Cifra Club

15 músicas sertanejas com 4 acordes

Quer aumentar seu repertório no violão? Então, confira uma lista com as melhores músicas sertanejas com apenas 4 acordes – ou menos – para tocar!

Quando vamos aprender uma cifra nova, sempre damos uma olhadinha no número de acordes antes de tocá-la, não é mesmo? Pensando nisso, montamos uma lista especial com 15 músicas sertanejas com 4 acordes para tocar no violão!

Músico tocando acordes no violão
O seu repertório sertanejo ficará lindo com essas músicas com poucos acordes (Foto: Reprodução/Pexels)

A ideia é você aprender cifras com pouca quantidade de shapes para, assim, turbinar o seu repertório no violão. Portanto, sem enrolação… vamos às músicas!

Músicas sertanejas fáceis de tocar

Por serem músicas com poucos acordes, a nossa lista é dedicada a quem está iniciando no violão e/ou deseja aprender mais músicas do gênero. Dessa forma, você vai conhecer muito mais sobre as principais características do violão sertanejo.

Abaixo, segue um pequeno spoiler das músicas sertanejas com apenas 4 acordes que separamos aqui:

  • Saudade
  • Esqueça-me Se For Capaz
  • Medo Bobo
  • Que a Sorte a Nossa
  • Seu Astral

1. Saudade – Eduardo Costa

Logo na introdução de Saudade, há um solinho super legal e fácil de tocar. Em relação aos acordes, não há com o que se preocupar: G, C, F e D. Provavelmente, você já sabe como montá-los, não é?

2. Esqueça-me Se For Capaz – Marília Mendonça

Muita atenção na introdução de Esqueça-me Se For Capaz! O violão conduz toda a entrada da banda com quatro combinações de notas tocadas em sequência (confira a tablatura da canção). O principal da música são as batidas, já que existem pelo menos três variações no ritmo. Por fim, os acordes da faixa são os básicos Em e A, além do F#m e do Bm, ambos com pestana.

3. Fada – Victor e Leo

Coloque o capotraste na 2ª casa do violão para tocar Fada. A ferramenta vai tornar a execução da música ainda mais simples. O solo do meio da canção é um excelente exercício de coordenação. Isso porque, em alguns momentos, são usadas duas cordas ao mesmo tempo. Ademais, os shapes da música são: G, Em, D e C.

4. Aí Eu Chorei – Clayton e Romário

Em Aí Eu Chorei, atente-se ao acorde G#, pois ele aparece na 4ª casa, posição pouco explorada por iniciantes. Fique ligado também nas demais pestanas (B e F#), que podem te cansar. O outro acorde da música é o básico E – este não vai te assustar.

5. Haja Colírio – Guilherme e Benuto

O solinho que aparece na introdução de Haja Colírio é uma ótima forma de estudar as técnicas de hammer on e pull off. Além do mais, os acordes incluem três pestanas (C#m7, B e F#) e, novamente, o simples E. Essa música vai te ajudar a exercitar ainda mais a sua mão esquerda (para os canhotos, a direita).

6. Te Esperando – Luan Santana

Te Esperando possui não 4, mas 3 acordes somente: G, C9 e Cm. Mas não significa que ela é uma das músicas mais fáceis da nossa lista. Primeiramente, atente-se às montagens dos acordes, pois não são shapes tão comuns, e ao solinho da introdução. Ademais, antes de começar a tocar, coloque o capotraste na 3ª casa do violão.

7. Medo Bobo – Maiara e Maraisa

A introdução de Medo Bobo é feita, originalmente, no piano, mas você pode facilmente reproduzi-la no violão com um dedilhado. Além disso, coloque o capotraste na 2ª casa. Um ponto que vai te facilitar é que, entre os acordes C/G e D9, apenas o dedo 2 muda de lugar. Os demais acordes da música são Em7 e G.

8. Que Sorte a Nossa – Matheus e Kauan

Em relação aos acordes de Que Sorte a Nossa, não há muito com o que se preocupar: G, C9, Em7 e D9. O que pega mesmo são as batidas.

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

Atente-se aos toques que finalizam cada parte da música, porque eles são executados apenas uma vez.

9. Tá Se Achando – Guilherme & Santiago

Tá Se Achando possui 5, e não 4 acordes. No entanto, o complicadinho A/C# aparece pouquíssimas vezes. Ademais, a música conta com os fáceis D, Bm, A e G, além de um solinho mais difícil, com passagens rápidas.

10. Eu Gosto Assim – Gustavo Mioto

Dos 4 acordes de Eu Gosto Assim, apenas 1 deles não é feito com pestana, o Dm. Por isso, cuidado com os shapes de F, Gm e Bb. A repetição de pestanas pode cansar a mão esquerda (a direita, no caso dos canhotos). Sendo assim, basta dar uma pequena pausa para seguir tocando a canção sem sustos.

11. Menino da Porteira – Sérgio Reis

Menino da Porteira é um dos clássicos da música sertaneja que possuem apenas 3 acordes. A sequência A – E se repete ao longo de toda a canção e, eventualmente, o acorde D aparece – mas apenas em algumas passagens. Por fim, o solinho da introdução é super fácil e muito característico.

12. Seu Astral – Jorge & Mateus

Dentre os 4 acordes de Seu Astral, apenas o Bm tem pestana. Certamente, você terá facilidade em montar todos os outros: G, A5(9) e D. O grande desafio da música está na batida e nas mudanças de acordes. Por isso, não deixe de assistir à nossa videoaula:

13. Largado Às Traças – Zé Neto e Cristiano

Com diversas passagens interessantes, o solo da introdução de Largado Às Traças é divertido de tocar! Além disso, você precisa colocar o capotraste na 2ª casa para executar a canção. No entanto, mesmo com o acessório, a música ainda inclui 3 pestanas: B9, C#m e Bb9. O único shape que se salva do fundamento é o A9, que exige somente dois dedos para ser montado.

14. Tem Cabaré Essa Noite – Nivaldo Marques e Nattan

A introdução de Tem Cabaré Essa Noite é tocada com metais, mas você pode reproduzir no violão tranquilamente. No total, a música tem 5 acordes, mas o G#m não aparece muitas vezes. No mais, os acordes são D, E, F#m e A. O grande desafio mesmo é o acelerado ritmo de lambada.

15. Telefone Mudo – Trio Parada Dura

Telefone Mudo conta com apenas 3 acordes. Você não terá problemas com os shapes de D, A e E7. Esse último é o mais fácil de todos, porque é montado com apenas um dedo!

Agora que você aprendeu várias músicas sertanejas com 4 acordes, que tal aprimorar suas técnicas no instrumento? O curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy é perfeito para quem quer aprender os pormenores do gênero musical, bem como todas as batidas sertanejas!

Ademais, ao assinar a nossa plataforma de ensino musical online, você garante as seguintes vantagens:

  • Acesso de onde e quando quiser às aulas – só precisa ter internet;
  • Com uma assinatura, acesso a todos os cursos da plataforma (são mais de 10);
  • Materiais de apoio;
  • Padrão Cifra Club de qualidade de ensino;
  • Lives e canal no Telegram exclusivos para tirar dúvidas;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro.

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK