Cifra Club

O passo a passo de como afinar o violão

Aprender como afinar o violão é fundamental para qualquer violonista, além de ser essencial para se ter um bom desempenho na hora de tocar.

Musicista afinando o seu violão
Um fundamento básico da prática de violão é saber afinar o instrumento (Foto/Freepik)

Você sabia que o nosso amigo de seis cordas pode ser afinado de ouvido ou com um afinador eletrônico? Neste artigo, você vai aprender como afinar o violão das duas formas. Portanto, confira!

Como afinar o violão de ouvido?

Às vezes, ao tocar violão, você percebe que as canções soam um pouco diferentes, mesmo que o instrumento esteja afinado.

Isso acontece porque o instrumento está fora da afinação padrão. A maioria esmagadora das canções é composta assim. Existem outros tipos de afinação, como as afinações abertas, por exemplo, mas elas são bem menos usuais e, por isso, não vamos focar nelas agora.

Para aprender como afinar o violão de ouvido, você precisa entender primeiro o que é afinação padrão, mas antes, precisamos assimilar alguns conceitos. Vamos a eles:

A ordem das cordas

A primeira corda é a que tem a espessura mais fina. É aquela que quando tocada aberta (sem pressionar nenhuma casa no braço do violão), produz o som mais agudo.

A corda que se localiza acima dela é a segunda, ou seja, a contagem é feita de baixo para cima. Logo, a sexta corda é a que tem a espessura mais grossa e produz o som mais grave quando tocada aberta.

Os nomes das cordas

Se familiarizar com os nomes das cordas vai te ajudar não só em como afinar o violão, mas também a memorizar acordes e escalas. As cordas do violão são nomeadas pelas notas musicais que elas produzem quando são tocadas abertas.

  • a primeira corda, com a espessura mais fina, é uma nota Mi, também conhecida por mizinha;
  • a segunda corda, acima da mizinha, é uma nota Si;
  • a terceira corda é uma nota Sol;
  • a quarta corda é uma nota Ré;
  • a quinta corda é uma nota Lá;
  • a sexta corda, com a espessura mais grossa, é uma nota Mi, também conhecida por mizão ou mizona, em determinadas regiões do Brasil.

As três cordas de espessura mais grossa (Mi ou mizão, Lá e Ré) são chamadas de bordões. As de espessura mais fina (Sol, Si e Mi ou mizinho) são chamadas de primas.

Quando as cordas estão afinadas em Mi ou mizinho, Si, Sol, Ré, Lá e Mi ou mizão, dizemos que o instrumento está na afinação padrão.

Como afinar o violão de ouvido na afinação padrão?

Para chegar nesta afinação, é preciso ter um som de referência para compará-lo com o som do violão. É possível deixar o instrumento afinado sem esse parâmetro, mas é muito provável que ele não fique na afinação padrão. 

Diapasão

O diapasão foi usado como som de referência antes da revolução digital que vivemos hoje. Ele é um dispositivo metálico no formato da letra U.

Segure o diapasão com uma mão e o bata levemente na outra. Ele produzirá um som equivalente à nota Lá.

Em seguida, pressione a primeira corda do violão na quinta casa, que é uma nota Lá e deixe o som dessa corda igual ao som do diapasão. Isso significa que os sons do violão e do diapasão, quando tocados juntos, devem soar iguais, sem nenhuma oscilação.

Se o diapasão estiver mais agudo que a mizinha pressionada na quinta casa, estique a corda até que a oscilação desapareça. Caso o diapasão esteja mais grave, afrouxe essa corda até que os dois fiquem iguais.

Após isso, basta seguir o roteiro abaixo:

  • Pressione a segunda corda (Si) na quinta casa e a deixe com o mesmo som da primeira corda aberta (mizinha).
  • Pressione a terceira corda (Sol) na quarta casa e a deixe com o mesmo som da segunda corda aberta (Si).
  • Pressione a quarta corda (Ré) na quinta casa e a deixe com o mesmo som da terceira corda aberta (Sol).
  • Pressione a quinta corda (Lá) na quinta casa e a deixe com o mesmo som da quarta corda aberta (Ré).
  • Pressione a sexta corda (Mi ou mizão) na quinta casa e a deixe com o mesmo som da quinta corda aberta (Lá).

Como afinar o violão usando um afinador?

Agora que você já sabe como afinar o violão de ouvido, vamos entender como funcionam os afinadores eletrônicos

Nos violões elétricos, eles costumam vir acoplados no corpo do instrumento, atuando em conjunto com a captação do som das cordas. Como os violões acústicos não possuem sistema de captação, deve-se comprar um afinador eletrônico.

No entanto, você pode economizar esse dinheiro e baixar o aplicativo do afinador do Cifra Club no seu celular. Ele é gratuito e muito fácil de usar. Vamos aprender a utilizá-lo!

Afinador do Cifra Club

Para começar, precisamos assimilar que cada uma das sete notas musicais são representadas por letras. Esse é o sistema de cifragem, conforme você relembra/confere abaixo:

  • Dó = C;
  • Ré = D;
  • Mi = E;
  • Fá = F;
  • Sol = G;
  • Lá = A;
  • Si = B.

Repare que as duas primeiras letras do abecedário, A e B, indicam as duas últimas notas da escala, Lá e Si. A partir da primeira nota, Dó, as letras seguem sua ordem normal: C, D, E, F e G.

Frequências

Agora, precisamos entender que cada nota musical possui uma frequência sonora própria, medida em Hertz (HZ). 

  • E = 330 HZ. Nota formal E4;
  • B = 330 HZ. Nota formal B3;
  • G = 247 HZ. Nota formal G3;
  • D = 196 HZ. Nota formal D3;
  • A = 110 HZ. Nota formal A2;
  • E = 82 HZ. Nota formal E2.

O afinador do Cifra Club permite a afinação no modo cromático ou no modo corda a corda. Em ambos, o procedimento é o mesmo.

Modo cromático

Neste modo, ao tocar a sexta corda (E) aberta, o ponteiro do aplicativo vai mostrar a letra E2 e sua frequência na cor laranja (se precisar ser esticada) ou vermelha (se precisar ser solta). Então, é só apertar ou afrouxar a corda até o ponteiro ficar verde. 

Repita o procedimento nas outras cordas, atentando para que o aplicativo vai nomear as cordas pelas notas formais (B3,G3,D3,A2 e E2).

Modo corda a corda

Neste outro modo, a única diferença é que você precisa tocar na tela do celular no botão da corda que você quer afinar. Novamente, as cordas estão nomeadas pelas notas formais. Muito fácil, não é?

Agora que você já sabe como afinar o violão, não perca mais tempo e baixe o afinador do Cifra Club de graça no seu celular! Assim, você obtém rapidez e precisão para manter seu instrumento sempre muito bem afinado e tocar da melhor forma possível!

Mais artigos para iniciantes no violão

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK