10 músicas para tocar em casamento
Aprenda a tocar as melhores músicas para casamento e aumente o seu repertório!
Hoje você poderá ampliar e também atualizar seu repertório de músicas para tocar em casamento! Nesse momento tão especial, é importante ter uma boa seleção de canções que ajudarão a tornar a data inesquecível.
Então, se você quer saber o que tocar num casamento e conhecer cifras de músicas que falam de amor, já afine seu violão e venha com a gente!
Aprenda as melhores músicas para tocar em casamento e emocionar na festa
Veja agora quais músicas para uma festa de casamento e as melhores dicas para tocar sem problemas.
Listamos abaixo canções nacionais e internacionais, com dificuldades variadas. Confira nossa setlist:
- Escolhi Te Esperar
- Eles Se Amam
- All Of Me
- Pra Sonhar
- Oração
E mais!
1. Escolhi Te Esperar – Marcela Taís
Escolhi Te Esperar é uma ótima opção de música para casamento gospel, além de ser uma boa fonte de aprendizados.
Ela é composta por 18 acordes, sendo 6 deles em forma de pestana. Não se preocupe com a grande quantidade de acordes, pois a maior parte deles sofrem pequenas variações em relação aos shapes básicos.
A levada segue a mesma base na maior parte do tempo. A variação está na segunda parte, que exigirá uma atenção maior.
Nesse trecho, toque batidas apenas para baixo, exceto nos dois últimos versos, onde há uma passagem.
2. Eles Se Amam – Vocal Livre
Na introdução de Eles Se Amam há um pequeno solo que exigirá uma certa habilidade e agilidade, além da técnica de slide. Comece tocando mais devagar e vá aumentando o andamento conforme conseguir.
O ritmo é o mesmo do começo ao fim, porém há diversos momentos em que ele será tocado dividido. Por isso, veja cada estrofe com calma para melhor entender as transições nessas passagens.
3. All Of Me – John Legend
Antes de tocar All Of Me lembre-se de posicionar o capotraste na primeira casa, para subir meio tom.
A introdução e primeira parte são acompanhadas por um dedilhado, já o pré-refrão e refrão, são acompanhados por padrões distintos. Ou seja, nessa canção há três variações no dedilhado. Aproveite para praticar e evoluir essa técnica!
Os acordes são 9 ao todo, sem nenhuma pestana, mas repare que os shapes C e G estão em formas diferentes das mais habituais.
Mas, se preferir tocar a música toda com apenas um padrão de dedilhado e apenas 5 acordes, confira a cifra simplificada de All Of Me!
4. Pra Sonhar – Marcelo Jeneci
Pra Sonhar é tocada 2 tons acima, o que significa que é preciso posicionar o capotraste na quarta casa.
A levada da introdução difere do restante da canção, que segue a mesma base o tempo todo. Apenas no refrão final é que temos uma pequena variação, adicionando uma batida abafada.
O número total de acordes é igual a 12, com somente uma pestana entre eles. Veja a explicação detalhada e tire suas dúvidas na videoaula abaixo.
5. Oração – A Banda Mais Bonita da Cidade
Oração é uma ótima música nacional para casamento, pois começa com um riff muito bacana, e em seguida entram as batidas. Ouça a versão original com atenção para perceber a dinâmica crescente da canção.
Na parte dedilhada, a digitação dos acordes ficará conforme a tablatura, porém, para tocar as batidas, eles podem ser executados em suas formas mais habituais. Ao todo, são 6 acordes.
6. Perfect – Ed Sheeran
Para tocar Perfect você precisará colocar em prática as técnicas de dedilhado, além de slide e hammer on, para fazer o solo. Tenha atenção aos padrões do dedilhado, que contam com variações.
São 6 acordes sem nenhuma pestana, e não apresentam grandes dificuldades. Caso prefira deixar de lado os dedilhados e tocar batidas, confira a versão simplificada de Perfect!
7. Porque Eu Te Amo – ANAVITÓRIA
Porque Eu Te Amo é tocada 2 tons e meio acima, por isso, coloque o capotraste na quinta casa.
Para tocar a música toda, você precisa saber apenas um ritmo, então pratique-o bastante para facilitar na hora de fazer as transições.
Os acordes são 11, e 4 deles estão em forma de pestana. E não se esqueça de ter atenção ao último verso do pré-refrão e refrão, onde há pausas.
8. Pra Você Guardei o Amor – Nando Reis
Pra Você Guardei o Amor pode ser tocada do começo ao fim com apenas uma levada. O ponto de atenção está nas passagens em que o ritmo será tocado dividido. Passe por cada verso com calma para notar as nuances.
Aqui temos 10 acordes ao todo, e dentre eles há 2 pestanas, ambas na segunda casa (Bm e Bm7/A).
9. I Don’t Want To Miss A Thing – Aerosmith
A introdução e primeira parte de I Don’t Want To Miss A Thing são acompanhadas por um dedilhado. Treine essas partes com afinco para fixar a melodia e pratique também a técnica de pull off.
A partir do refrão entram as batidas, que podem ser tocadas de maneira bem solta. E no final, ainda temos um pequeno dedilhado para encerrar a canção.
Além disso, a quantidade de acordes aqui certamente trará novos aprendizados: ao todo são 29 posições!
10. Rude – MAGIC!
Rude é uma boa oportunidade de praticar e ampliar seu repertório de acordes bemóis, pois aqui todos estão nessa forma. O ritmo característico de reggae predomina em toda música.
Na segunda estrofe do refrão, há uma variação na levada, e são feitos 3 toques para baixo em cada acorde.
Outra variação está no pré-refrão. Nessa parte, toque uma vez para baixo em cada shape. Confira a videoaula completa a seguir para praticar as transições junto do instrutor!
Aprenda as melhores músicas românticas brasileiras para tocar
Você atualizou seu repertório de músicas para tocar em casamento. Esperamos que as cifras, junto dos acordes, técnicas e ritmos tenham te ajudado na evolução dos seus estudos.
Agora aproveite e confira também algumas músicas românticas brasileiras para tocar e continue nessa jornada de aprendizado. Bons estudos e até a próxima!
Ana Julia Santos
Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.