Cifra Club

Músicas de artistas LGBTQIA+ para tocar no violão

Confira nossa lista de artistas para ouvir e tocar com orgulho!

A luta da comunidade LGBTQIA+, na vida social e também na arte, é fundamental para que todas as pessoas sejam respeitadas, representadas e ouvidas. Por aqui, preparamos uma lista de artistas LGBTQIA+ para você conhecer e aumentar o seu repertório!

No Dia do Orgulho LGBTQIA+, mas não apenas, convidamos você a conhecer as cifras de artistas de diversos estilos musicais que estão dominando nossas playlists. Venha com a gente!

8 músicas de artistas LGBTQIA+ para tocar no violão

A seguir, você irá conferir 8 sucessos de artistas LGBTQIA+, que te ajudarão a evoluir seus estudos com novos acordes, técnicas e levadas. Veja a setlist que separamos para hoje:

  • You Song
  • Bohemian Rhapsody
  • Zero
  • Stay With Me

E muito mais!

1. Your Song — Elton John

Antes de começar a tocar Your Song, lembre-se de posicionar o capotraste na terceira casa para subir um tom e meio.

A introdução é tocada dedilhada, e sugerimos que pratique bastante o padrão dessa parte, pois ele se repetirá em outras estrofes da canção.

No refrão entram as batidas, mas no finalzinho temos uma frase dedilhada. Já a segunda parte, é semelhante à primeira, porém, com variações no final da estrofe.

Os acordes são 19 no total, e dentre eles, algumas digitações são mais simples e outras um pouco mais complexas. Acompanhe a videoaula abaixo para mais detalhes!

Caso prefira tocar sem o capotraste, com 9 acordes e somente um ritmo do começo ao fim, explore as cifras simplificadas de Your Song!

2. Bohemian Rhapsody — Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody é uma canção diferenciada, pois, em sua maior parte, não trabalha muitas técnicas e sim padrões de dedilhado.

Com isso, encare-a como um desafio e vá com calma, verso por verso se necessário, para captar as nuances. E não se esqueça de colocar o capotraste na primeira casa para subir meio tom.

Algumas partes da música exigirão maior agilidade e desenvoltura na execução. Comece tocando mais devagar e aumente a velocidade conforme conseguir.

Além de um bom desafio, essa também é uma ótima oportunidade para ampliar seu repertório de acordes. Ao todos eles são 38!

Mas, se preferir tocar sem tantas nuances, sem o capotraste e com menos acordes, confira a versão simplificada de Bohemian Rhapsody.

3. Zero — Liniker

Zero é uma ótima canção para praticar transições, pois elas são dinâmicas do começo ao fim. Acompanhe as cifras para saber o tempo exato em que elas ocorrem, e tente seguir a versão original para não perder o tempo.

Os acordes são 4, sem nenhuma pestana, mas suas digitações podem exigir certa dificuldade para quem ainda não tem muita experiência. Se preferir, utilize a ferramenta de variar acorde.

4. Stay With Me — Sam Smith

Na maior parte do tempo, Stay With Me é acompanhada por um dedilhado padrão. Pratique bastante essa levada, principalmente a técnica das batidas nas cordas (indicada com um “x” na tablatura).

As variações aparecem nas passagens entre os acordes G4 e E7/G#, tenha cuidado nessas partes. O restante dos acordes são: Am7, C, F e G. Note que F e G estão em formas diferentes das mais habituais.

5. Idiota — Jão

Idiota é uma boa pedida para você que está iniciando os estudos no violão. Essa canção é composta por somente 4 acordes, sem nenhuma pestana. São eles: EmD GC. Inclusive, essa progressão se repete o tempo todo, com pequena variação no pré-refrão.

O ritmo segue o mesmo padrão em todas as partes, com exceção do pré-refrão. Nessa parte, entre os toques para cima, abafe o som das cordas com a mão esquerda (ou direita, para canhotos).

6. Old Town Road — Lil Nas X (feat. Billy Ray Cyrus)

Para tocar Old Town Road você precisará afinar seu violão meio tom abaixo, da seguinte forma: Eb – Ab – Db – Gb – Bb – Eb.

A introdução e primeira parte possuem 2 padrões diferentes de dedilhado, mas ambos são bastante semelhantes. E eles aparecem também na segunda parte.

Algumas estrofes da música são acompanhadas por batidas e, nesses trechos, o ritmo é tocado dividido. Os acordes são 4 no total, não exigindo grandes dificuldades.

7. Braille — Rico Dalasam

Braille é composta por apenas 2 acordes: Ab7M e Eb7M. Caso sinta que as formas não estão confortáveis para você, utilize a ferramenta de variar acorde.

A levada fica alternando entre toques para baixo e batidas. Aproveite para explorar o ritmo e inserir seu estilo!

Para facilitar o seu entendimento, tente acompanhar a versão original para compreender melhor a dinâmica da canção e suas pausas.

8. O Canto da Cidade — Daniela Mercury

Na introdução e dois primeiros versos de O Canto da Cidade, toque uma vez para baixo em cada acorde. A partir de “Eu vou andando a pé…” entram as batidas, que seguem até o final.

O ritmo da canção é bastante acelerado, por isso, pratique as transições e cuidado para não perder o tempo. Se precisar, comece mais devagar, e quando adquirir maior desenvoltura, tente acompanhar a versão de estúdio.

Os acordes são 7, com 2 pestanas entre eles: Bm e F#m, ambas na segunda casa.

Confira nossa lista de músicas pop para tocar no violão

Curtiu aprender canções de artistas LGBTQIA+? Esperamos que elas tenham te ajudado a aprimorar suas habilidades e técnicas!

Continue sua jornada de estudos e veja também nossa seleção de músicas pop para tocar no violão! Até a próxima!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK