15 dicas para iniciantes aprenderem como tocar teclado
Descubra as dicas definitivas para começar, de maneira eficiente, os processos de aprender a tocar teclado.
Para você que ainda está só começando e quer umas dicas de como tocar teclado, apresentamos agora alguns dos principais fundamentos do instrumento. Desde o mais básico, para quem não sabe nada do assunto, até para quem já está arranhando suas primeiras músicas.

Acima de tudo, tente não perder o foco se algumas dicas parecerem muito básicas ou muito avançadas para o seu nível neste momento. Afinal, é assim mesmo que se dá os primeiros passos, sempre retomando o que já se sabe e avançando no desconhecido. Então, desafie-se e vamos nessa!
Como aprender a tocar teclado? Confira as melhores dicas
Claro que você não vai sair arrasando só com um artigo sobre como tocar teclado, mas já é um bom começo. Então, aproveite essas dicas, pratique bastante os fundamentos e não desista! Preparado?
1. Decida se você quer tocar teclado ou piano
Para começar, decida se você quer aprender a tocar teclado mesmo ou pretende passar para o piano. Isso porque, além deles terem aprendizados diferentes, a decisão pode te ajudar na hora de escolher o teclado que você vai comprar.

2. Aprenda o nome das notas e das teclas
A primeira coisa que você deve saber sobre o teclado em si são os nomes de cada nota. Quando tiver tudo decorado, pratique de modo a localizar o mais rápido possível uma nota depois de pensar no nome dela.

3. Posicione e pratique as mãos direita e esquerda
Primeiramente, numere os dedos de suas mãos de 1 a 5, começando pelo dedão. Assim, ele é o 1, indicador 2, dedo médio 3, anelar 4 e mindinho 5. Agora, coloque o dedão da mão direita na nota Dó que estiver mais ao centro do teclado e os outros dedos sobre cada uma das notas brancas seguintes: 2 no Ré, 3 no Mi, 4 no Fá e 5 no Sol.
Após isso, localize a próxima tecla Dó à esquerda e coloque o mindinho da mão esquerda sobre ela. Distribua os dedos assim:
- 5 no Dó;
- 4 no Ré;
- 3 no Mi;
- 2 no Fá;
- 1 no Sol.
Esta é a posição básica para as duas mãos. Você precisa aprender a mover as duas ao mesmo tempo, mas de modo independente.
O exercício mais básico para isso é apertar as teclas em sequência, com as duas mãos ao mesmo tempo. Use os dedos 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1 (Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Fá – Mi – Ré – Dó).
4. Estude teoria musical
Se você está lendo este artigo, já está dando passos importantes, mas é preciso aprofundar os estudos de teoria musical. Pra começar, por exemplo, precisa saber o que é ritmo, harmonia e melodia, além de outros fundamentos que já estamos passando aqui.
Veja o que o instrutor Lucas Telles tem a dizer sobre a importância de aprender teoria musical:
5. Cuide da sua postura
Procure manter a coluna ereta quando estiver praticando. Solte os braços e levante as mãos até que seu braço forme um “L”, com o cotovelo em um ângulo reto.
Os dedos das mãos devem ficar meio curvados, como se você estivesse segurando uma bolinha. E ali, na ponta deles, devem estar as teclas, então coloque o teclado na altura certa!
Além disso, pratique alguns exercícios de alongamento antes de tocar e, se achar necessário, interrompa a prática algumas vezes pra se alongar mais um pouco.
6. Conheça os intervalos musicais
Basicamente, um intervalo musical é a distância entre uma nota e outra. Mas é muito importante entender como usar os intervalos, porque eles estão na base de conceitos como acorde maior ou menor, por exemplo.
7. Entenda e pratique escalas
Pra entender todas as escalas, você precisa ter passado pelo aprendizado dos intervalos e saber a diferença entre tom e semitom. Uma escala maior, por exemplo, tem 8 notas, e as distâncias entre elas seguem a ordem disponível abaixo:

Pra começar, você pode aprender a escala de Dó Maior, que consiste simplesmente nas notas de teclas brancas, conforme disponível no diagrama abaixo:

Pratique tocando essas notas em sequência, primeiro no sentido da escala e depois de trás pra frente. Repita algumas vezes, sempre falando os nomes das notas em voz alta.
8. Saiba o que são acordes
Basicamente, um acorde é formado por três notas, ou uma tríade. Um acorde maior contém a primeira nota da escala, a terceira e a quinta.
Assim, o acorde de Dó Maior, por exemplo, é formado pelo Dó (primeira nota), pelo Mi (terceira nota) e pelo Sol (quinta nota).
9. Aprenda a ler músicas
Dependendo do caminho que você escolheu, entre piano clássico ou teclado popular, terá que aprender a ler partituras de teclado ou cifras, respectivamente.
Afinal, é a maneira padrão, mais simples e mais rápida de aprender a tocar as músicas que você gosta. Pra ler cifras, por exemplo, você precisa conhecer os nomes dos acordes pelas letras:

10. Procure orientação
Conforme for avançando, talvez você sinta falta de orientações sobre os passos seguintes, então seria bom procurar cursos que sigam uma progressão. Fazer aulas, da forma que for melhor e mais acessível para você, é sempre a melhor alternativa.

No curso do Cifra Club Academy, você realmente irá aprender a tocar teclado do zero. Confira abaixo um spoiler do conteúdo que será estudado ao longo das aulas:
- Introdução ao instrumento e informações essenciais;
- Exercícios que trabalham técnica, teoria e repertório;
- Possibilidades de explorar os mais variados timbres do teclado;
- Desenvolver a textura de teclado acompanhador;
- E muito mais!
11. Amadureça um repertório
Quando souber montar alguns acordes, você já sabe como tocar teclado de forma básica e pode começar a praticar com músicas. O ideal, naturalmente, é começar pelas mais simples, e há muitas delas que se enquadram nessa categoria. Veja, por exemplo, a sugestão de repertório da instrutora Luísa Mitre com músicas que possuem apenas 4 acordes:
12. Tenha paciência!
Sim, sabemos como seria bom aprender de um modo bem rápido e sem necessariamente muito esforço, mas a verdade é que não existe isso. Portanto, não adianta ter pressa, pois ela só vai piorar as coisas. Respire fundo e leve o tempo que precisar em cada etapa.
13. Facilite a sua concentração
Uma coisa que vai ajudar bastante é ter um lugar e um tempo especiais para estudar e praticar. Então, prepare bem o ambiente, tire um tempo, se desligue do mundo e mergulhe inteiramente no mundo da música e no seu aprendizado.
14. Dedique-se
Praticar, praticar e praticar: essa é a única maneira de aprender. Mas lembre-se de que fazer isso por 15 minutos todos os dias é melhor do que passar 3 horas treinando em um dia só da semana. Com um pouco de disciplina, qualquer pessoa pode vir a tocar assim algum dia:
15. Divirta-se!
Seja como for, lembre-se que a diversão também pode ser um ótimo método de aprendizado. Portanto, explore os sons do seu teclado, experimente ritmos, invente músicas… Enfim, não precisa levar tudo tão a sério o tempo todo. Afinal, o melhor da música é curtir!
E aí, gostou? Então, agora, além de pegar o caminho certo para saber como tocar teclado, compartilhe também esse artigo com seus amigos. Nossa dica de ouro é: conheça os cursos de música do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino de música online, você conta com o melhor método de aprendizado por um preço bastante acessível. E as vantagens não para por aí. Olha só alguns dos benefícios que a sua assinatura te garante:
- Assistir às aulas quando e onde quiser (basta ter conexão com a Internet);
- Aprender do zero e de forma sequencial;
- Curtir lives exclusivas com os instrutores;
- Acesso ao Cifra Club PRO (navegar sem propaganda, mais funções no afinador, entre outras vantagens);
- Material com padrão de qualidade Cifra Club.
Não perca mais tempo e aproveite essa oportunidade. Bons estudos e muito sucesso pra você!
Roger Dorl
Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.