Cifra Club

Tudo o que você precisa saber sobre o sistema CAGED

Se você toca guitarra ou violão, talvez já tenha se deparado com o tal do “sistema CAGED” e achou confuso. Fique tranquilo, pois você não está só. Em um primeiro momento, ele realmente pode parecer complicado, porém é muito mais simples do que parece!

Aplicação de um exemplo de acorde do sistema CAGED no violão
O sistema CAGED é uma ótima ferramenta para você ampliar seu repertório no violão ou na guitarra (Foto/Pexels)

O CAGED é uma excelente ferramenta para aumentar o vocabulário de acordes, desenvolver a percepção das notas ao longo do braço e fortalecer os dedos. Nesse sentido, não há dúvida de que se trata de um método de estudo valiosíssimo para qualquer guitarrista ou violonista. 

Neste artigo, vamos explicar o sistema CAGED de forma muito simples, com diagramas, vídeos e exercícios práticos. Vale mencionar que, para entender o conteúdo, é importante que você já tenha um conhecimento prévio de intervalos e formação de acordes. E aí, preparado? Então vamos nessa!

Afinal, o que é o sistema CAGED?

Antes de mais nada, é importante definir o CAGED. Também chamado de Sistema 5, ele nada mais é do que um método de estudo de acordes, que serve também para escalas, licks e arpejos.

A sigla representa as letras das cifras dos cinco acordes mais simples de serem feitos e visualizados, pois não precisam de pestana. São eles: (C), (A), Sol (G), Mi (E) e (D). Bem intuitivo!

No sistema CAGED, esses cinco shapes servem de modelo para que você possa encontrar acordes de tonalidades diferentes. Em outras palavras, você não precisa quebrar a cabeça para memorizar vários acordes.

Transpondo os cinco modelos básicos, você será capaz de fazer acordes em qualquer tonalidade e em todo o braço do instrumento.

Benefícios do sistema CAGED

Abaixo, confira uma pequena lista com os benefícios que o sistema CAGED proporciona:

  • Vasto vocabulário de acordes;
  • Fácil transposição de músicas para outras tonalidades;
  • Identificação rápida das notas em todo o braço;
  • Variações de sonoridade para um mesmo acorde;
  • Desenvolvimento da noção de harmonia;
  • Fortalecimento dos dedos ao fazer aberturas diferentes.

Modelos básicos do CAGED

Como já explicamos, o CAGED possui cinco modelos básicos de acordes. Confira os diagramas a seguir:

Modelos básicos de acordes do sistema CAGED

Nenhuma novidade até aqui, né? Afinal, esses acordes são amplamente usados em uma infinidade de canções. O pulo do gato está em deslocar esses desenhos para outras regiões do braço, formando acordes diferentes. 

Para isso, primeiramente identifique as tônicas de cada acorde. Dessa forma, a transposição para outras tonalidades será facilitada, pois você saberá onde a tônica está localizada naquele shape específico. A professora de guitarra Lari Basilio explica essa questão com detalhes no vídeo abaixo (a partir de 3:45): 

Exemplos para assimilar o CAGED

Depois de você entender essa fórmula inicial, chegou a hora de estudar alguns exemplos, para absorver o conceito de maneira mais profunda. Vamos a eles:

Alterando o desenho de um mesmo acorde

O primeiro estudo é tocar o mesmo acorde em regiões diferentes do braço, utilizando outros desenhos. Por exemplo, toque o acorde de A usando cada um dos shapes do CAGED. Em outras palavras, você deve executar este acorde usando o desenho de C, G, E e D. Olha só os diagramas:

Acorde de A nos shapes do CAGED

Viu como é fácil? Identificando a tônica de cada shape, você consegue “mover” o desenho pelo braço para a tonalidade desejada.

Movendo um desenho de acorde ao longo do braço

Neste segundo exercício, o raciocínio é inverso ao do primeiro. Ou seja, você deve tocar acordes diferentes usando um único modelo. Por exemplo, mova o shape de A ao longo da escala adicionando uma pestana e veja vários outros acordes surgirem, como mostra a ilustração a seguir:

Acordes do CAGED feitos com o shape de A

Faça isso para todos os modelos básicos do CAGED.

Implementando o conceito para outros tipos de acordes

Pois bem, você deve ter reparado que até aqui tratamos apenas de acordes maiores, certo? Uma vez que você entendeu essa aplicação do sistema CAGED, chegou a hora de implementar o raciocínio para outras concepções. Isso quer dizer: acordes menores, power chords, acordes maiores com sétima maior e menores com sétima, entre outros.

A partir de 9:07 do vídeo abaixo, Lari Basilio mostra como aplicar o sistema CAGED em outros tipos de acordes:

Como treinar o CAGED na prática

Para absorver o conhecimento e incorporar os novos acordes ao seu repertório de forma espontânea, aqui vai um pequeno exercício prático. Toque uma progressão simples com os modelos básicos do CAGED. Por exemplo: C, Am, F e G. Veja os diagramas abaixo:

Exemplo de progressão simples com os acordes C, Am, F e G

Agora, o desafio: execute a mesma progressão em outras regiões do braço, utilizando shapes de outros acordes do CAGED. Abaixo, ilustramos um exemplo de como isso pode ser feito.

Exemplo de variação de progressão com os acordes C, Am, F e G

Note que o acorde de C está no shape de G. Já o Am está no modelo de Em. Por fim, o F deve ser tocado no modelo de C, enquanto o G fica no desenho de D. Repare ainda que todos os acordes possuem pestana na 5ª casa, o que facilita a troca de um para outro. A sonoridade muda bastante em relação aos modelos básicos! Legal, né?

Lembre-se de que você pode explorar todos os shapes do CAGED ao longo do braço para cada acorde. Em seguida, veja outra forma de tocar a mesma progressão:

Variação de progressão dos acordes C, Am, F e G

Nesse exemplo, o acorde de C está no shape de E, o Am no modelo de Dm, o F no shape de A e o G no modelo de C

Por fim, escolha músicas que você já toca e faça o mesmo exercício, executando os acordes com outros shapes. Você verá que um novo mundo se abrirá diante de você!

Sistema CAGED… E muito mais!

E aí, curtiu esta aula sobre o sistema CAGED? Temos a certeza de que, ao estudar o método com afinco, você se tornará um mestre dos acordes!

Se quiser ir ainda mais a fundo no estudo de guitarra ou violão, recomendamos fortemente que você faça parte do Cifra Club Academy. A plataforma contém cursos super completos com os melhores professores do nosso time.

Por hoje, ficamos por aqui. Um abraço e muitos acordes para você!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK