15 músicas sertanejas para treinar dedilhado
Treine dedilhado com nossa seleção de sucessos da música sertaneja!
O sertanejo não se resume a modões e batidas rítmicas, também há muitas músicas sertanejas para treinar dedilhado.
Mais uma prova da versatilidade que o violão sertanejo oferece e a possibilidade de desenvolver sua técnica e musicalidade de forma abrangente.

Por isso, fizemos uma lista de músicas sertanejas para você que deseja treinar dedilhado e expandir o repertório. Vamos nessa!
Músicas sertanejas para treinar dedilhado: do iniciante ao avançado
Cada uma das músicas contidas na lista foi pensada para aumentar a dificuldade progressivamente.
Assim, você não vai encontrar nenhum salto técnico grande entre elas e, sim, de forma natural.
1. Flor e o Beija-flor — Henrique e Juliano
Em Flor e o Beija-Flor você encontra um padrão de arpejo muito comum, com grupos de seis notas.
O fato de a música possuir somente 6 acordes básicos — apenas o F com pestana — ajuda bastante.
O padrão p-i-m-a-m-i é fundamental e vai servir para você ganhar independência na hora dos dedilhados.
2. Graveto — Marília Mendonça
Apesar de apresentar 9 shapes diferentes, não se preocupe: Graveto utiliza acordes acessíveis e apenas uma pestana (C9).
Quanto ao dedilhado, você vai treinar a alternância entre blocos de acordes e uma nota-pedal.
O importante é garantir que o acorde soe como um bloco equilibrado, tocando todas as notas de uma vez e não arpejando.
Uma forma de treinar isso é com preparação, já encostando os dedos nas cordas antes de tocar.
3. Notificação Preferida — Zé Neto e Cristiano
Nesta música voltaremos a usar os quatro dedos da mão direita (ou esquerda, para os canhotos).
Desta vez, o padrão é um pouco diferente e vai exigir uma alternância entre o polegar e o indicador. Você pode conferir na tab.
Lembre-se do capotraste na 4ª casa para tocar Notificação Preferida no tom original!
4. Escreve Aí — Luan Santana
Escreve Aí apresenta uma oportunidade de treinar os blocos de acordes tocados com os dedos. Nela, a preparação vai ser essencial.
Quando estiver praticando, certifique-se de que os dedos da mão que dedilha estejam se movendo corretamente para as próximas cordas que devem ser pinçadas.
5. Mudando de Assunto — Henrique e Juliano
Depois de duas músicas que treinam a fluência do dedilhado p-i-m-a, em Mudando de Assunto, vamos adicionar algumas outras combinações, como p-i-a-m.
Você também terá alguns trechos com ligados (hammer-on) que devem ser precisos para não embolar o ritmo.
6. Bijuteria — Bruno e Marrone
Bijuteria vai treinar novamente a alternância entre blocos de acordes e notas pedais. A diferença é que o polegar só entrará em ação uma vez e o foco será na alternância entre am-i.
Nesse caso, os dedos anelar e médio (am) tocam juntos enquanto o indicador (i) é separado.
O dedilhado no final da música também merece um pouco de atenção para decorar o ritmo e padrão da mão direita.
7. Largado às Traças — Zé Neto e Cristiano
Em Largado às Traças, você terá a oportunidade de treinar um novo padrão durantes os versos: o p-i-m-i. Ele pode parecer simples, mas é essencial que você consiga manter um ritmo preciso.
Há um solo na primeira estrofe que também pode ser tocado com o mesmo padrão, fazendo pequenos ajustes rítmicos.
8. Convite de Casamento — Gian e Giovani
Na clássica Convite de Casamento, já começamos a intercalar padrões como o p-i-m, na introdução; e o p-i-a-m-a nas estrofes. Preste atenção nos ligados, pois devem ser bem controlados.
9. Tocando em Frente — Almir Sater
Um dos grandes clássicos sertanejos, Tocando em Frente é uma música harmonicamente simples, com apenas 4 acordes.
Em nossa plataforma, você encontra uma versão para tocar com dois violões, em que o segundo violão realiza solos que podem ser todos feitos com dedilhado.
A novidade aqui está no uso da alternância do dedilhado com terças paralelas, típicas do estilo. Você pode escolher entre tocar as duas notas com a combinação i+m ou m+a.
Outras combinações são menos usuais. Evite usar o polegar para as terças, pois ele tende a destacar a nota mais grave e desequilibrar o som.
10. Na Hora de Amar — Gusttavo Lima
Na introdução de Na Hora de Amar, já vemos a combinação de dedilhados com cordas duplas e a inclusão de outras técnicas como ghost notes, slides e hammer ons.
Nos versos, o desafio é manter o swing da música com o dedilhado e as ghost notes. Perceba também que há um maior uso do polegar, com algumas passagens melódicas rápidas.
Esta é uma música para treinar devagar prestando atenção aos detalhes, como relaxamento e fluidez.
11. Louca de Saudade — Jorge e Mateus
Louca de Saudade vai acrescentar o elemento percussivo (como no violão fingerstyle). O foco é conseguir alternar entre o dedilhado e a batida percussiva.
Mais uma vez a preparação será importante para acertar os dedos nas cordas certas. Pratique devagar para se acostumar à troca de posição da mão entre o dedilhado e a batida percussiva.
12. Caso Indefinido — Cristiano Araújo
Caso Indefinido já está um passo acima da última música. Além do elemento percussivo, você vai utilizar diferentes padrões de dedilhados.
A música é rápida, portanto comece praticando lentamente com um metrônomo.
13. Dois Corações e Uma História — Zezé Di Camargo e Luciano
A introdução de Dois Corações e Uma História combina várias das técnicas e dedilhados já abordados.
Além de padrões como p-i-m-i e p-i-m, você também vai encontrar slides, terças paralelas e ligados.
14. Madri — Fernando e Sorocaba
Em Madri, voltamos a explorar o elemento percussivo. O importante aqui é o ritmo e a combinação com outras técnicas, como os ligados e slides.
15. Jeito Carinhoso — Jads e Jadson
Jeito Carinhoso tem o novo padrão envolvendo o ataque conjunto do polegar e do dedo “a” com uma direção descendente (a-m-i-m-a), o contrário do que exploramos em outras músicas.
O dedilhado é rápido, portanto, pratique bem devagar para acontecer com fluência.
Domine o violão sertanejo com o Cifra Club Academy!
Gostou da nossa lista? Se você quer aprofundar e realmente dominar o violão sertanejo, suas batidas, dedilhados e diversos gêneros, o Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy é para você!
Não perca tempo e se inscreva já!
Marco Teruel
Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.