Como fazer batida sertaneja no violão?
Preparamos um guia completo sobre vários ritmos sertanejos para você conhecer e aprender a tocar.
A batida sertaneja causa uma certa aflição para quem curte tocar esse estilo no violão. Embora os ritmos sertanejos não sejam complexos, muitas pessoas sentem dificuldade em tocar as levadas ouvidas nas músicas.
Assim como outros estilos musicais brasileiros, o sertanejo tem algumas variações em suas batidas rítmicas. Portanto, hoje vamos abordar alguns dos principais ritmos para você dominar e se aperfeiçoar no violão sertanejo.
Quais são os ritmos de música sertaneja?
Cada um dos ritmos sertanejos tem uma batida própria, com técnicas específicas que os caracterizam.
A ideia aqui é passarmos dicas que vão te fazer dominar essas técnicas. Desse modo, você vai conseguir tocar suas músicas favoritas com facilidade.
Basta um pouco de dedicação e paciência!
Ritmo de sertanejo raiz
Um movimento que é peculiar do ritmo de sertanejo raiz é o uso dos dedos indicador, médio e anelar tocando as cordas para baixo. Vamos identificar esse padrão como IMA.
Em algumas batidas, é usada a técnica de abafamento. Ou seja, o IMA toca as cordas para baixo, e na sequência é feito o abafamento com a palma da mão.
Vamos ver como essa batida sertaneja funciona em três estilos diferentes?
Toada
Uma das batidas sertanejas mais simples de fazer.
O primeiro movimento é tocar todas as cordas para baixo com o IMA. Em seguida, é feito um toque para cima com o polegar apenas nas duas primeiras cordas. Por fim, repita os toques para baixo com os dedos IMA duas vezes.
Veja:
IMA P IMA
↓ ↑ ↓↓
1 e 2 e
↓ ↑ ↓ ↓
i p i i
m m m
a a a
Abaixo das setas, temos uma representação de como as batidas se dividem pelo compasso.
Um exemplo de toada é a música Couro de Boi, da dupla Tonico & Tinoco. Confira nossa videoaula especial:
Guarânia
Um dos ritmos sertanejos mais famosos do Brasil é a guarânia.
Para tocá-la, o primeiro movimento é o IMA descendo todas as cordas. Depois, é feito um toque nas duas primeiras cordas com o polegar subindo. Por fim, o movimento IMA é feito três vezes.
IMA P IMA IMA IMA
↓ ↑ ↓ ↓ ↓
1 e 2 e 3 e
↓ ↑ ↓ ↓ ↓
a p a a a
m m m m
i i i i
Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores, do Geraldo Vandré, é provavelmente a guarânia mais famosa do país.
Pagode de viola
Uma das batidas de violão que mais demandam dedicação é o pagode de viola. Por isso, recomendamos que você comece a praticar esse ritmo sertanejo em um andamento lento, com a ajuda de um metrônomo.
Essa batida sertaneja pode ser dividida em duas partes. O primeiro toque é o IMA para baixo, totalmente abafado. Na sequência, o polegar sobe tocando apenas as duas primeiras cordas. Depois, é feito o IMA, mas sem abafar as cordas.
Na segunda parte, o polegar sobe no primeiro e terceiro toques. O segundo é o IMA para baixo abafado o som. O pagode de viola é construído sobre um compasso simples de dois tempos, ou seja, um compasso binário.
IMA P IMA P IMA P
* ↑ ↓ ↑ ↓ ↑
1 e 2 e
↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑
* *
a p a p a p
m m m
i i i
A música Pagode do Alá, de Tião Carreiro, é um ótimo exemplo de pagode de viola:
Ritmo de sertanejo universitário
O ritmo de sertanejo universitário explora bastante diferentes tipos de abafamentos. Eles podem ser feitos com a palma da mão, com a parte de trás do polegar ou deixando de pressionar as cordas, mas sem desmontar o acorde.
Veja como o ritmo de sertanejo universitário acontece em dois gêneros diferentes:
Vanera
Essa é uma batida sertaneja que também vai exigir um pouco mais de dedicação e paciência. Assim, o primeiro toque é o IMA para baixo. Depois, o polegar toca subindo as cordas.
Na sequência, o IMA desce as cordas duas vezes, sendo a segunda vez abafada. Por fim, o polegar toca as cordas duas vezes: descendo e com um abafamento, respectivamente. Por fim, o polegar faz um último toque subindo.
IMA * IMA P *
↓ ↓ ↑
1 2 3 4
↓ ↑ ↓ ↓ ↓ ↑ ↓ ↑
a p a * p p * p
m m
i i
Amiga Falsa, das Rainhas da Farra, é uma boa vanera:
Arrocha
A batida de arrocha consiste em uma mesma sequência de toques feita duas vezes. No entanto, o tempo na segunda vez é ligeiramente diferente da primeira.
Esse ritmo sertanejo começa com o IMA, seguido pelo polegar subindo as cordas até o baixo do acorde de forma lenta. Depois, vem aquele tapinha nas cordas para abafá-las.
Na segunda parte, o polegar faz dois toques, sendo que o primeiro deles é para baixo. Por fim, o IMA desce, e o polegar faz o último toque subindo.
IMA P X IMA P X
↓ ↑ ↓ ↑
1 2 3 4
↓ ↑ ↓ ↓ ↑ ↓ ↑
a p * p p a p
m m
i i
Como exemplo, temos a música Me Usa, da cantora Mariana Fagundes:
Continue seus estudos de sertanejo com o Cifra Club
Agora que você deu os primeiros passos no universo de batida sertaneja, é hora de continuar estudando e aprimorando seus conhecimentos. Baixe agora o ebook de violão sertanejo em três passos!
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.