Cifra Club

Cifras simplificadas de MPB para aprender a tocar hoje

Se você gosta desse gênero que marcou a história do Brasil, vai curtir as cifras simplificadas de MPB que preparamos nesta edição especial. 

A chamada “Música Popular Brasileira” (MPB) surgiu em meados dos anos 60, a partir de influências da bossa nova e do folclore do sertão. Temperos de jazz, rock e folk, também ajudaram a propor um conceito mais amplo nas propostas sonoras, bem como textuais do estilo.

Gilberto GIl, Jorge Ben e Caetano Veloso, durante os anos 60
Gil, Jorge e Caetano foram responsáveis por conectar a MBP com rock e outros tipos de música (Foto/Internet)

Naqueles tempos, a bossa nova perdeu um pouco de leveza devido aos conflitos políticos, e as letras das canções não falavam mais de amor, e sim de liberdade. Afinal, a música era a forma de expressão mais impactante. Logo, artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Zé Ramalho e Elis Regina marcaram as canções na época. 

Ao longo das décadas seguintes, a MPB foi se modernizando e dialogando com as linguagens musicais vigentes. Atualmente, a força da MPB está nos talentos de Maria Gadú, Anavitória, Lenine, entre outras feras.

Afine aí o seu instrumento, aqueça sua voz e bora fazer um som!

10 cifras simplificadas de MPB

Não poderíamos deixar de destacar que o violão sempre foi protagonista na música popular brasileira, independente da geração. Logo, reunimos aqui um festival com as melhores cifras simplificadas de MPB, da velha e da nova, tudo para você aprender e tocar ainda hoje. 

Naquela Mesa – Nelson Gonçalves

Naquela Mesa é uma canção de Sérgio Freitas Bittencourt, compositor e jornalista brasileiro, filho de Jacob do Bandolim. Logo, essa canção comovente foi feita em homenagem ao seu pai que faleceu, em 1969.

Mas ganhou notoriedade em 1974, quando foi gravada e interpretada por Nelson Gonçalves. Nessa versão simplificada de Naquela Mesa, você utilizará apenas 4 acordes, com um ritmo padrão bem fácil de reproduzir, conforme vemos na videoaula abaixo

Águas de Março – Tom Jobim

Essa sublime canção é um clássico da MPB, que entrou no coração de todos os amantes do gênero. Foi produzida em 1972, no álbum Tom de Jobim e o Tal de João Bosco, para a coleção Disco de Bolso d’O Pasquim.

Tecnicamente, é uma música bastante difícil de tocar. Mas você pode executar no violão com a cifra simplificada de Águas de Março, cujos acordes são A, A7, D, Dm e E. 

Se você não abre mão de encarar um desafio, a videoaula abaixo te ensina a versão completa desse clássico

O Bêbado e o Equilibrista – João Bosco 

Essa canção foi composta por dois dos principais nomes da MPB, João Bosco, e Aldir Blanc, em meados de dezembro de 1977. A letra é considerada o hino da anistia, pois na época estava ocorrendo o declínio da ditadura militar no Brasil. Mas, a verdadeira intenção da canção foi homenagear Charles Chaplin, que morreu na época de Natal do ano de 1977. 

Entre as cifras simplificadas de MPB, a de O Bêbado e o Equilibrista é uma das mais fáceis desafiadoras. Você pode tocar essa canção com acordes simples, e um ritmo de levada bem tranquila de fazer. Confira na aula:

Eu Só Quero Um Xodó – Gilberto Gil

Em  fevereiro de 1973, Gilberto Gil lançou a música Eu Só Quero um Xodó. A canção teve caiu no gosto do público e, por consequência, é considerada um dos maiores sucessos do cantor. Possui mais de 400 regravações. 

O ritmo é o verdadeiro “xodó” da canção. Para tocar com a cifra simplificada de Eu Só Quero um Xodó, você precisa de 7 acordes, conforme ilustra o vídeo abaixo.

Palavras Ao Vento – Cássia Eller 

Palavras Ao Vento é uma canção de Marisa Monte e Moraes Moreira. Trata-se de uma faixa gravada por Cássia Eller em 1999, no álbum Com Você…Meu Mundo Ficaria Completo.

A cifra simplificada de Palavras Ao Vento conta com 7 acordes, em tom de A. O ritmo padrão acompanha toda a melodia, conforme mostra a videoaula: 

Chão de Giz – Zé Ramalho 

Essa é uma das mais belas canções da MPB clássica. Foi  lançada no ano de 1978, em álbum homônimo. Chão de Giz remete às experiências de vida do autor de forma poética.

Para tocar a versão com cifra simplificada de Chão de Giz, você precisará apenas de 6 acordes. O padrão de ritmo também é tranquilo, apesar da pequena variação no final. Veja todos os detalhes nessa videoaula

País Tropical- Jorge Ben Jor

Um verdadeiro clássico dos clássicos, País Tropical foi composta pelo cantor e compositor quando ele ainda era Jorge Ben, em 1969. Foi regravada por Gal Costa, Wilson Simonal, Claudia Leitte, entre outros.

A cifra simplificada de País Tropical conta com 6 acordes simples e um padrão rítmico fácil de executar. Confira os detalhes dessa aula: 

Bela Flor – Maria Gadú 

Bela Flor é uma canção de Maria Gadú, lançada em 2009. É  bastante poética, e traz a leveza da nova MPB.

A cifra simplificada de Bela Flor utiliza acordes simples, porém, os acordes E7/G# e F#/A# podem ser incomuns para alguns. Dessa forma, eis uma ótima oportunidade para começar a trabalhar com acordes um pouco mais complexos. Fique de olho no ritmo e nas mudanças de acordes.

Singular – Anavitória 

Essa doce canção da dupla Anavitória foi lançada em 2016, no álbum ANAVITÓRIA. A cifra simplificada de Singular conta com apenas 5 acordes em tom de C, e um ritmo de toques para cima e para baixo durante toda a melodia. É bastante simples de reproduzir.

Trem-Bala – Ana Vilela

Essa poética e reflexiva canção de Ana Vilela foi lançada em 2016. Regravada por vários artistas, essa música até hoje é considerada uma importante canção nacional.

A cifra simplificada de Trem-Bala conta com apenas 3 acordes e capotraste na 2º casa. Para executar o ritmo: o dedo polegar na corda A, e os dedos indicador, médio e anelar nas cordas G, B, e E consecutivamente. São dois toques repetidos no dedo polegar, e uma puxada nos outros 3 dedos, conforme explica a videoaula:

Aprenda a tocar com cifras simplificadas de MBP e muito mais

Sem dúvidas, com essas cifras simplificadas de MPB, você “tira de letra” as músicas no violão. Mas… já pensou em romper limites e aprender a tocar qualquer música de forma completa? O Cifra Club Academy pode te ajudar a chegar em níveis cada vez mais avançados. 

Cifra Club Academy, plataforma de ensino de música que ensina desde cifras simplificadas da MPB aos clássicos do rock
Cifra Club Academy é a plataforma de ensino musical mais completa da internet brasileira (Imagem/Cifra Club)

Por isso, não deixe de conferir as vantagens de assinar esse serviço. Em primeiro lugar, já adiantamos que uma dessas vantagens é o acesso ilimitado a todos os cursos da plataforma. Cola na gente, que é sucesso!

Ahhh, e não esqueça de conferir algumas cifras simplificadas para clássicos do pop rock!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK