Cifra Club

15 músicas para tocar no Dia das Mães

Encante sua mãe com as melhores músicas para tocar nesta data especial!

O Dia das Mães é sempre uma data muito emocionante, não é mesmo? Então, que tal fazer uma bela homenagem com aquela canção (ou canções) super especial? No artigo de hoje, você vai aprender as melhores músicas para Dia das Mães para incluir no seu repertório!

Músicas de Dia das Mães
Certamente você vai fazer bonito nessa homenagem para sua mãe (Foto: Reprodução/Pexels)

Até porque cantar e tocar para ela pode ser um presente e tanto! Nesse sentido, separamos músicas de variados estilos e níveis de dificuldade, juntamente com as melhores dicas para tocá-las sem canseiras.

Então, tudo pronto? Afine seu instrumento e vamos juntos preparar essa homenagem para as mamães!

Quais as melhores músicas para homenagear a mãe?

Veja abaixo algumas das canções que farão parte do seu repertório:

  • Amanheceu
  • Como É Grande o Meu Amor Por Você
  • Trem Bala
  • Minha Mãe
  • Mãe
  • The Perfect Fan

É isso e muito mais! Bora para as dicas:

1. Amanheceu – Scalene

Antes de tocar Amanheceu, lembre-se de afinar seu violão em Drop D. Nesta canção, você precisará exercitar sua técnica de dedilhado do começo ao fim. Busque treinar cada parte separadamente e sem pressa para não confundir as passagens. Ao todo, temos 11 acordes. Para te dar uma força, confira a videoaula para mais detalhes do ritmo e variações:

2. Como É Grande o Meu Amor Por Você – Roberto Carlos

Se você está buscando uma música emocionante para o Dia das Mães, Como É Grande o Meu Amor Por Você certamente é uma boa escolha! Assim como na canção anterior, aqui você também usará o dedilhado do começo ao fim. São 23 acordes no total, alguns mais fáceis e outros mais difíceis. Assista à videoaula para saber o passo a passo completo:

3. Trem Bala (Especial Dia das Mães) – Ana Vilela

Para tocar Trem Bala, você precisa saber somente 3 acordes. A batida é feita puxando as cordas e tocando os baixos, então confira os desenhos dos shapes para tocar corretamente. A levada seguirá esse padrão por toda a canção e fará algumas pausas entre as estrofes. E, nos últimos dois versos, toque uma vez para baixo em cada acorde.

4. Minha Mãe – Gal Costa

Minha Mãe é uma música toda dedilhada. Portanto, ouça a canção quantas vezes precisar para conseguir notar o padrão em que as cordas são tocadas. Atente-se para as passagens, pois há momentos em que o ritmo será dividido entre mais de um shape. No total, são 9 acordes, que, de modo geral, são bem tranquilos, com somente uma pestana entre eles.

5. Mãe – Fábio Jr.

Na música Mãe, é importante seguir a cifra para saber o tempo exato das transições de acordes. Além disso, em diversos momentos o ritmo será dividido entre mais de um shape, então treine essas passagens para não se perder. Na segunda parte, a música sobe meio tom, o que significa que todos os acordes irão mudar. As pestanas são 5 dentre os 14 acordes da canção.

6. The Perfect Fan – Backstreet Boys

Antes de tocar The Perfect Fan, posicione o capotraste na 3ª casa para subir um tom e meio. A versão original é tocada no piano, mas podemos adaptar para o violão sem problemas. É importante seguir a cifra para saber o tempo em cada acorde. Preste atenção nos finais de frase, pois são nesses momentos em que as variações aparecem. A canção possui 12 acordes, e 5 têm pestana.

7. No Dia Em Que Saí De Casa – Zezé di Camargo e Luciano

Para tocar No Dia Em Que Saí De Casa, é preciso se atentar bem aos detalhes. Logo na introdução, há um solo, assim como no meio da canção, e também há passagens entre as estrofes. Treine e repita essas partes para fixar bem. Aqui temos dois ritmos e 6 acordes ao todo. Assista à videoaula e acompanhe a explicação completa:

8. Coração de Mãe – Aline Barros

Uma boa pedida de música gospel para o Dia das Mães é Coração de Mãe. Essa canção conta com 18 acordes, alguns fáceis e outros mais complexos. Em determinados momentos, o ritmo será dividido entre mais de um shape. Portanto, tente treinar enquanto ouve a música para facilitar sua percepção da levada e do tempo dos acordes.

Sua homenagem para o próximo domingo está ficando linda com essas músicas para tocar no Dia das Mães, não é? Se você tiver o interesse em aprender cada vez mais sobre o violão, conheça o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

9. Minha Mãe – A Turma do Balão Mágico

Para quem tem irmão(s) mais novo(s) e quer chamá-lo(s) para a sua homenagem, uma música infantil para o Dia das Mães bem bacana é Minha Mãe! Para tocar essa canção, é importante que você saiba como dividir o ritmo entre dois acordes, pois isso acontece em toda a música. Quanto aos 9 acordes, 3 possuem pestanas. Por fim, treine bastante as transições entre os shapes para não perder o tempo.

10. A Song For Mama – Boyz II Men

Para tocar A Song For Mama, você precisa saber 10 acordes. Dentre eles, apenas 2 tem pestana: B e F. A levada segue um padrão, mas em algumas passagens o ritmo será dividido entre mais de um shape. Pratique bastante cada estrofe e logo terá também em seu repertório uma ótima música internacional para o Dia das Mães!

11. Mãe – Henrique e Diego

A música Mãe é uma boa opção para você que ainda está no nível iniciante e aprendendo pestanas. Os acordes são: C, Dm, F e G. Treine as trocas de shapes e também a levada da canção e vá percebendo como é o andamento das estrofes. Para facilitar, pratique enquanto ouve a versão original.


12. Te Amo Mãe – Mattos Nascimento

Te Amo Mãe é composta por 9 acordes, sendo que 4 deles têm pestana. O grande ponto dessa canção é saber os momentos certos de trocar de shape, então siga as cifras e ouça a música quantas vezes precisar. Além disso, dê uma atenção especial para as passagens em que o ritmo é dividido, para entender como fica a levada.

13. Exemplo de Mulher – Eyshila

Os solos de Exemplo de Mulher aparecem na introdução e também no meio da música. Treine algumas repetições e logo estará tirando de letra! De modo geral, os 12 acordes não exigem grande dificuldade – apenas os shapes de A/C# e Eb podem dar um certo trabalho, caso você seja iniciante. Para facilitar, pratique uma parte de cada vez.

14. Mãe – Rick e Renner

Em Mãe, além de aprender uma emocionante canção, você ainda pode ampliar seu repertório de acordes. Ao todo, são 22 shapes, com níveis de dificuldade variados. Para não se perder com tantas informações, o ideal é estudar estrofe por estrofe e ouvir a música quantas vezes precisar.

15. Mamãe – Yasmin Verissimo

Para fechar nossa lista de músicas para Dia das Mães, Mamãe conta com 12 acordes, e 5 deles estão em forma de pestana. A primeira estrofe é dedilhada. Em seguida, entram as batidas, que possuem um ritmo padrão até o final. Pratique bastante as transições dos acordes enquanto ouve a música. Isso te ajudará a ficar alinhado com o tempo da música.

Então, curtiu a nossa lista de músicas perfeitas para o Dia das Mães? Esperamos que tenha aprendido bastante para fazer uma homenagem bem bacana neste dia especial!

Além dessas canções citadas acima, você pode conferir uma lista completa de cifras de músicas para aprender para o Dia das Mães e incrementar ainda mais o seu repertório!

Um feliz Dia das Mães e até a próxima!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK