Cifra Club

Princípios rítmicos: um guia completo para iniciantes

Descubra os princípios rítmicos essenciais para melhorar sua prática e avançar nos estudos!

Existem alguns princípios rítmicos que estão por trás daquela batida legal de violão que você curte tocar. São essenciais para o entendimento de cada movimento feito com os dedos ou palheta.

Esses conceitos abrangem muito mais do que apenas o violão, trazendo um conhecimento de teoria musical que ajuda muito na prática de todo e qualquer instrumento. Então, vamos desvendar os princípios rítmicos?

Aprenda sobre princípios rítmicos e avance nos seus estudos musicais

Antes de entendermos quais são e como funcionam os princípios rítmicos na música, precisamos assimilar o que é ritmo.

Com a harmonia e a melodia, o ritmo é um dos três principais elementos da música ocidental.

Ele aparece em todos os instrumentos, no canto e até mesmo em movimentos musicais que não usam voz ou instrumentos como a música concreta, por exemplo.

Portanto, o ritmo pode ser definido como a organização dos sons e silêncios. Bora lá saber mais sobre? 🙂

Ritmo

Como as notas musicais e as pausas se comportam de forma organizada geram diferentes conceitos rítmicos a serem estudados.

Cada instrumento presente no arranjo de uma música toca notas com durações diferentes do começo ao final. Em outras palavras, algumas notas são mais longas do que outras.

Além disso, elas podem ser acentuadas, ou seja, tocadas com mais força que outras. Todas essas nuanças formam o ritmo.

O riff de Whole Lotta Love, do Led Zeppelin, traz notas que variam tanto na duração, quanto na acentuação.

Porém, a variação na duração e intensidade das notas não acontece só nos riffs.

Tais princípios rítmicos aparecem em melodias cantadas, linhas de baixo e solos de guitarra, por exemplo.

Agora, os silêncios, a ausência de som de algum instrumento enquanto outros tocam, ou de todos ao mesmo tempo, também tem duração. O que também é determinante no ritmo de uma música.

Por exemplo, temos a pausa após o primeiro refrão de Wonderwall, do Oasis. Repare que a bateria retorna antes dos demais instrumentos.

Pulso

Um dos princípios rítmicos mais usados pelas pessoas, mesmo aquelas que não sabem tocar nenhum instrumento, é o pulso. Quer um exemplo? 

Sabe as palmas que todo mundo bate enquanto canta Parabéns pra Você em uma festa de aniversário? Pois bem, isso é o pulso ou pulsação dessa música. 🤯

Outra situação que ilustra isso, é quando uma pessoa bate os pés enquanto ouve uma música. 

Toda música traz essa sequência de pulsações contínuas que divide o tempo em fragmentos uniformes, ou seja, cada pulso tem a mesma duração, o mesmo intervalo entre eles.

Para entender melhor, coloque um metrônomo ligado em 70 BPM (batidas por minuto), por exemplo. Os clicks, nada mais são que a pulsação presente em qualquer música.

Alguns pulsos podem ser mais fortes que outros. Portanto, a regularidade deles pode ser organizada, se tornando tempos.

Andamento

No tópico anterior falamos em BPM, certo? Isso nos leva até outro dos princípios rítmicos que é o andamento: a velocidade com a qual uma música é tocada, medida pelos BPM.

Quando uma música está em 70 BPM significa que ela tem 70 pulsos por minuto. Dessa forma, quanto menos batidas (ou pulsos) forem executados por minuto, mais lenta será a música.

No final da música Baba O’Riley, da banda The Who, temos um aumento significativo do andamento, ou seja, mais pulsos são executados por minuto.

Compasso

Quem organiza os pulsos e a duração das notas em uma música é o compasso. Ele tem um número determinado de batidas, ou pulsos, sendo que o primeiro deles é o pulso forte da música.

Para entendermos melhor como o compasso funciona, precisamos saber antes o que é fórmula de compasso. Ela é indicada por dois números sobrepostos ao lado da clave na partitura.

Por exemplo, em um compasso quatro por quatro, o número de cima, conhecido como quantidade de tempo, indica que cada compasso da música terá quatro pulsos.

A unidade de tempo, o número de baixo, indica a figura rítmica que dura por um pulso que, no caso do compasso quatro por quatro, é a semínima.

Portanto, uma mínima dura dois pulsos, uma semibreve se estende por quatro pulsos e assim por diante.

Também temos as figuras de pausa, que indicam a duração dos silêncios em uma música.

Tempo

O tempo é a pulsação básica do ritmo. Às vezes, ele pode se confundir com o pulso, mas o tempo é cada unidade da pulsação organizada no compasso entre pulsações fortes e fracas.

É ele que mantém o pulso, o ritmo e o andamento caminhando juntos ao longo de uma música.

Quando o baterista faz a contagem, batendo uma baqueta contra a outra antes da música começar, ele está indicando elementos rítmicos dela, como a duração do pulso e o andamento.

Sem essa percepção inicial do tempo, todas as nuanças do ritmo, como duração das notas e acentuações, por exemplo, podem se perder.

Como identificar o ritmo de violão de uma música?

Existem músicas que não tem violão no seu arranjo ou ele está muito baixo na mixagem. Mas calma! É possível tirar qualquer música onde o violão está ausente ou meio apagado.

Primeiro, passe um tempo ouvindo a música, prestando atenção no baixo e, principalmente, na bateria. Comece a cantarolar o ritmo que a bateria toca.

Depois que você tiver interiorizado bem esse ritmo, pegue a cifra da música e toque no violão a batida da bateria que estava cantando.

Sugerimos ter atenção com possíveis acordes que duram menos tempo, pois a batida de violão neles precisa ser quebrada ao meio, digamos assim.

Domine a leitura de partitura com o Cifra Club Academy!

Agora que você entendeu como funcionam os princípios rítmicos, queremos te convidar para fazer o curso de partitura do Cifra Club Academy.

A leitura fluente de partitura traz um rico conhecimento teórico que vai ajudar muito no seu desenvolvimento técnico em qualquer instrumento que você toca.

Aproveite a Black Friday 2024 do Cifra Club para garantir a assinatura anual com desconto e explorar todo seu potencial na música!

banner black friday 3
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK