Cifra Club

Teoria musical pra iniciantes: você sabe o que são os acordes?

A teoria musical é fundamental para um músico

A teoria musical, a princípio, nem sempre faz parte das preferências de quem está começando a estudar um instrumento. Geralmente, a empolgação toma conta e a turma quer logo fazer um som. Alguns conceitos e definições, no entanto, precisam estar bem esclarecidos. Afinal de contas, esse fundamento importante na vida de qualquer músico.

No texto de hoje, a nossa conversa gira em torno do acorde. Ter um montão de acordes e notas na ponta dos dedos, definitivamente, não fará de você um bom violonista. Para tocar ou criar melodias que soem bem aos ouvidos, é preciso saber o que está sendo feito no braço do violão, concorda?

Por essas e outras, vamos conhecer alguns conceitos primários e ter acesso a uma ferramenta que te ajudará no dia a dia. Prepare seu violão, separe suas palhetas e bora lá!

O que é um acorde musical?

Por definição e senso comum, a maioria das bibliografias sobre teoria musical define acorde como a união de três ou mais notas tocadas simultaneamente.

Músico faz um acorde complexo no violão

São incontáveis as combinações possíveis de se fazer com notas, resultando nos mais diversos acordes. Por isso, cada acorde recebe um nome, que é baseado nas notas fundamentais que conhecemos (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si).

Teoria musical: a diferença entre acordes e notas

Quando você toca uma corda isolada no violão (solta ou com o dedo pressionando alguma casa), você reproduz o som de uma nota. Ela não tem complemento, ou seja, não é maior nem menor, é simplesmente uma nota avulsa.

Exemplo prático:

  • A primeira corda solta do violão, a mais fina, popularmente chamada “mizinha”, é a nota Mi
  • Se na mesma “mizinha” seu dedo pressionar a terceira casa, você terá a nota Sol

Se o assunto é acordes, no entanto, faz-se necessário tocar no mínimo três notas simultaneamente. Dependendo dessas notas, podemos classificar o acorde como “maior” ou “menor”. Quando você faz um acorde no violão, quase sempre todas as cordas são tocadas, ou seja, é possível executar 6 notas ao mesmo tempo.

Exemplo prático:

Pense no acorde de Lá Maior (A). Para formar esse acorde, você toca cinco notas simultaneamente. Veja bem: três cordas são pressionadas, mas duas outras são tocadas soltas. Logo, as cinco notas soando juntas formam o acorde proposto.

Diagrama mostra como fazer a forma simples do acorde de Lá Maior

No diagrama ao lado, você observa que para fazer um A, repetimos as  notas (5ª corda solta e dedo 2) e Mi (1ª corda solta e dedo 1), e usamos uma vez a nota Dó Sustenido (dedo 3). Portanto, esse acorde é um conjunto de três notas distintas: , Mi e Dó Sustenido.

Se mudarmos qualquer uma dessas notas, teremos outro acorde e, obviamente, um novo nome.

Os acordes naturais

Os acordes naturais são aqueles que recebem o mesmo nome das notas fundamentais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si). Cada um desses acordes é formado por três notas, que são definidas com base na regrinha abaixo:

As notas que formam os acordes naturais são o primeiro, o terceiro e o quinto graus de suas respectivas escalas.

Pense, por exemplo, na forma do acorde de Dó Maior. Agora, façamos as contas:

  • escala de Dó: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si
  • graus na escala de Dó: Dó (1º grau), Ré (2º grau), Mi (3º grau), Fá (4º grau), Sol (5º grau), Lá (6º grau), Si (7º grau)
  • regrinha básica: 1º + 3º + 5º graus = Dó + Mi + Sol

Conclusão: o acorde de Dó Maior é formado pela soma das notas Dó, Mi e Sol.

Importante: quando falamos de um campo harmônico ou escala, o  1º grau também é chamado “tônica”. Quando tratamos de acordes avulsos, esse mesmo grau é chamado de fundamental. Por suas vezes, a nota do 3º e 5º graus são é a “terça” e a “quinta”, respectivamente

Diferenças entre acordes maiores e menores

Conforme os conceitos de teoria musical acima, o acorde maior é formado por uma nota fundamental, à qual se sobrepõe uma terça maior e uma quinta justa, formando uma tríade maior. É possível, ainda, a sobreposição de outros intervalos.

Por sua vez, o acorde menor possui a mesma nota fundamental e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por tônica, terça menor e quinta justa.

Dicionário de acordes para violão e guitarra

De forma completamente interativa, o Dicionário de Acordes do Cifra Club te apresenta o imenso universo dos acordes. Disponível na versão para desktop, as funcionalidades foram pensadas para que sua experiência seja a mais completa e satisfatória possível.

Para começar, ao lado da ferramenta que percorre o braço do violão ou da guitarra, você tem um diagrama para montar combinações de notas e descobrir qual acorde formou. Dá uma olhadinha na imagem abaixo:

Dicionário de acordes para violão e guitarra do Cifra Club: uma ferramenta que ajuda na teoria musical

Dicionário de Acordes do Cifra Club é gratuito, intuitivo e eficaz (Imagem/Divulgação)

Além disso, se você digitar o nome do acorde no campo de busca – situado à direita superior de sua tela, o dicionário te dará várias formas para montar o acorde desejado. A partir daí, é só testar qual forma combina mais com a harmonia da música que deseja tocar. Para isso, você só precisa clicar num determinado diagrama e, então, vai ouvir como o acorde selecionado soa 😉

Ah! Se você é canhoto, não se preocupe! O Dicionário de Acordes do Cifra Club é preparado para funcionar maravilhosamente bem para quem é do lado esquerdo da força.

Como Tocar Violão

Depois de “20 e tantos anos” colaborando com o aprendizado da galera das cordas, o Cifra Club percebeu que pode ajudar ainda mais. De maneira acessível e inovadora, o site reuniu os instrutores Leo Eymard e Gustavo Fofão no projeto Como Tocar Violão, um curso de violão online e gratuito.

Saiba mais sobre o curso de violão online do Cifra Club

Aproveite bastante e, sempre que possível, dá uma passadinha nas redes sociais do Cifra Club para comentar sobre sua evolução nos estudos. E não se esqueça de compartilhar o link deste post com a galera! Afinal de contas, as cosias boas da vida sempre devem ser compartilhadas.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK