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Aprenda como melhorar o timbre da guitarra

Confira algumas dicas e os principais componentes que afetam o timbre da guitarra.

O timbre, e como melhorar o timbre da guitarra, é um assunto de grande importância para os guitarristas. Afinal, é o timbre que nos permite diferenciar modelos de guitarra. Aliás, muitas vezes também é o que define a identidade e o estilo de um músico.

É natural que guitarristas se preocupem em como aprimorar o timbre, afinal, tão importante quanto tocar guitarra é conseguir expressar sua personalidade através do instrumento.

Neste artigo, vamos oferecer dicas e explicar alguns fatores que podem te ajudar a melhorar o timbre do seu instrumento.

Como melhorar o timbre da guitarra: confira as principais dicas

O timbre é o conjunto de características específicas de um instrumento somadas à subjetividade do instrumentista. Imagine ouvir um solo de guitarra de Jimi Hendrix: o som não é apenas resultado da técnica e das notas, mas também de uma concepção sonora e artística.

Cada guitarrista busca seu próprio timbre característico, ajudando a definir sua identidade dentro de um gênero musical. Portanto, não há uma regra a ser seguida ou “um” som ideal.

Na verdade, você deve ser capaz de produzir diversos tipos de timbres e adaptá-los a suas necessidades ou objetivos específicos.

Ou seja, o som ideal, além de subjetivo, pode mudar de acordo com o contexto.

O que pode nos ajudar a melhorar o timbre da guitarra?

A primeira dica é simples: tenha muitas referências de sonoridades e timbres diferentes. Cada estilo musical possui um tipo de timbre mais associado a ele, é importante saber identificar essas características treinando seu ouvido

Escute diferentes guitarristas que admira e procure entender como eles atingiram aquele timbre.

Outra dica importante é pensar criativamente. Qualquer recurso musical deve estar a serviço da música. Portanto, saiba quando explorar outros timbres.

Um timbre que todo mundo acha bonito pode não funcionar sempre e, às vezes, o que está faltando para uma música pode ser aquela sonoridade que nem sempre agrada a todos. Experimente!

Por último, explore o que você já tem. Tente entender quais os limites e as potencialidades sonoras e timbrísticas do seu setup desde já.

Componentes que afetam o timbre da guitarra

“Timbrar” a guitarra nada mais é do que equilibrar um número grande de variáveis. Cada componente desempenha um papel específico para melhorar o timbre da guitarra. A seguir, vamos apresentar alguns deles:

Captadores

Os captadores são responsáveis por converter as vibrações das cordas em sinal elétrico. Dos diferentes tipos de captadores, os mais conhecidos e usados são o single-coil e humbucker. 

Enquanto o single-coil apresenta um som mais cristalino e brilhante (que associamos muito ao som da Fender Stratocaster), o humbucker apresenta um som mais encorpado, com mais ganho, oferecendo um pouco mais de nuances ao som (timbre que está muito ligado ao som das Gibson Les Paul). 

Além disso, ajustes na equalização e nos controles de volume e de tone da sua guitarra podem afetar significativamente o timbre final.

Por consequência, cada modelo de guitarra acabará oferecendo possibilidades diferentes a depender dos captadores que possui e das opções de controle para volume e tone que oferece.

Amplificadores

O amplificador é um componente inescapável na regulagem do timbre. Existem dois tipos principais de amplificadores: transistorizados e valvulados.

Os amplificadores valvulados são conhecidos por seu som quente e rico em harmônicos. Por conta disso, tendem a produzir uma distorção natural suave quanto à medida em que se aumenta o ganho, tornando-os ideais para estilos como o blues, rock e metal.

Embora existam cada vez mais amplificadores valvulados pequenos, acessíveis e de fácil manuseio, eles são geralmente mais pesados e volumosos. Por isso, costumam ser muito usados em apresentações ao vivo.

Por outro lado, os amplificadores transistorizados se diferenciam por serem mais leves, compactos e econômicos em relação aos amplificadores valvulados.

Geralmente, produzem um som limpo e equilibrado, funcionando bem em volumes mais comedidos (em casa, por exemplo). No entanto, alguns guitarristas acham que eles podem soar um pouco “frios” em comparação aos valvulados.

O cenário tem mudado, com opções cada vez mais potentes de transistorizados cobrindo grandes shows e sendo a primeira escolha de diversos guitarristas.

Calibre das cordas

O calibre das cordas é um aspecto mais sutil, mas não menos importante, quando se busca melhorar o timbre da guitarra. 

Cordas mais grossas tendem a produzir um som mais encorpado e sustentado, enquanto as mais finas oferecem uma resposta mais rápida, além de oferecerem maior conforto ao tocar. 

Contudo, é importante notar que o calibre das cordas também vai responder à sua técnica, ou seja, à maneira como você produz o som na guitarra (a famosa “pegada”), ao quanto você vai explorar bends, passagens rápidas etc. 

Além disso, a construção da guitarra pode favorecer diferentes calibres de corda. Guitarras Les Paul, por exemplo, por terem a escala mais curta, podem não perder em tocabilidade quando equipadas com tensões mais altas.

Dessa forma, experimentar diferentes calibres de cordas pode te ajudar a encontrar o equilíbrio ideal entre conforto e sonoridade para o seu estilo de música e preferências pessoais.

Pedais de Efeito

Os pedais de efeito, como distorção, delay, chorus e reverb, oferecem muitas possibilidades sonoras. Neste caso, eles funcionam como um “tempero” adicionado ao som da guitarra e do amplificador.

Este é um assunto amplo, cheio de possibilidades de combinações e variações. O importante é saber quais são os tipos de efeitos que os guitarristas que você admira usam ou que são comuns nos estilos que você escuta e gosta. Ou ainda, que tipo específico de efeito você quer em uma música.

Experimente diferentes combinações de pedais e mude a ordem de cada um dentro do seu setup para conseguir obter resultados variados.

Esse é um tema vasto, com muitas outras variáveis (o local influencia no timbre, cabos, construção do instrumento etc) e aprender como melhorar o timbre da guitarra é um processo constante. Portanto, não deixe de aprender, ouvir e experimentar!

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Foto de Marco Teruel

Marco Teruel

Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.

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