Cifra Club

Como tocar folk no violão: dicas para dominar o estilo

Aumente suas habilidades e seu repertório com nossas dicas para tocar folk!

As pessoas ouvem muito falar em blues, country e jazz. Mas, o folk ainda é um estilo tão importante quanto os outros. Por isso, vamos ensinar como tocar folk no violão.

Conhecendo a origem, a estrutura e as técnicas mais usadas no folk, você vai aprender a tocar qualquer música desse gênero com facilidade, fluência e autoridade.

Então, fique com a gente até o final e aprenda tudo sobre como tocar folk no violão. 🙂

Como tocar folk no violão? Aprenda e aumente seu repertório

Antes de aprendermos como é o ritmo folk, precisamos conhecer as principais características desse estilo musical.

O folk utiliza elementos característicos para contar histórias, refletir e expressar a identidade de uma cidade, estado ou país.

Sua instrumentação é basicamente acústica: violão, gaita e bandolim, sendo muito comum o uso do capo no violão.

No entanto, um dos maiores expoentes do gênero, Bob Dylan, criou o folk rock ao introduzir a guitarra elétrica e o baixo em suas músicas, em 1965.

A estrutura musical do folk costuma ser de apenas verso e refrão, com letras usando narrativas para contar histórias e descrever personagens, por exemplo.

Após estas breves explicações, podemos aprender como tocar folk no violão. Vamos nessa?

Como fazer a batida folk

Antes de mais nada, temos que deixar bem claro que a batida folk possui diversas variações.

Por isso, escolhemos um repertório que é um ótimo ponto de partida para você se aprofundar nesse estilo.

A princípio, vamos assimilar como tocar folk com uma batida bem simples. Para isso, precisaremos de um metrônomo em 80 BPM, em um compasso de quatro tempos, e utilizar o acorde D.

Com o primeiro clique do metrônomo, toque apenas a corda Ré, a nota fundamental do acorde, com a palheta para baixo.

No segundo clique, toque as quatro cordas do acorde para baixo. Toque para cima em todas as cordas do acorde D no terceiro clique, e novamente para baixo no quarto clique.

Por fim, toque todas as cordas do acorde para cima entre o quarto e o primeiro clique. Repita essa levada pelos próximos quatro cliques e assim por diante.
Essa é a batida do clássico Blowin’ In The Wind, do Bob Dylan.

Agora, vamos aprender como tocar folk explorando outras 7 músicas. Bora lá!

1. Riptide ― Vance Joy

Riptide, do cantor Vance Joy, traz uma variação fácil e interessante do exemplo anterior. Ela só possui 4 acordes, sendo o F sua única pestana e usa o capo na primeira casa.

Por quase toda a música a progressão com os acordes Am, G e C se repete. Apenas na terceira parte o F é acrescentado nessa progressão, após o C

Portanto, essa música é excelente para você se concentrar na batida folk. Pratique bem e vá aprendendo como tocar folk com esse grande sucesso.

2. Chachachá ― Jósean Log

Chachachá, do Jósean Log, é ótima para treinar o abafamento de mão direita na batida folk. Ela tem 6 acordes, sendo só 1 pestana, novamente o F.

Coloque o capo na quinta casa e inicie seus treinos pelo refrão, onde aparece o F. Depois que ele estiver legal, vai ser bem tranquilo tirar o resto da música.

3. Hallelujah ― Leonard Cohen

Quem quer aprender como tocar folk precisa saber Hallelujah, do Leonard Cohen, um dos maiores clássicos do gênero. Ela tem só 5 acordes e o F é sua única pestana.

A batida de Blowin In The Wind também fica muito legal nessa música.

4. Home ― Edward Sharpe & The Magnetic Zeros

Existem duas maneiras de estudar Home, do Edward Sharpe & The Magnetic Zeros.

Se você está no nível intermediário, comece tirando o riff que o violão toca na introdução, verso e refrão.

Ele precisa ser executadas com um acento nas notas mais graves, tocadas na cabeça do tempo. Isso vai te dar uma boa noção dos princípios rítmicos de tempo e contra-tempo.

A música tem só 6 acordes, sendo o Bm sua única pestana. Recomendamos ter atenção com o acorde D/F#.

Agora, se você está no nível iniciante, estude a progressão de acordes dela com a batida de Blowin’ In The Wind.

5. No Me Olvides ― Abel Pintos

Um dos maiores nomes do folk na virada do século, o argentino Abel Pintos com seu sucesso No Me Olvides precisa ser estudado por quem quer aprender como tocar folk.

Essa música traz um trabalho interessante de violão, misturando dedilhados com batidas. Ela tem 2 pestanas, o Bm e o F#m.

Por isso, indicamos que você estude essa música por partes. Em outras palavras, comece praticando o verso. Depois que ele estiver ok, treine o refrão.

6. Hurt ― Johnny Cash

Apesar de ser conhecido como um ícone do country, Johnny Cash flertou fortemente com o folk.

Seu grande sucesso, Hurt, é um ótimo estudo do estilo folk, pois ela trabalha dedilhados e diferentes padrões de batida. Entre seus acordes, sugerimos ter mais atenção ao F9.

7. The Sound Of Silence ― Simon & Garfunkel

Excelente música para entender a diferença do folk para o folk rock, pois existem duas versões de The Sound Of Silence, de Simon & Garfunkel.

No primeiro álbum da dupla, ela aparece em uma versão folk, totalmente acústica. Um ano depois, ela foi relançada com overdubs de guitarra, baixo e bateria feitos sobre o violão.

Por isso, essa música é um estudo riquíssimo e recomendamos que você aprenda as duas versões. Nossa videoaula vai te ajudar bastante.

Avance no violão com o Cifra Club Academy!

Curtiu nossas dicas sobre como tocar folk? Tenho certeza que você está agora com aquela vontade de aprender mais.

Por isso, te convidamos para fazer o curso de violão do Cifra Club Academy! Nele, você vai aprender a dominar os estilos musicais que quiser, além de se tornar mestre nas técnicas típicas do violão.

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK