Cifra Club

Os 10 melhores guitarristas de blues de todos os tempos

Quer conhecer os melhores guitarristas da história do blues? Neste artigo, te contamos tudo sobre alguns nomes lendários do gênero musical!

Os anos 60 são considerados os anos de ouro do blues. Principalmente, pela revolução provocada na música, além de todo o significado da origem do gênero. Nesse sentido, hoje você vai conhecer os melhores guitarristas de blues da história, neste artigo especial!

Robert Johnson
Robert Johnson é um dos nomes de destaque da nossa lista (Foto: Reprodução)

Vale lembrar que a história do blues serviu de inspiração para vários outros estilos musicais e artistas. Por exemplo, Elvis, Beatles, Rolling Stones, entre outros. É por isso que nós preparamos esta lista especial com nomes históricos da guitarra blues.

Quem foi o maior representante do blues?

Para muitos historiadores e pesquisadores musicais, existem certos nomes que são, inegavelmente, referência no estilo. Dessa forma, listamos 10 dos maiores representantes do blues de todos os tempos.

Aliás, antes de seguir em frente, queremos te fazer um convite, sobretudo para quem quer aprender a tocar blues. Já que estamos falando dos melhores guitarristas de blues de todos os tempos, confira um e-book completo e gratuito sobre os licks mais famosos do gênero!

Enfim, agora vamos à nossa lista!

B.B. King

A sigla B.B. nada mais é do que “Blues Boy”. B.B. King foi eleito pela revista Rolling Stones um dos três maiores guitarristas da história. E não é por menos. Ao longo da sua carreira, acumulou um total de 15 Grammys, além de outras premiações que coroaram seu talento e sua importância para o blues.

Stevie Ray Vaughan

Outro grande nome é o do guitarrista, cantor e compositor Stevie Ray Vaughan. Ele foi muito importante para o surgimento do Texas blues, estilo que marca a fusão do blues com o rock. Isso sem falar nos prêmios conquistados e o espaço no Hall da Fama do Blues.

Eric Clapton

Eric Clapton nos presenteia com o seu talento há décadas. Por mais que, ao longo dos anos, o seu estilo tenha mudado bastante, o blues sempre fez parte da sua essência. Além disso, ele também faz parte da lista da Rolling Stones dos maiores guitarristas de todos os tempos. Muito por causa do seu jeito de tocar, que é tido como inovador.

Joe Bonamassa

Acredite, Joe Bonamassa toca guitarra desde os 4 anos de idade! Ele já foi, até mesmo, elogiado pelo B.B. King por causa de seu talento. Colecionador inusitado (ele tem mais de 400 modelos de guitarra e de amplificadores), é inegável a sua contribuição para o cenário blues.

Robert Johnson

Com uma morte controversa, repleta de polêmica, Robert Johnson foi um dos melhores e mais importantes guitarristas de blues da história. Isso porque ele foi essencial em padronizar o formato de 12 compassos no blues.

Buddy Guy

Mais um nome que marcou o blues, Buddy Guy é um dos maiores influenciadores do estilo Chicago blues. Ademais, serviu de inspiração para grandes guitarristas dos anos 60, incluindo Jimi Hendrix. Parte disso é por causa do seu jeito tão único de tocar, que mistura diferentes sonoridades, alternando entre sons pesados e outros mais leves.

Albert King

Albert King foi eleito pela revista Rolling Stones como o 13º maior guitarrista de todos os tempos. Ele foi muito importante para as gerações de instrumentistas que vieram após. É considerado um dos “Três Kings do Blues”, ao lado de B.B. King e Freddie King.

Gary Clark Jr.

Guitarrista, músico e ator, Gary Clark Jr. é tido como um dos principais nomes do blues da atualidade. Já houve, até mesmo, pessoas comparando o seu estilo de tocar com o de Stevie Ray Vaughan e Jimi Hendrix. Porém, não se engane. Mesmo com as comparações, a originalidade é uma de suas principais características.

Jimi Hendrix

Jimi Hendrix é, para muitas pessoas, o melhor guitarrista da história. Ele faz parte de praticamente todas as listas, do rock ao blues, o que demonstra o reconhecimento que tem em todo o mundo.

Samantha Fish

A nossa última grande guitarrista é Samantha Fish. Cantora, compositora e guitarrista, ela é conhecida pela sua mistura de estilos. Não à toa, são mais de 30 prêmios conquistados – mesmo não tendo nem 15 anos de carreira.

Quer ficar craque na guitarra blues também?

Ao longo do conteúdo, apresentamos os 10 melhores guitarristas de blues de todos os tempos. Eles serviram de inspiração para você? Se sim, saiba que não há forma melhor de aprender a tocar guitarra blues do que com o Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino, você vai conhecer tudo sobre o universo do blues nas seis cordas de forma didática e pensada na sua evolução no instrumento. Nesse sentido, as aulas abordam todas as características do gênero musical, a origem do estilo e as principais técnicas utilizadas.

Ademais, além do preço acessível para ingressar no Cifra Club Academy, você garante vários benefícios ao estudar com a gente:

  • Possibilidade de assistir às aulas de onde e quando quiser – basta ter internet;
  • Lives exclusivas de tira-dúvidas;
  • Canal no Telegram exclusivo;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro – que inclui navegação sem anúncios no site e recebimento de newsletters exclusivas, por exemplo.

Curso de guitarra blues do Cifra Club Academy
Foto de Ayllana Ferreira

Ayllana Ferreira

Jornalista apaixonada por conteúdo. Curiosa nata, geek e apaixonada por tudo o que envolve cultura. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK