Cifra Club

Aprenda agora 15 músicas de Luiz Gonzaga no violão

Listamos as melhores músicas do mestre Luiz Gonzaga com dicas para você aprender a tocar no violão!

Concorda que não podem faltar canções icônicas da música brasileira em seu repertório? Nesse sentido, esta é a sua chance de aprender várias delas em uma tacada só. Isso porque hoje vamos te ensinar a tocar as principais músicas de Luiz Gonzaga no violão!

Luiz Gonzaga tocando sanfona
Tocar as músicas do Rei do Baião é inspirador (Foto: Reprodução)

Conhecido como o Rei do Baião, Luiz Gonzaga do Nascimento deixou um legado incrível ao levar a cultura nordestina para todo o país. Dessa forma, suas canções, que são ricas em todos os sentidos, até hoje tocam profundamente o coração dos brasileiros.

Então, bora enriquecer o seu repertório com as músicas de Luiz Gonzaga?

Como tocar as músicas do Luiz Gonzaga no violão?

Antes de mais nada, se você é iniciante no instrumento, relaxe, porque as canções do artista não apresentam grandes dificuldades para tocar. Claro, um ou outro desafio pode surgir, mas temos a certeza de que você dará conta do recado!

Uma vez que fizemos essa pequena introdução, chegou o momento de descobrir como tocar as músicas de Luiz Gonzaga no violão! Confira as faixas escolhidas:

  • Riacho do Navio
  • Pagode Russo
  • Luar do Sertão
  • Assum Preto
  • Ave Maria Sertaneja
  • A Morte do Vaqueiro
  • Qui Nem Jiló
  • Sabiá
  • Vem Morena
  • Eu Só Quero Um Xodó
  • A Vida do Viajante
  • Numa Sala de Reboco
  • O Cheiro da Carolina
  • Xote Das Meninas
  • Asa Branca

1. Riacho do Navio

Primeiramente, uma música simples para aquecer os dedos. Riacho de Navio possui apenas 4 acordes. Porém, o pulo do gato está nas pestanas, presentes em três deles: Bb, F e F7. Portanto, força nos dedos! Para compensar, o ritmo é lento, o que acaba facilitando o raciocínio para a troca de acordes.

2. Pagode Russo

Quer aprender como tocar o clássico Pagode Russo? O ritmo é fundamental para a canção. Nesse sentido, o primeiro ataque da palheta deve priorizar as cordas graves. Depois, efetue uma batida para baixo nas cordas agudas, seguida de outra para cima. Após isso, abafe as cordas com a mão que monta os acordes. Por fim, os shapes não são dos mais difíceis aqui.

3. Luar do Sertão

O maior desafio de Luar do Sertão está em memorizar a progressão de acordes, já que são 19 shapes no total. Além disso, alguns deles contam com baixos invertidos e sétimas. Por sua vez, a levada rítmica é básica e constante em toda a faixa.

4. Assum Preto

Em primeiro lugar, você vai notar que a introdução de Assum Preto apresenta um tema melódico. Você pode seguir a tablatura para executá-lo no violão. Na tonalidade de D, a música tem apenas 5 acordes, todos básicos. Tenha mais atenção ao Gm, que traz a única pestana da faixa.

5. Ave Maria Sertaneja

Ave Maria Sertaneja deve ser executada em dedilhado. Então, deixe o polegar para os bordões, enquanto as primas devem ser tocadas com os dedos indicador, médio e anelar. Os acordes da música são populares, então não há segredos nessa parte. Ademais, cuidado para não acelerar o andamento e saiba que há algumas “baixarias” que podem exigir certa destreza.

6. A Morte do Vaqueiro

Na cifra de A Morte do Vaqueiro, atenção redobrada para o , que exige uma minipestana nas cordas mais finas. Os outros acordes são simples. Por fim, compreenda a acentuação rítmica do arranjo para replicar em sua batida no violão.

7. Qui Nem Jiló

Qui Nem Jiló possui 13 acordes no total. Tenha atenção às pestanas e à digitação dos shapes com sétima e diminuto, ok? Como a música é agitada, a mudança de acordes é rápida. Portanto, cuidado para não perder o ritmo nas trocas.

8. Sabiá

Afinal, como tocar Sabiá no violão? Para isso, deixe a palheta de lado e faça a levada com os dedos. A música tem apenas 8 acordes – a maioria deles é básica. Porém, alguns têm digitações menos usuais. Portanto, treine bastante esses formatos. Por fim, tenha atenção às pausas do arranjo original.

9. Vem Morena

Apenas 3 acordes compõem a base harmônica de Vem Morena. No entanto, dois deles têm pestana em sua formação. Ou seja, é preciso ter resistência nos dedos. Achar a batida certa também pode ser difícil de início, mas ouça com atenção o pulso da gravação original para tentar replicá-lo no violão.

10. Eu Só Quero Um Xodó

Eu Só Quero Um Xodó é no tom de E e possui 11 acordes. Alguns deles fogem da formação básica, pois apresentam sétimas e nonas, além de pestana. Ao mesmo tempo, as frases nos bordões exigem precisão no tempo e no ataque às cordas. Em contrapartida, se você não se sentir confiante para executá-las, pode ignorá-las de início.

11. A Vida do Viajante

Definitivamente, fazer a “baixaria” de violão igual ao arranjo original de A Vida do Viajante é uma difícil missão para iniciantes. Então, para tocar essa música, tente seguir o violão simples de acompanhamento (o do lado esquerdo do panorama de mixagem). Além disso, tenha atenção aos baixos invertidos e às pestanas, beleza?

12. Numa Sala de Reboco

Como tocar a música Numa Sala de Reboco? Simples: seguindo a mesma lógica das anteriores, pois a batida é similar, com acentuação no segundo tempo. Para completar, se você com medo dos acordes, temos outra boa notícia! Eles são bem simples, olha só: A7, B7, D7, Em e G.

13. O Cheiro da Carolina

Para tocar O Cheiro da Carolina, você vai repetir a mesma sequência de acordes em toda a faixa: Em – F#7 – Bm. Como há duas pestanas, pode ser que você canse nas primeiras tentativas. Mas seja persistente! Ademais, o ritmo deve ser bem marcado.

14. Xote Das Meninas

Dentre os 11 acordes de Xote das Meninas, apenas o G7 tem pestana. Ao mesmo tempo, olhos ligados no F#m7(5-), que possui uma digitação não tão usual. Fora isso, sua maior missão é fazer a levada suingada, sem ignorar as pausas da versão original.

15. Asa Branca

Para finalizar, você vai saber como tocar Asa Branca no violão! Os 7 acordes da música são fáceis de montar. Por sua vez, a levada deve ser realizada com os dedos. A dificuldade está em executar as frases melódicas entre os acordes. Confira a nossa videoaula completa de uma das mais famosas músicas de Luiz Gonzaga:

Fala a verdade, seu repertório subiu de nível ao aprender as músicas de Luiz Gonzaga no violão, não é mesmo? Agora, um belíssimo pedaço da história da música brasileira está na ponta dos seus dedos. Show demais!

Então, se você está na empolgação e quer continuar progredindo no instrumento, aqui vai uma dica final: conheça o curso de violão do Cifra Club Academy!

A nossa plataforma de ensino musical online conta com uma metodologia pensada na sua evolução. Além disso, o preço é muito acessível. Ou seja, não tem como não aproveitar e curtir muito!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK