Cifra Club

Como tocar a música Aquarela no violão?

Confira o passo a passo completo para aprender a tocar a música Aquarela, do mestre Toquinho, no violão!

Aquarela, de Toquinho, é uma daquelas canções que já nascem clássicas, tamanha a criatividade e a beleza de seus versos. Ao mesmo tempo, o arranjo da faixa se destaca pelas linhas melódicas e harmônicas muito interessantes. Por isso, hoje é o dia em que você vai aprender como tocar Aquarela no violão!

Músico Toquinho tocando violão e cantando em uma apresentação
Toquinho é o responsável por uma das músicas de maior sucesso entre as crianças (Foto: Reprodução)

Dessa forma, vamos apresentar um passo a passo simples e objetivo para guiar o seu estudo da maneira mais tranquila possível. Assim, o seu repertório ficará mais encorpado, com uma canção de significado icônico. A faixa marcou gerações e encanta crianças e adultos até o dia de hoje.

Empolgado? Então, bora descobrir como tocar Aquarela no violão!

Como tocar Aquarela no violão?

Antes de tudo, é importante deixar claro que a música não apresenta grandes dificuldades técnicas. Como resultado, pode ser tocada por todos os níveis de violonistas, do iniciante ao mais experiente.

Além disso, vamos te ensinar duas versões: a completa e a simplificada. Portanto, caso ainda esteja bem no começo do estudo do violão, pode ser que a cifra simplificada de Aquarela seja a mais indicada a você, ok?

Versão completa de Aquarela no violão

Para uma sonoridade mais adequada, se possível, dê preferência a um violão com cordas de nylon. No entanto, se você só tiver cordas de aço à disposição, não há problema nenhum.


Além disso, saiba que a cifra de Aquarela está no tom de G. Ao todo, a faixa possui 11 acordes, sendo que nenhum é feito com pestana, o que já facilita um bocado a nossa missão, não é mesmo?

Introdução

Em sua gravação original, Aquarela conta com vários instrumentos diferentes, incluindo sintetizadores. Diante disso, vamos adaptar o arranjo para o violão, incluindo o tema melódico da introdução.

As cordas devem ser tocadas com os dedos. Assim, o dedilhado de Aquarela é feito com o polegar para os baixos, enquanto os dedos indicador, anelar e médio ficam a cargo das cordas primas.

Nesse contexto, a parte inicial da música terá duas vezes a sequência de acordes GG/BCC/D.

Siga a tablatura da canção para pegar o dedilhado certinho:

Dedilhado da introdução da música Aquarela no violão

Primeira parte

Na primeira parte cantada, os acordes são os mesmos da introdução. Em contrapartida, você não precisa realizar o tema melódico, apenas montar os shapes mesmo. O padrão de dedilhado muda um pouquinho em relação à introdução, mas será o mesmo nas demais partes.

As cordas são tocadas de forma ascendente, depois descendente. Com isso, note que, ao final do primeiro movimento em cada acorde, duas cordas são tocadas juntas.

Acompanhando a tablatura, não tem erro!

Dedilhado da primeira parte da música Aquarela no violão

Pré-refrão

Como já foi dito, o padrão do dedilhado seguirá igual ao da primeira parte. Porém, os acordes são um pouco diferentes no pré-refrão: Em, Em/D, C, F7M, G, G/B, C e C/D.

Cada acorde soa por um compasso, com exceção do último, que deve ser tocado pelo dobro do tempo. Esse recurso cria uma expectativa para a chegada da próxima parte – nesse caso, o refrão.

Cifra do pré-refrão da música Aquarela no violão

Refrão

No refrão, o dedilhado continua o mesmo. Porém, os acordes mudam mais uma vez. Nesse sentido, o refrão tem duas progressões de acordes.

A primeira (GD/F#C/EC/D) é tocada duas vezes consecutivas. Já a outra (GB7EmA7C/D), só uma vez, para finalizar o trecho.

Esse ciclo inteiro se repete duas vezes ao todo. Primeiramente, de “Vai voando” até “beijo azul” e, novamente, em “Entre as nuvens” até “vai pousar”.

Cifra do refrão da música Aquarela no violão

Pronto, agora você sabe como tocar Aquarela no violão! Depois do primeiro refrão, a linha de violão é repetida, e apenas a letra sofre algumas mudanças.

Dessa forma, basta tocar junto à videoaula a seguir para entender tudo certinho:

Versão simplificada de Aquarela no violão

Agora, é a vez de entender como tocar Aquarela simplificada no violão. Na verdade, a cifra é muito similar à da versão completa, com duas pequenas alterações: o C/D é substituído pelo D, enquanto o C/E dá lugar ao C. Ademais, o tema melódico da introdução não entra na versão simplificada.

Nesse sentido, a grande diferença que facilita a execução desta versão está na mão direita (no caso dos destros). Assim, em vez de dedilhar, você vai executar uma batida.

Com isso, o ritmo da música Aquarela na versão simplificada fica assim: ↓ ↑↑↓↑. Essa sequência de toques equivale a um compasso.

Esse padrão rítmico será usado por toda a música. Dessa forma, você vai executá-lo uma vez para cada acorde, com exceção dos momentos em que o D é segurado por dois compassos.

Confira a nossa videoaula e siga a cifra para identificar os trechos, ok? De resto, tenha cuidado apenas para não acelerar o andamento. Você vai tirar de letra, temos certeza!

Esperamos que você tenha curtido esse passo a passo de como tocar a música Aquarela no violão! Definitivamente, é uma canção que tem tudo para fazer sucesso nas reuniões de família, rodinhas de amigos e demais confraternizações.

Uma vez que você tomou gosto pela prática musical, fica aqui um convite mais do que especial: conheça o curso de violão do Cifra Club Academy!

A nossa plataforma de ensino musical online te dará todo o suporte para você evoluir no instrumento de forma remota, com um método organizado e ótimos materiais de apoio.

Para completar, o preço é bastante acessível! Portanto, faça a sua assinatura o quanto antes para aproveitar todas as vantagens da nossa academia!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK