Cifra Club

Como tocar cajón? Confira dicas e a história do instrumento

Neste artigo, te apresentaremos as melhores dicas de como tocar cajón! Além disso, você vai conhecer um pouco das origens deste instrumento maravilhoso.

Músico tocando cajón
O cajón é um instrumento divertido de tocar, prático e interessante de ouvir (Foto: Freepik)

Saber tocar cajón pode fazer toda a diferença na hora de rolar um som entre amigos ou em apresentações mais intimistas. Mas as qualidades do instrumento vão além do fato de ser portátil, incluindo também extensão e qualidade das sonoridades e, ainda, adaptação a diferentes estilos musicais.

É quase como se ele agregasse diferentes tipos de instrumentos percussivos em um só. Enfim, é uma caixinha cheia de vantagens!

Qual a origem do instrumento cajón?

O cajón tem raízes na cultura africana e foi inventado no Peru, onde é considerado Patrimônio Cultural da Nação.

Há diferentes versões sobre sua origem, mas a mais aceita atribui a criação a escravos em meados do século XIX. O instrumento teria sido desenvolvido como uma forma de driblar a proibição de instrumentos de pele, como os tambores que eram usados em rituais africanos.

Na década de 1970, o violonista espanhol Paco de Lúcia foi responsável por levar o cajón à Espanha e introduzi-lo ao flamenco. A partir daí, o instrumento ganhou o mundo, sofrendo várias adaptações, como a inclusão de bordões e esteiras.

É difícil tocar cajón?

É um pouco mais complexo do que apenas batucar na mesa, mas o princípio é o mesmo. 

Então, basicamente, depende da facilidade que você tem de acompanhar ritmos. Mas também é preciso alguma sensibilidade para perceber e utilizar as diferenças entre timbres, intensidades e outras propriedades do som.

Quem entende o básico de bateria e outros instrumentos de percussão leva uma boa vantagem. Inclusive, um dos maiores atrativos do cajón é funcionar como uma espécie de bateria portátil, possibilitando levá-lo para reuniões casuais de amigos, por exemplo.

Como tocar cajón?

Para tocar cajón, você precisa conhecer os timbres que ele oferece e saber como extraí-los. Além disso, é preciso saber como combiná-los para criar o conjunto percussivo.

Considerando que os timbres básicos são o grave e o agudo, você pode construir muita coisa baseada no uso de bumbo e caixa de uma bateria.

Confira, a seguir, algumas dicas para aprender o básico do instrumento:

Postura e formas de bater

Desde já, acostume-se a observar sua postura, procurando manter sempre a coluna ereta ao tocar. Ou seja: evite curvar-se demais sobre o cajón. Desenvolver esse hábito desde o início fará muito bem à sua saúde.

Não há necessidade de bater no centro da caixa, pois todos os timbres que você procura podem ser encontrados no terço superior do instrumento.

O timbre mais grave, que lembra o bumbo da bateria, é obtido batendo-se mais ao centro do tampo, com as mãos espalmadas ou em concha.

Além de obter sonoridades diferentes pela posição das mãos, você pode escolher entre deixar a batida soar ou abafá-la. Para deixar soar, bata rapidamente afastando a mão. E para abafar, bata e segure o tampo.

Já os timbres agudos, que lembram a caixa da bateria, estão nas extremidades laterais da parte superior do tampo, praticamente na dobra do instrumento.

O jeito tradicional de bater é com dois dedos bem na extremidade, o que resulta em um som mais seco. O som mais preenchido se obtém batendo com todos os dedos, mantendo-os mais firmes.

Explorando ritmos e sonoridades

É possível tocar qualquer ritmo no cajón, principalmente adaptando as batidas da bateria aos recursos deste instrumento.

Assim, cabe a você escolher os ritmos de sua preferência e explorar as possibilidades do cajón. Lembrando ainda que, além das mãos, você pode usar outros acessórios para obter diferentes sonoridades e timbres do instrumento.

Com a vassourinha, por exemplo, você consegue um timbre de condução bem parecido com o do chimbal de bateria. Logo, não há limites para o que se pode criar em termos de sonoridade, sendo possível até mesmo usar pedais de efeitos no instrumento.

Como não machucar a mão no cajón?

Com alguns cuidados prévios e também na hora de tocar, é possível machucar menos as mãos, mas não tem como evitar a dor. Afinal, o cajón é um instrumento feito de madeira rígida, para ser tocado batendo com as mãos!

Separamos algumas práticas que você pode realizar para reduzir um pouco os danos:

  • Fazer alongamentos e aquecimentos de mãos e dedos antes de tocar;
  • Tocar com as mãos relaxadas;
  • Alternar as mãos a cada batida.

Agora, pensa com a gente: quanto mais pessoas souberem como tocar cajón, melhores serão os saraus, as rodas de samba, os forrós no quintal, etc. O mundo (e as suas festas) só tem a ganhar ao promover esse instrumento.

Então, amigos e amigas, compartilhem este artigo e contribuam para a maior popularização deste querido instrumento!

Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK