Cifra Club

Músicas de primavera para tocar no violão

Aumente seu repertório com nossa lista de músicas sobre a primavera!

Associar as estações do ano a diferentes emoções é algo muito comum. Elas mudam o jeito que vestimos, comemos e, claro, as músicas que ouvimos. Pensando nisso, separamos algumas músicas de primavera, ou com temática primaveril, para você tocar!

Você vai ver que é possível abordar o tema em diferentes gêneros musicais. Então, é uma ótima chance de aumentar seu repertório para cantar e se acompanhar ao violão!

10 músicas de primavera para tocar no violão

Nesta lista, você vai encontrar dez músicas de primavera que passam por diversos gêneros, como rock, mpb, soul, jazz e samba.

O nível geral é intermediário, mas algumas músicas serão um convite a se desenvolver e ampliar seu repertório de cifras. Vem com a gente!

1. Primavera – Tim Maia

Com um refrão poderoso e uma verdadeira declaração de amor, Primavera contém todos os elementos de um clima primaveril – além do título, claro!

A música contém 6 acordes, sendo três deles com pestanas Bm7, C#m7 e E7(4/9). Mesmo que não sejam acordes básicos, eles não são difíceis.

Uma dica: o E7(4/9) pode ter outros shapes que evitam a pestana. Aproveite para utilizar nossa ferramenta de variar o acorde e descubra outro shape que pode dar outra sonoridade à música.

2. Primavera – Los Hermanos

É natural que músicas de primavera tenham esse nome e falem de flores em seus versos. A Primavera, do Los Hermanos, foi um grande sucesso no início dos anos 90.

Para tocá-la, você vai precisar utilizar o capotraste na 1ª casa. A música contém 11 acordes e três possuem pestanas (Cm, Bm e Fm).

No geral, esta música vai te ajudar a trabalhar as fôrmas de acordes simples, sendo uma boa opção até para quem ainda está em um nível iniciante-intermediário.

3. Here Comes The Sun – The Beatles

No hemisfério norte, a chegada do sol simboliza a despedida de um inverno gelado. Here Comes The Sun é a celebração das coisas que a primavera promete, como vida e alegria.

Para tocar este clássico dos Beatles, você precisará usar um capo na sétima casa. A progressão de acordes não tem grandes desafios, exceto o A7(9) que exige uma pequena extensão no dedo 1.

Pratique devagar para não fazer muito esforço. Além disso, é uma ótima oportunidade de treinar dedilhado!

4. Flor de Reggae ­Ivete Sangalo

A primavera também pode combinar com um clima praiano, como podemos conferir em Flor do Reggae, da Ivete Sangalo.

A cifra presente em nossa plataforma está na tonalidade de Eb, o que faz com que a maioria dos 7 acordes sejam feitos com pestanas.

Como ela é um reggae, você tem muito espaço para relaxar a mão durante a levada, sendo ótimo para treinar a qualidade e técnica deste fundamento.

E se você ainda está começando a aprender pestanas, temos uma dica: experimente mudar a tonalidade para Dm e colocar um capo na primeira casa.

5. I Can See Clearly Now ­– Johnny Nash

Grande sucesso dos anos 70, I Can See Clearly Now não é exatamente uma música de primavera, mas traz a temática de recomeço.

A canção contém 8 acordes, sendo três deles pestanas (F, C#m e Bm). O resto dos acordes são básicos, tornando esta música bem acessível.

6. Las Flores – Café Tacvba

Nossos hermanos também fazem músicas sobre primavera! Las Flores é parte do segundo álbum, Re, dos mexicanos do Café Tacvba.

Além da temática primaveril, é uma música divertida de tocar e ouvir. Ela possui 10 acordes, sendo três deles pestanas.

Outros acordes que merecem atenção são o Eb/G e o Ebm/Gb. Essas duas inversões tem shapes muito parecidos, mas podem exigir um pouco de prática para deixar debaixo dos dedos.

É uma música diferente e com alguns desafios, porém recompensadora!

7. Alvorada – Cartola

O samba também tem sua própria forma de exaltar a natureza, como é o caso de Alvorada, do mestre Cartola.

Ela já está em um nível avançado, mas se você quer explorar o samba e expandir seu vocabulário harmônico, é uma excelente pedida.

São 20 acordes, e apesar de algumas cifras parecerem complicadas, os shapes que merecem atenção são as inversões Ab/C, Bb/D, Bbm/D, além do B6.

A sugestão aqui é praticar devagar a mudança dos acordes até se acostumar com os movimentos.

8. Girassol – Cidade Negra

Além de cantar promessas de amor, renovação e natureza, músicas de primavera também podem celebrar a paz.

É o caso de Girassol, sucesso do Cidade Negra que fez parte do Acústico MTV. Nos seus 8 acordes, você vai encontrar três pestanas e a maioria dos shapes são simples.

9. It Might As Well Be Spring – Nina Simone

Canções de primavera também falam de esperança, como é o caso de It Might As Well Be Spring, que apresentamos na versão de Nina Simone.

São 21 acordes, com alguns que precisam de atenção como o B7(5+) e o E6. Mas o movimento sereno da música permite que você tenha bastante tempo para realizar a mudança dos acordes.

10. Mr. Blue Sky – Electric Light Orchestra

Mais uma música de primavera em inglês que exalta a chegada do sol ou do céu azul. Mr Blue Sky, da Electric Light Orchestra, voltou a estar em alta graças ao filme Guardiões da Galáxia vol. 2.

A música possui 14 acordes, mas com a maioria deles sendo bem acessível, apesar das seis pestanas presentes nos shapes.

O Eb no fundo é apenas a mesma fôrma do C, só que com o dedo 1 ocupado com a pestana. Ao entender isso, praticar esse acorde fica mais fácil.

Assim como as estações terminam, também chegamos ao fim da nossa lista de músicas de primavera. E aí, curtiu?

Aprenda músicas para outras estações

Cada estação pede por um tipo de música e mensagem diferentes. Então, convidamos você para dar uma olhada na nossa lista de músicas de outono para tocar e explorar outros tipos de mensagem além de expandir seu repertório!

Foto de Marco Teruel

Marco Teruel

Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK