Cifra Club

9 artistas LGBTQIA+ para ouvir com orgulho

Os artistas LGBTQIA+ conquistaram espaço no mundo da música e sempre fizeram parte dos grandes hits que embalaram festivais, e fizeram história. Portanto, no mês de junho é ainda mais importante exaltar os grandes artistas que conquistaram gerações e a admiração de grandes públicos.

Sam Smith segurando a bandeira do arco-íris, um dos símbolos dos artistas LGBTQIA+ mais populares da atualidade
Sam Smith está entre os artistas LGBTQIA+ mais populares da atualidade (Foto/Internet)

Atualmente, diversos artistas LGBTQIA+ compõem o cenário musical e são referências para públicos de todas as idades. No mundo todo, esses artistas representam uma comunidade expressiva e musicalmente diversificada. Logo, com a chegada da data que marca o Dia Internacional do Orgulho LGBT, separamos uma lista com 9 artistas para você ouvir e celebrar essa importante conquista. Confira!

1. Lil Nas X

Esse importante artista para a comunidade LGBTQIA+ vem conquistando espaço e o coração de milhões de fãs. Lil Nas X iniciou sua carreira de sucesso há pouco tempo. Em 2020 ele lançou um vídeo nas Redes Sociais que viralizou e já ultrapassa 21 milhões de reproduções.

Seu grande sucesso se deve à ousadia em que o artista se apresenta e ao teor ativista da causa LGBTQIA+. Uma de suas músicas mais tocadas representa o artista caindo do céu para o inferno e aterrizando de salto alto seduzindo o próprio demônio. Veja algumas das principais músicas no estilo hip hop do artista:

2. Pabllo Vittar

Com um repertório que transita por diversos ritmos musicais, como o pop, o brega, o funk e o eletrônico, a cantora conquistou gerações e, com certeza, será lembrada por seus grandes sucessos. Uma de suas marcas mais expressivas é a sua voz, e também sua performance animada durante seus shows e apresentações.

Pablo Vittar o nome brasileiro mais engajado entre os artistas LGBTQIA+
Contra o preconceito, Pabllo Vittar considera justa toda forma de amor (Foto/Internet)

Uma das Drag Queens mais famosas do Brasil, e do mundo, Vittar combina orgulhosamente estilos musicais brasileiros com o famoso pop americano, com letras que celebram e enaltecem a liberação sexual. As cores, roupas e purpurina, tendem a embalar os seus grandes sucessos. Veja alguns deles:

3. SOPHIE

Uma incrível artista trans que já trabalhou ao lado de grande nomes, como Madonna, Charli XCX, Kim Petras e Flume.

Caiu no gosto do público e da crítica com seu álbum de estreia, Oil of Every Pearl’s Un-Insides, de 2018. Com esse disco foi indicada ao Grammy de melhor álbum de música eletrônica, o que a colocou em destaque como a primeira mulher trans a concorrer a um prêmio na categoria. Algumas de suas músicas de sucesso para ouvir no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ são:

4. Hayley Kyoko

Essa artista LGBTQIA+ que se apresenta orgulhosamente como uma mulher lésbica, concentra uma série de sucessos que falam sobre o tema e o orgulho gay. Exerce forte influência para o público jovem, em razão de seu trabalho como atriz.

A suas canções falam sobre as suas relações amorosas para normalizar os relacionamentos lésbicos na sociedade. Alguns de seus clipes, inclusive, mostram a importância de expressar a liberdade de sua sexualidade. Além disso, a cantora faz questão de contribuir ativamente em causas que beneficiam a comunidade gay em geral.

Podemos conferir sua militância em canções, como:

5. Sam Smith

O vencedor do Grammy 2015 e já mundialmente conhecido Sam Smith é um forte representante da comunidade LGBTQIA+ por suas declarações públicas nas Redes Sociais e também nos palcos. Com um irreverente estilo que abrange o pop, house e o soul, o cantor britânico já conquistou os primeiros lugares em diversos países.

As músicas do artista, que são livres de preconceito e militam pela liberdade de expressão da comunidade gay, agradam todos os gêneros e gostos. Alguns dos seus sucessos são:

6. Liniker

Uma artista que busca romper com os tradicionais padrões heteronormativos, por meio de sua música que mistura soul e black music, para representar os seus sentimentos e a sua ideologia. Suas aparições unem o masculino e o feminino, conferindo um tom de androgenia ao palco e ao seus clipes.

Atualmente, Liniker se considera uma mulher trans e tem como objetivos artísticos fazer com que os seu público possa se identificar da maneira que quiser, colocando para fora o seu “eu”. Para curtir um pouco de sua potência musical, confira alguns de seus sucessos:

7. Rico Dalasam

Como forma de exercer a livre expressão, sem medo e sem filtro, o rapper faz de sua homossexualidade o pilar de suas músicas. O artista transita por ritmos musicais variados, como o pop, o hip hop e o trap. Uma de suas aparições mais populares foi o feat. com a Pablo Vittar, na música Todo Dia. Alguns de seus principais sucessos são:

8. Johnny Hooker

Um artista multitalentoso, que atua, compõem e canta, Johnny Hooker buscou inspiração em Caetano Veloso, Madonna, David Bowie, entre outros. Em suas composições, procura falar sobre seus amores e romances, na maioria por homens. Suas músicas que buscam fortalecer o movimento LGBTQIA+ são embaladas por ritmos como o pop, o rock e o brega. Confira algumas delas:

9. Daniela Mercury

Dona de uma voz irreverente e imbatível no palco, a cantora se assumiu gay muitos anos após iniciar sua carreira. De lá pra cá, surpreendeu o Brasil, e o mundo, tornando-se um ícone da luta LGBTQIA+. Com mais de 20 milhões de discos vendidos, Mercury representa o Brasil com seu tradicional e inesquecível axé.

Sua presença alegre e animada nos palcos, remete muito ao período do carnaval. A cantora fez sua parte com a comunidade LGBTQIA+ ao declarar publicamente que é uma mulher com sexualidade múltipla. Alguns de seus principais hits, são:

E então, curtiu nossa lista de grandes artistas LGBTQIA+ para ouvir com orgulho nesse mês tão especial? Se sim, compartilhe agora mesmo para que outras pessoas também possam celebrar em grande estilo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK