Cifra Club

Músicas sem pestanas: as melhores opções para tocar hoje

Quantas vezes você ficou passando cifra após cifra em busca de boas músicas sem pestanas? Afinal, acordes com o formato em que um mesmo dedo precisa apertar mais de uma corda simultaneamente, podem ser difíceis para quem está iniciando no violão. Os motivos são vários: o dedo dói, não há força suficiente para pressionar as cordas ou não sabe a melhor forma de fazer soar adequadamente. 

Jovem mulher toca o acorde de Dó maior no violão e executa músicas sem pestanas
Acordes sem pestana ajudam bastante quem está começando a tocar violão (Foto/Freepik)

Pensando nisso, estamos aqui para te ajudar com essa busca por músicas sem pestanas e, assim, conseguir aumentar seu repertório. Isso não significa que está estagnado no aprendizado, já que pode treinar os acordes que já conhece, descobrir novas batidas, aprender dedilhados e muito mais.

Chega de falação e vamos ao que interessa. Está na hora de conhecer boas indicações de músicas sem pestana para tocar sem problemas. Se liga só na lista que elaboramos especialmente para você!

8 músicas sem pestana para tocar no violão

A ideia aqui foi selecionar canções de estilos musicais variados para agradar a diversos públicos. Além disso, o grau de dificuldade tem nivelações, pois há cifras muito fáceis, mas também terão outras com alguns desafios.

Confira a seguir se conseguimos fazer uma mistura legal!  Esperamos que as opções a seguir ajudem você a compor um repertório super bacana!

1. Ainda é cedo – Legião Urbana

A primeira da nossa lista também costuma ser o começo para muitos iniciantes no violão. Aliás, Legião é figurinha carimbada no repertório de quem ainda está dando os primeiros passos na música. Isso se deve ao fato de que a banda tem várias composições com acordes simples e, principalmente, sem pestana. É o caso de Ainda é Cedo.

Para tocar essa música, você só vai precisar de 3 acordes: Dm, C e Am7. O diferencial na cifra de Ainda É Cedo é que podemos usar uma batida padrão ou fazer um ritmo tocando apenas para baixo e com as cordas abafadas.

2. Que Sorte a Nossa – Matheus e Kauan 

Se o objetivo é impressionar o crush ou curtir um bom sertanejo, temos uma opção especial para você. A dupla da vez é Matheus e Kauan, com uma composição de Paula Mattos, que foi um verdadeiro sucesso. Que Sorte a Nossa tem mais de 200 milhões de acessos e ficou entre as mais tocadas nas rádios de todo o Brasil.

Tá a fim de tocar esse sucesso? Então, saiba que a cifra completa só utiliza 4 acordes simples (G, C9, Em7 e D9) e eles têm uma passagem muito facilitada. O padrão de ritmo se repete durante toda a música. É uma excelente pedida para treinar a passagem de acordes, viu?

3. Perfect – Ed Sherran 

Ainda na vibe romântica, mas agora no lado internacional, temos uma canção lindíssima para você botar o seu inglês pra jogo! Ed Sheeran é um grande compositor e suas músicas costumam ter afinações diferentonas e acordes mais complexos, mas não é o caso de Perfect.

Sabe os acordes da música anterior desta lista? Então, aqui vai usar praticamente o mesmo padrão. Na versão completa da música, você pode se aventurar e fazer um dedilhado bem bacana. Porém, se estiver procurando algo mais fácil, a batida da cifra simplificada de Perfect vai servir muito bem.

4. Aquieta Minh’Alma – Ministério Zoe

O Ministério Zoe é um grupo formado em 2003 e tem como objetivo trabalhar com os jovens por meio da adoração e da música. Então, se curte o estilo gospel, o sucesso Aquieta Minh’alma é uma opção e tanto de músicas sem pestanas, ideal para iniciantes.

A cifra de Aquieta Minh’aAlma só tem 4 acordes, que são bem conhecidos e com nenhuma pestana à vista, além de um ritmo bem comum. Aprenda, agora mesmo, como tocá-la no violão:

5. Trem-bala – Ana Vilela 

Outro sucesso para nossa lista de músicas sem pestanas, com certeza, é Trem-Bala, música que lançou a cantora Ana Vilela pro mundo. A letra sensível encantou uma galera por aí e é recomendada para aquela rodinha de violão marota, pois todo mundo vai cantar um trechinho.

A cifra da versão completa da música recomenda o capotraste na segunda casa do violão e os acordes são: A9, D9 e E. O ritmo intercala um padrão de toques com o polegar e dedo indicador, médio e anelar e uma batida para o refrão. Se não quiser usar o capo, basta fazer os mesmos acordes e cantar em outro tom.

6. Redemption Song – Bob Marley

Essa aqui também é do jeito que a gente gosta: um grande clássico e fácil de tocar. Bob Marley foi dos responsáveis por popularizar o reggae internacionalmente. Redemption Song é um hino da nação regueira e não pode faltar na sua lista de músicas sem pestanas.

Os acordes que compõem a música, 6 ao todo, são muito fáceis. O dificultador aqui pode ser a passagem, caso tenha dificuldades em transições mais rápidas, mas nada que um bom treino não resolva.

7. Por enquanto – Cássia Eller 

Essa música é uma das mais importantes da carreira da saudosa Cássia Eller. Isso porque a gravação de uma demo com essa composição de Renato Russo foi responsável pela contratação da cantora em uma gravadora. Então, hoje é seu dia de sorte, pois uma canção desse calibre figura na nossa lista de músicas sem pestanas. 

A cifra simplificada de Por Enquanto tem 15 acordes, mas não se assuste: todos são relativamente simples de se fazer. O ritmo é padrão na música inteira. Logo, a maior dificuldade é cantar e tocar ao mesmo tempo dando conta das passagens das notas. Assista à videoaula a seguir e vai “tirar de letra”:

8. Só os loucos sabem – Charlie Brown Jr.

É, taí uma banda que fez história e deixou muita saudade, hein? Por essas e outras é que não poderíamos deixar de mencionar uma das músicas sem pestanas desses meninos de Santos.

Só Os Loucos Sabem é a escolhida da vez, pois só tem um ritmo e exige apenas 5 acordes comuns: Am, C, D, Em, G. Lembrando que a versão completa tem um riff bem legal, porém na cifra simplificada é só fazer a batida padrão no lugar.

Chegamos ao final de uma lista e tanto de músicas sem pestanas! Esse é apenas um ponto de partida, pois existe uma série de cifras fáceis esperando por você no site do Cifra Club. 

Cifra Club Academy te ajuda a tocar músicas sem pestanas
Cifra Club Academy, plataforma de ensino de música pronta pra formar músicos completos (Imagem/Divulgação)

Mas saiba que não precisa fugir das pestanas para sempre. Você pode contar com o Cifra Club Academy, uma plataforma de ensino online de música que vai possibilitar o crescimento no seu nível de aprendizado. Isso tudo sem precisar sair de casa e com os instrutores incríveis que você já conhece.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK