Cifra Club

As 10 melhores músicas internacionais antigas pra ouvir e tocar hoje

Não tem jeito: a nostalgia faz parte do imaginário coletivo! Mesmo que não tenhamos vivido as épocas “X” ou “Y”, gostamos pra caramba de ouvir músicas internacionais antigas. Pra quem toca ou está aprendendo a tocar, então, as chamadas “canções das antiga” têm muito a ensinar, sobretudo a respeito de melodia, harmonia, interpretação, entre outros fundamentos.

The Doors fez uma das melhores músicas internacionais antigas

Mas, afinal, qual o conceito de antigo? Partindo do pressuposto de que o “tempo é relativo”, de acordo com as leis da física, para alguns, um single lançado em 2000 já tem cheiro de naftalina. Um hit lá da década de 50 seria a poeira em forma de notas musicais. Fato é, minha amiga e meu amigo, que essa análise temporal só dependente de você.

Neste texto, o baú de antiguidades musicais é aberto. No final da conversa, você terá ouvido, conferido a cifra e aprendido a tocar sucessos internacionais que marcaram o período entre as décadas de 1950 e 1980. Portanto e para tanto, se prepare emocionalmente para o nosso flashback de hoje. Bora correr pelo túnel do tempo?

Top 10 músicas internacionais antigas

Selecionar um Top 10 de músicas internacionais antigas é tão difícil quanto recuperar palhetas perdidas. Mas já que pra tudo tem jeito, pensei em uma lista que fosse democrática, surpreendente, e cheia de canções lendárias. Desde já, peço desculpas por não ter colocado muita, mas muita [e vai faltar muita] canção boa na escalação. Felizmente, nada impede posts futuros sobre esse mesmo assunto 😉

Ah, outra coisa importante: o post não é só sobre rock, pop ou qualquer outro estilo. Afine aí o seu violão, aqueça sua voz e se liga só na playlist.

1. Blue Suede Shoes – Elvis Presley

Claro, todos nós sabemos, que Elvis Presley gravou centenas de hits que poderiam estar nesta lista. É justa, no entanto, a presença dessa música nesta lista por um fato: trata-se de um dos primeiros clássicos da história do rock. Confira a videoaula completa desse som.

Confira a cifra completa, incluindo os solos, de Blue Sued Shoes!

2. Ben – Michael Jackson

Em 1972, o então adolescente Michael Jackson já era um artista acima da média. Naqueles tempos, em paralelo aos trabalhos com o grupo Jackson 5, MJ começou a voar alto na carreira solo. Além de batizar o segundo disco do cantor sem os irmãos, Ben foi o primeiro de 12 sucessos de Jackson a atingirem o topo das paradas nos EUA.

3. Africa – Toto

Contestada por muitos, mas amada por tantos outros, a banda Toto é um ícone da década de 80. Verdade seja dita: o apuro técnico desses músicos é incomum. Lançada no disco IV, de 1982, Africa é uma canção que resistiu ao teste do tempo.

4. I Don’t Want To Talk About It – Rod Stewart

Lançada em 1975, no 6º disco solo de Rod Stewart, essa música é um hino não oficial da “DR”. Brincadeiras à parte, a versão definitiva desse grande hit só apareceu na década de 2000, quando marcou o encontro da voz arenosa de Rod com a sutileza da interpretação de Amy Belle.

5. Fly Me To The Moon – Frank Sinatra

Segundo entendidos no assunto, o “Blue Eyes” foi o melhor cantor da música popular do século XX! Lançado em 1964, o standard do jazz Fly Me To The Moon ajudou a embalar missões Apollo na Lua! Cá pra nós: essa música é bem interessante pra mandar pro crush, ou seja, nos anos 60, até a ciência era mais romântica do que concreta!

6. Heroes – David Bowie

Lançada em 1977, essa canção foi inspirada em um beijo entre Tony Visconti e sua namorada nas proximidades do Muro de Berlim. Segundo estudiosos da obra de David Bowie, diferentemente da comum interpretação sobre otimismo em sua letra, Heroes tem como essência um tom “obscuro” e “traumático”. Clássico!

7. Girls Just Want to Have Fun – Cindy Lauper

Uma das heranças mais legais dos anos 80 é o pop dançante, colorido, inteligente e cheio de clipes legais! Nesse sentido, Girls Just Want to Have Fun, hino feminista imortalizado por Cyndi Lauper é presença obrigatória na nossa lista!

8. Break on Through (To the Other Side) – The Doors

Ah, os anos 60! Que década maravilhosa, senhoras e senhores, garotas e garotos! Um turbilhão de acontecimentos culturais, sociais, políticos, artísticos, etc e tal! A explosão de experiências sensoriais dos Doors é um dos muitos ícones para relembrarmos a música daquela década tão emblemática dos tempos modernos.

Que tal corrigir a cifra de Break on Through, clássico dos Doors?

9. Walk This Way – RUN DMC ft. Aerosmith

No ano de 1986, o Aerosmith era a decadência em forma de banda. Foi então que uma sonzeira de 1975 e o trio mais power do hip-hop resgataram a banda liderada pelos “toxic twins” do purgatório! Então, aqui temos um crossover do hard rock com rap, além de uma fusão das décadas de 1970 e 1980.

Acesse a cifra e a videoaula completas de de Walk This Way.

10. Heaven – Bryan Adams

Por fim, um clássico do pop rock romântico de Bryan Adams! Lançada em 1983, Heaven foi a canção que apresentou o simpático canadense de voz rouca pro mundo. Eis uma canção fácil pra você tocar, hein!

Já que você chegou até aqui, que tal me dar um help? Nesse sentido, basta compartilhar o link deste post nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp, mas sempre marcando seus contatos que curtem ouvir e tocar músicas antigas.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK