita que acordes com formações diferentes sejam tocados.

Neste artigo, vamos apresentar dicas facilitadoras para tocar 20 músicas populares com capotraste no violão – tem sertanejo, rock, gospel e muito mais! Se você já sabe tocar, mas ainda não utiliza um dos acessórios para violão mais importantes, este é o momento de explorar novas possibilidades musicais.

Quais as melhores músicas para tocar com capotraste?

Então, prepare seu violão e seu capotraste, e vamos começar a explorar novas sonoridades juntos! Confira algumas canções que selecionamos para você aprender:

  • Só Os Loucos Sabem
  • I’m Yours
  • A Casa É Sua
  • O Sol
  • Medo Bobo
  • Fico Assim Sem Você
  • The Scientist
  • Te Esperando
  • Pescador de Ilusões

1. Só Os Loucos Sabem – Charlie Brown Jr.

Em Só Os Loucos Sabem, o capotraste vai na 3ª casa. O riff da música, que vem logo na introdução, é uma das partes mais marcantes. Ademais, são 10 acordes no total, incluindo 2 pestanas. Lembre-se que há algumas palhetadas nessa parte da música que são abafadas. Confira a videoaula para soar como na execução original:

2. Trem-Bala – Ana Vilela

Para tocar Trem-Bala, primeiramente coloque o capotraste na 2ª casa do braço do violão. Você só vai precisar de 3 acordes para tocar essa música. Além disso, atente-se para o refrão. Nessa hora, a sequência de palhetadas vai ser a seguinte: ↓↑↑ ↓↑↑ ↓↓↑. Fique ligado, pois alguns dos acordes se repetem mais de uma vez nessa sequência.


3. Ousado Amor – Isaías Saad

Além do capotraste na 2ª casa do braço do violão, a música Ousado Amor tem outros elementos importantes. Entre eles, o solo, que se repete quatro vezes na música. Ele é bem simples de fazer e você vai usar apenas as três primeiras cordas do violão na hora de executar. Por fim, essa cifra tem apenas 4 acordes.

4. I’m Yours – Jason Mraz

Para tocar I’m Yours, não se esqueça de colocar o capotraste na 2ª casa. Depois, para a primeira parte do ritmo, faça uma batida mais swingada, inspirada na batida de reggae. Na primeira palhetada para baixo, toque apenas as cordas mais graves. Na segunda, somente as mais agudas. Dos 6 acordes da canção, o D#5- é o único que vai te exigir mais um pouco.

5. Wonderwall – Oasis

Uma das músicas mais tocadas no mundo todo, Wonderwall exige o capotraste na 2ª casa do braço do violão. Se ligue no ritmo da introdução, onde você deve fazer a seguinte sequência de palhetadas: ↓↓↓ ↑ ↓↑↓↓↓↑. Ademais, a música possui 7 acordes e um dedilhado antes do pré-refrão, que conta com as técnicas de hammer on e pull off.

6. A Casa É Sua – Casa Worship

Na hora de tocar A Casa É Sua, o capotraste deve ficar na 1ª casa do braço do violão. Essa música tem alguns acordes menos usuais entre seus 9 acordes, como o C/G. Nesse shape, você vai precisar de bastante elasticidade nos dedos, mas nada que um pouco de treino não resolva.

7. O Segundo Sol – Cássia Eller

Grande sucesso de Cássia Eller, O Segundo Sol usa o capotraste na 3ª casa. Para tocar o ritmo da primeira parte, você fará essa sequência: ↓↓↓↑↓↑↑↓↑↓↑↓↑. Atente-se às mudanças entre os 9 acordes da cifra, que variam no decorrer da música. Outro ponto importante são os riffs, que incluem as técnicas de slide, hammer on e pull off.

8. O Sol – Vitor Kley

Depois de colocar o capotraste na 2ª casa do braço do violão, você já estará pronto para começar a tocar O Sol. A música conta com 12 acordes – entre eles, shapes que fogem dos mais básicos, como D4(9)/A – e alguns dedilhados, que valorizam a execução de pull off.

9. Medo Bobo – Maiara e Maraisa

A primeira coisa a ser feita na hora de tocar Medo Bobo é colocar o capotraste na 2ª casa do braço do violão. Na primeira parte da música, você não vai fazer nenhum ritmo: basta dar um toque em cada acorde e deixá-los soarem. Aliás, são apenas 4 acordes na canção inteira, sendo que o shape de C/G pode te dar um pouquinho mais de trabalho.

10. Fada – Victor e Leo

Além de 4 acordes bem simples (G, Em, D e C), a música Fada usa o capotraste na 2ª casa do braço do violão. O ritmo dessa canção, porém, vai exigir um pouco de técnica. Nesse sentido, você vai tocar a corda mais grave de cada acorde com o dedão. Em seguida, toque as três últimas cordas para cima, para baixo e para cima novamente.

Curtindo aprender essas músicas para tocar com capotraste? Se você tem interesse em continuar evoluindo nas seis cordas, conheça o curso de violão do Cifra Club Academy! Com a nossa plataforma, você vai turbinar seus estudos musicais e se tornar mestre no instrumento!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Fico Assim Sem Você – Adriana Calcanhotto

Embora a maioria dos 8 acordes em Fico Assim Sem Você seja bem simples, alguns shapes precisam de mais atenção. É o caso de B7 e . Atente-se também às mudanças de acordes, já que elas são feitas rapidamente. Por fim, o capotraste deve ficar na 1ª casa.

12. Aonde Quer Que Eu Vá – Paralamas do Sucesso

Para tocar corretamente Aonde Quer Que Eu Vá, coloque o capotraste na 5ª casa do braço do violão. Além dos 11 acordes da música, nossa dica vai para os riffs. Eles são uma ótima oportunidade para praticar tanto hammer on quanto pull off.

13. The Scientist – Coldplay

Ideal para ser tocada numa roda de amigos, The Scientist usa o capotraste na 1ª casa do violão. Para o dedilhado do começo da canção, você deve tocar a corda mais grave primeiro. Em seguida, toque as demais cordas todas juntas. Os 9 acordes da cifra incluem shapes mais difíceis, como B11/D#, E6 e E7M(9).

14. Santo Espírito – Laura Souguellis

O primeiro passo para tocar Santo Espírito é colocar o capotraste na 2ª casa do violão. A música já começa pelo refrão. Portanto, é importante saber o ritmo dessa parte. As palhetadas devem ser feitas da seguinte forma: ↓↑↓↑↓ ↑↓ ↓↑↓↑.  Além disso, a faixa só tem 4 acordes – apesar de serem poucas formações, os shapes não são tão usuais e podem exigir um pouco mais dos iniciantes.

15. Sutilmente – Skank

Inicialmente, coloque o capotraste na 4ª casa do violão. Depois, para tocar Sutilmente, é preciso de treino e paciência para memorizar todas as progressões. Isso porque são 10 acordes no total. Lembrando que a sequência do ritmo da introdução é a seguinte: ↓↓↓↓↑↑↑↑↓↑.

16. Domingo de Manhã – Marcos e Belutti

Com apenas 4 acordes, Domingo de Manhã é ótima para quem está começando. Um desses acordes, porém, vai precisar de um pouco mais de atenção. Esse é o caso do shape de F7M/C. Pelo menos, a sequência de acordes quase sempre vai ser C – Dm – F7M/C – C. O G é usado somente no refrão e como acorde de passagem.

17. Te Esperando – Luan Santana

Te Esperando tem apenas 3 acordes (G, C9 e Cm). Você vai esbarrar com as técnicas de slide, hammer on e pull off pelos três solos da música. Por último, o capotraste deve ir na 3ª casa.

18. Trevo (Tu) – Anavitória

Trevo (Tu) tem 6 acordes super simples e um dedilhado logo na primeira parte. Para executá-lo, você deve tocar primeiro a corda mais grave do acorde com o dedão. Depois, toque juntas as cordas 3 e 4. Em relação ao capotraste, coloque o acessório na 3ª casa do violão.

19. Pescador de Ilusões – O Rappa

Comece colocando o capotraste na 1ª casa do braço do violão. Depois, para tocar Pescador de Ilusões, você vai precisar de apenas 3 acordes básicos: Am, G e C – sendo que o último vai entrar apenas no refrão. Tome cuidado para não se perder no ritmo da música. No mais, é só chamar o pessoal e cantar junto!

20. A Thousand Years – Christina Perri

Na música A Thousand Years, o capotraste tem que ser posicionado na 3ª casa do braço do violão. Feito isso, nossa dica é sobre a batida que vem logo depois do dedilhado da introdução. A ordem e o sentido das palhetadas deve ser assim: ↓↓↑↓↑. Quando tocar para baixo, use os dedos indicador, médio e anelar. Já para cima, o polegar.

Agora que você já conheceu nossa lista de músicas para tocar com capotraste, que tal impulsionar seu aprendizado musical? Afinal, essa pode ser uma excelente oportunidade de investir em seu desenvolvimento como músico.

Para isso, confira o curso de violão do Cifra Club Academy e explore nossa plataforma de ensino de música online!

Com a ajuda de instrutores altamente capacitados, você pode aprimorar suas habilidades no instrumento e seguir uma metodologia especializada em acelerar seu progresso musical.

Com a assinatura do Cifra Club Academy, você garante:

  • Flexibilidade para assistir às aulas quando e onde quiser, desde que tenha acesso à internet;
  • Materiais de apoio adicionais para complementar seus estudos;
  • Lives exclusivas para esclarecer todas as suas dúvidas;
  • Canal exclusivo no Telegram para se manter atualizado e ter suas dúvidas respondidas;
  • Acesso ilimitado a todos os cursos da plataforma (são mais de 10!) com apenas uma assinatura;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro, com recursos incríveis!

Então, não perca mais tempo e impulsione seus estudos de violão!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK