Cifra Club

As principais técnicas utilizadas no violão sertanejo

Conheça e aprenda as principais técnicas de violão sertanejo e fique fera tocando este estilo musical nas seis cordas!

O violão é, de fato, um dos pilares da música sertaneja. Assim, a linguagem do instrumento neste histórico gênero musical é extremamente rica, apresentando diversas abordagens interessantes. Nesse sentido, hoje você vai conhecer as principais técnicas de violão sertanejo.

Músico tocando sertanejo no violão
O sertanejo tocado no violão apresenta técnicas características (Foto: Reprodução/Freepik)

Em outras palavras, vamos explicar as maneiras mais comuns de tocar sertanejo no violão: batida, dedilhado, frases, solos e timbres característicos do estilo. Além disso, vamos indicar músicas famosas para exemplificar os tipos de execução aqui apresentados.

Gostou da proposta deste artigo? Então, alongue os dedos, afine o seu instrumento e venha aprender as técnicas de violão sertanejo com a gente!

Como tocar música sertaneja no violão?

Em primeiro lugar, é importante frisar que há inúmeras formas de tocar sertanejo no violão, das mais simples às mais complexas. Aqui, vamos nos ater às principais, ok? Isso significa que, aprendendo as abordagens indicadas abaixo, você terá tudo para tocar os grandes sucessos deste estilo musical!

Uma vez que demos esse aviso, chegou o momento de conhecer as principais técnicas de violão sertanejo. Vamos lá?

1. Batidas

As famosas batidas sertanejas consistem nos ritmos executados pela mão direita (a esquerda, para os canhotos). Ou seja, é a levada que dá “movimento” aos acordes, gerando aquela sensação dançante tão característica do gênero.

Nesse sentido, as batidas podem ser feitas tanto com os dedos quanto com palheta. Ao mesmo tempo, possuem ataques para cima e para baixo, além de, muitas vezes, serem feitas com as cordas abafadas. Dessa maneira, fornecem um aspecto mais percussivo às levadas.

As batidas variam de música para música, mas há levadas básicas para cada vertente do violão sertanejo. Abaixo, um vídeo especial sobre as batidas sertanejas:

2. Dedilhados

Por sua vez, o dedilhado nada mais é do que tocar nota por nota de cada acorde. Em outras palavras, as cordas não são atacadas de uma vez só (como nas batidas), mas sim individualmente.

Dessa forma, essa técnica entrega uma sonoridade mais calma e introspectiva. Normalmente, os dedilhados são feitos sem palheta, com o polegar tocando os bordões (notas mais graves). Já as cordas primas (mais agudas), são tocadas pelos dedos indicador, médio e anelar.


A canção Dois Corações e Uma História, da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, é um ótimo exemplo de como o dedilhado é capaz de criar lindas atmosferas sonoras no sertanejo:

Curtindo aprender sobre as principais técnicas do violão sertanejo? Então, que tal dar uma conferida também no nosso e-book gratuito de introdução ao gênero musical nas seis cordas?

E-book de violão sertanejo do Cifra Club Academy

3. Frases

Seja nas batidas, seja nos dedilhados, as frases entre os acordes são outra técnica comum na música sertaneja. Atenção: não confunda as frases com os solos – falaremos sobre eles no próximo tópico, ok?

As frases consistem principalmente em passagens nos bordões – pequenos detalhes melódicos que enriquecem o arranjo. São curtas e bem colocadas, feitas justamente para dar um toque especial à harmonia das canções.

Para compreender melhor como são feitas as frases de violão na música sertaneja, ouça Madri, de Fernando & Sorocaba. Repare que, logo na introdução (1:12 da videoaula abaixo), a linha de violão apresenta algumas frases que chamam a atenção durante os acordes:

4. Solos

Os solos de violão são muito presentes na música sertaneja. Assim, o instrumento toma a frente do arranjo das composições, apresentando temas melódicos normalmente executados nas cordas mais agudas.

Nesse contexto, diversos hits sertanejos apresentam solos – ora na introdução, ora no meio da música. Às vezes, os trechos são simples e seguem a melodia vocal. Em outras ocasiões, os solos são mais complexos e intensos, podendo até ser improvisados.

Essa é uma abordagem que exige mais conhecimento e estudo, pois conta com a execução de várias técnicas de violão diferentes. Por exemplo:


A seguir, você pode conferir a nossa videoaula da faixa Sinônimos, de Chitãozinho & Xororó, que conta com solos de violão bem interessantes:

5. Timbre

Por fim, é inegável que o timbre do violão sertanejo é bem marcante e específico. Portanto, para se adequar ainda mais à linguagem do gênero, aqui estão algumas dicas especiais para você:

  • Opte por tocar com violões com cordas de aço (são o melhor tipo de violão para tocar sertanejo);
  • Se possível, utilize violões com cutaway, pois eles facilitam o acesso às últimas casas para solos;
  • Para obter um timbre brilhante, use sempre cordas novas;
  • Encordoamentos .011 e .012 caem muito bem para sertanejo;
  • Palhetas com espessura de 0.50 a 1.0mm são versáteis;
  • Tenha um capotraste sempre à mão;
  • Mantenha o violão devidamente regulado;
  • Experimente deixar as unhas crescerem para um som de mais destaque.

Que tal se aprimorar no violão sertanejo?

Muito legais essas técnicas de violão sertanejo, hein? Agora, você tem todas as condições de aprender os principais sucessos do gênero e fazer sucesso nas rodinhas com amigos e com a família.

No entanto, se você tomou gosto pelos estudos e deseja aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre o estilo musical, aqui vai uma dica final: conheça o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de aulas musicais online!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

Como resultado, por um preço baixo, você tem acesso a um método de ensino de alta qualidade sobre o assunto! Além disso, uma série de benefícios acompanha o seu aprendizado. Confira:

  • Materiais de apoio;
  • Acesso às aulas de onde e quando quiser (basta ter internet);
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Grupo no Telegram também exclusivo;
  • Acesso a todos os cursos da plataforma com a mesma assinatura;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro (que inclui navegação no site sem anúncios, recebimento de newsletter exclusiva e mais).

Ou seja, não perca mais tempo e domine o violão sertanejo em muito menos tempo do que imagina!

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK