Cifra Club

Como chegar no timbre do David Gilmour?

Embarque conosco nesta jornada para descobrir tudo o que envolve o timbre de guitarra do mestre David Gilmour!

David Gilmour tocando em show do Pink Floyd
O guitarrista do Pink Floyd é uma das maiores referências para qualquer um que toque o instrumento (Foto/Reprodução/Internet)

Fala, guitarreiros e guitarreiras! O artigo de hoje tem uma grande e ousada missão: desvendar os segredos relacionados ao inconfundível timbre do David Gilmour!

Nesse sentido, explicaremos em detalhes as etapas da cadeia de sinal do guitarrista que fez história com o Pink Floyd. Assim, você entenderá como cada peça funciona e até poderá tentar recriar esse belíssimo som de guitarra com o seu equipamento.

Gostou da ideia? Então, vamos lá!

Como alcançar o timbre do David Gilmour?

Antes de mais nada, é importante frisar que as informações trazidas a seguir se baseiam no som de guitarra que Gilmour imortalizou nos clássicos da banda Pink Floyd.

Além disso, tenha em mente que obter exatamente o mesmo timbre é uma tarefa praticamente impossível. No entanto, ao compreender os detalhes do setup do músico, tirar um som de guitarra similar se torna totalmente plausível.

Guitarra

Primeiramente, que fique claro que Gilmour usou muitos instrumentos ao longo da carreira. Porém, não há como negar que a guitarra mais famosa dele é a Fender Stratocaster preta, a chamada “Black Strat”.

Atualmente, a Fender produz uma réplica bastante fiel ao exemplar original, que obviamente tem preço elevado. No entanto, você pode usar qualquer Strato minimamente bem construída para se aproximar do timbre do David Gilmour.

Apenas se certifique de que o instrumento tenha ponte tremolo, esteja bem regulado e sem problemas elétricos, ok?

Captadores

Na guitarra do David Gilmour, os captadores são três modelos single-coil, que têm um timbre brilhante e estalado por natureza. Nesse sentido, o do braço e o do meio são originais, mas o da ponte é um modelo customizado pela Seymour Duncan.

Atualmente, esse captador é vendido pela marca com o nome de SSL-5. Ele possui mais médios, força e corpo do que um single-coil comum, trabalhando melhor em solos, por exemplo.

Apesar disso, nada impede que você obtenha um som similar com os captadores single-coil originais da sua Stratocaster. O importante é que eles tenham um sinal claro e bem definido – e que você ajuste o restante dos equipamentos de forma adequada.

https://www.youtube.com/watch?v=M2QqUCNiGNQ

Cordas

David usa um encordoamento com uma combinação especial de calibres: .010, .012, .016, .028, .038 e .048. Essa configuração é vendida comercialmente pela marca GHS com a assinatura do guitarrista.

Assim, note que as cordas B e G são mais leves do que um jogo padrão .010, facilitando os bends. Ao mesmo tempo, os bordões são mais espessos, fornecendo um som bem encorpado.

Mesmo que essa mescla de calibres seja interessante, você pode utilizar qualquer encordoamento padrão de sua preferência para tirar o timbre do David Gilmour. O mais importante é deixar a ação das cordas confortável à sua maneira de tocar, combinado?

Palheta

David Gilmour usou palhetas diferentes ao longo da carreira, de vários formatos, espessuras e materiais. Dessa forma, nosso conselho é que você não use palhetas muito macias, pois pode ser difícil tocar de forma agressiva com elas.

Lembre-se de que Gilmour executa as notas com muita dinâmica – às vezes fraco, às vezes bem forte. Por isso, a palheta deve ser resistente.

Amplificador

É aqui que as coisas começam a ficar complicadas. No estúdio, Gilmour costuma usar diversos amplificadores. Assim, várias gravações são resultado de plugar a guitarra diretamente em aparelhos valvulados.

Em outros casos, o registro foi feito plugando a guitarra na mesa de som, ou seja, sem amplificador. Ainda assim, você reconhece a identidade do guitarrista em cada gravação.

No palco, David Gilmour usa seus cabeçotes Hiwatt de 100 watts ligados em gabinetes 4×12. No entanto, isso também é alterado frequentemente.

Nesse sentido, recomendamos que você escolha um amplificador com bom timbre limpo, que não sature muito em altos volumes. Se for valvulado, melhor ainda.

Outra opção é utilizar simuladores digitais, cujos timbres estão mais realistas a cada dia. Escolha um amplificador virtual baseado em um Hiwatt ou um Fender para imitar o timbre do David Gilmour!

Pedais

Alguns setups de pedais do Gilmour usados em turnês são absurdamente grandes. Então, em vez de listarmos aqui tudo o que ele já usou, vamos indicar alguns aparelhos essenciais para se aproximar do som de guitarra dele.

O Big Muff é sempre citado quando falamos do timbre de David Gilmour, com seu som gordo e cantante para solos. Ao mesmo tempo, muitos guitarristas conseguem resultados similares com o ProCo Rat, que é ainda mais versátil.

Além disso, outros itens essenciais são: um bom phaser, um delay digital envolvente, um pedal de overdrive transparente, um compressor e um chorus. Com esses efeitos, você consegue tocar praticamente qualquer hit do Pink Floyd, basta regular de forma apropriada.

Novamente, se você estiver usando uma pedaleira digital, escolha as simulações mais próximas dos pedais originais de Gilmour.

O jeito de tocar 

Quem nunca ouviu a frase “o timbre está nos dedos”? Sim, isso é verdade, ainda mais no caso de David Gilmour. A pegada faz toda a diferença.

Portanto, para soar como este ícone da guitarra, você deve tocar como ele. Obviamente, isso é impossível, mas você pode tentar se aproximar. Os bends agressivos, a expressão do vibrato, o fraseado na escala pentatônica, a palhetada firme

Por isso, escute muito as músicas do Pink Floyd para entender o jeito de tocar de David Gilmour. Busque imitar as técnicas, mas sem ser obsessivo. Afinal, você nunca deve esquecer a sua própria identidade como guitarrista.

Para te ajudar ainda mais a alcançar o timbre do mestre, fique com este vídeo especial sobre ele fazendo pentatônica em Shine On You Crazy Diamond:

Dica final

E aí, gostou das nossas sugestões sobre como tirar o timbre do David Gilmour? Agora, temos uma dica final para quem deseja se tornar um guitarrista completo.

Faça parte do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de cursos online! Lá, você pode estudar guitarra no seu próprio ritmo, com a ajuda de nossos melhores professores e com materiais de apoio realmente incríveis. Dessa forma, você vai evoluir de forma muito mais rápida no instrumento, pode apostar!

Então, ficamos por aqui, galera das guitarras! Até a próxima e muito som para você!

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK