Cifra Club

Como tocar violão sertanejo?

Quer ingressar no mundo do violão sertanejo? Neste artigo, você conhece tudo sobre o tema!

O universo do violão sertanejo é muito mais amplo do que ser apenas um instrumento de acompanhamento. No entanto, a maioria dos fãs desse estilo se contentam em aprender somente as cifras de suas músicas favoritas para tocar e cantar. Dessa forma, eles deixam passar em branco outros elementos que a música sertaneja oferece no violão.

Homem tocando violão
Há dicas que os músicos precisam saber para tocar violão sertanejo (Foto: Reproduçaõ/Freepik)

Por exemplo, são diversos ritmos que podem ser usados no violão sertanejo. Muitas pessoas aprendem uma ou duas levadas e tocam qualquer música com elas. Além disso, a música sertaneja no violão tem solos fáceis de serem tocados!

Outro fator importante que poucas pessoas se preocupam é quais violões são mais indicados para tocar sertanejo. Neste artigo, vamos falar sobre tudo isso. Além disso, você vai encontrar dicas que facilitarão a execução de alguns solos de violão nas músicas sertanejas. Então, bora lá dominar o violão sertanejo?

Como tocar música sertaneja no violão?

Ao contrário do que as pessoas pensam, o violão sertanejo pode ser dividido em acompanhamento e solo. Desse modo, é interessante você ter conhecimento sobre melodia e escalas para ser um bom solista. Além disso, claro, é preciso praticar bastante para desenvolver bem as técnicas de solo

Nesse sentido, o solista de violão sertanejo deve dedicar uma atenção especial para as técnicas mais usadas no estilo. Dessa forma, é primordial que você domine bem slide, hammer on, pull off e bend.

Além disso, é um requisito importante ter uma boa digitação e abertura de dedos na mão esquerda (no caso dos destros) e caprichar no dedilhado. Existem solos que são executados como dedilhado, ou seja, sem o uso da palheta.

Por outro lado, ajuda bastante você ter conhecimento sobre harmonia para fazer um acompanhamento seguro no violão sertanejo. Ademais, você vai precisar treinar as trocas de acordes e dominar as pestanas. Assim sendo, comece tocando com a ajuda de cifras simplificadas de música sertaneja no violão.

Além disso, para fazer boas trocas de acorde, você tem que assimilar os diferentes ritmos usados para tocar música sertaneja no violão.

Como fazer a batida do sertanejo?

Existe uma variedade de levadas que podem ser feitas para tocar música sertaneja no violão. Por exemplo, batida de sertanejo universitário, batida de sertanejo de raiz, bachata e muitas outras. Cada uma possui suas particularidades e técnicas que precisam ser assimiladas por qualquer um que queira tocar um bom violão sertanejo.


E se você quer aprimorar essas levadas para tocar música sertaneja como os grandes artistas, conheça o novo curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino online, você vai dominar as diferentes batidas sertanejas e muito mais por um preço que cabe no seu bolso. Não deixe passar esta oportunidade!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

Qual violão comprar para tocar sertanejo?

Existem muitos tipos de violão no mercado. Assim sendo, muitas pessoas ficam em dúvida na hora de comprar um violão adequado para tocar sertanejo. No entanto, basta atentar-se para algumas características deste estilo que as dúvidas se dissipam.

Nesse sentido, o sertanejo soa melhor quando tocado em um violão eletroacústico com cordas de aço. O instrumento deve ter o corpo um pouco maior para que seu som tenha mais volume. O braço deve ser mais fino, para facilitar tanto a troca de acordes quanto a execução dos solos. Por fim, seu timbre deve ser mais agudo e cristalino.

O violão folk é quem traz essas características! Agora, basta você encontrar uma marca e um modelo ideias para você.

Solos de violão sertanejo

Como falamos no início deste artigo, o violão sertanejo é um universo amplo. Portanto, preparamos uma lista com 10 solos para você aprender e ir além de fazer apenas o acompanhamento. Bora lá tocar alguns solos clássicos do violão sertanejo?

Acorrentado Em Você — Bruno e Marrone

A versão acústica de Acorrentado Em Você tem dois solos fáceis. Um no começo e outro no meio da música. O andamento da música é lento, e os solos são uma oportunidade para treinar slide, hammer on e pull off.

Um Sonhador — Leandro e Leonardo

Um clássico do sertanejo, Um Sonhador também tem dois solos. O primeiro aparece no começo e no meio da música, e o outro no final. Ambos são tocados na guitarra, e, mais uma vez, o ritmo é lento. Apesar disso, eles vão soar muito bem em um violão folk eletroacústico com cordas de aço. Será um bom estudo de bend!

Menino da Porteira — Sérgio Reis

Clássico eterno da música sertaneja, Menino da Porteira tem um solo típico do gênero musical. Além disso, ele só vai demandar precisão na sua digitação. Confira a nossa videoaula da canção:

Pra Não Pensar Em Você — Zezé Di Camargo e Luciano

Outra música com solo inicial feito na guitarra, Pra Não Pensar Em Você também soa legal no violão. Um solo que também não requer nenhuma técnica, apenas a digitação. Por ser bem lento, você vai conseguir tocar sem demandar muito tempo.

Chalana — Almir Sater

Chalana é uma das músicas mais famosas de Almir Sater, que talvez seja o maior mestre da música sertaneja no violão. O solo da primeira parte acompanha a melodia vocal. Ele vai exigir abertura de dedos entre o indicador e o médio da mão esquerda (no caso dos destros).

O refrão também traz um solo com o mesmo nível de dificuldade da primeira parte. Confira na nossa videoaula:

Status Que Eu Não Queria — Zé Neto e Cristiano

O solo de Status Que Eu Não Queria é bem simples de tocar. Ele vai abusar da técnica de slide, mas, como seu andamento é tranquilo, você vai tirá-lo com facilidade.

Infarto — Diego e Victor Hugo

Um dos solos mais fáceis dentro do universo do violão sertanejo é o da música Infarto, que não é tocado com palheta. No entanto, isso não aumenta seu grau de dificuldade. Para tocá-lo, basta manter o polegar na corda Ré e o indicador na corda Si. É tranquilo!

Separação — Eduardo Costa

O sucesso Separação tem um solo inicial mais longo. Seu andamento não é rápido, mas exige hammer on, pull off e slide. Por isso, é interessante treiná-lo mais devagar, até você dominar todas as técnicas.

Até Você Voltar — Henrique e Juliano

Um dos grandes sucessos da dupla Henrique e Juliano, Até Você Voltar tem três solos bem parecidos. Porém, ele vai exigir o hammer on em duas cordas. Portanto, comece a treiná-lo somente quando você já estiver dominando a técnica feita em apenas uma corda. 

Além disso, pratique em um andamento mais lento com a ajuda do metrônomo e assista à nossa videoaula:

Por Um Gole A Mais — Gusttavo Lima

Com um solo bem melódico, Por Um Gole A Mais tem vários repousos, onde o vibrato aparece com intensidade. Muitos estudantes de violão têm dificuldade de fazer esta técnica no início. Ou ela fica imperceptível ou acaba virando um bend.

Porém, o vibrato consiste em deixar a nota soando com uma oscilação. Portanto, treine até que você consiga reproduzir o efeito sonoro do vibrato igual ao que aparece na música original.

Agora que você conferiu dicas certeiras para tocar música sertaneja no violão, aumente seus conhecimentos no novo curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma, você conta com aulas completas por um preço acessível! Não perca esta oportunidade de virar fera no violão sertanejo!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK