Cifra Club

As melhores músicas que falam de saudade

As músicas que falam de saudade são bem populares no Brasil. Seja como for, nós temos muita identificação com as letras que exaltam esse sentimento causado pela ausência do outro ou de algo que ficou guardado na memória. Em outras palavras, seja por “sofrência” ou por sentir falta de alguma coisa que já aconteceu, todos gostamos de praticar o verbo relembrar.

Entre as músicas que falam de saudade, uma delas batiza o principal disco de João Gilberto
Com a temática da saudade, João GIlberto gravou o disco que mudou o curso da música cantada em português (Imagem/Divulgação)

Mas você já parou para refletir sobre a quantidade de canções, gravadas em português, que carregam a palavra “saudade” no nome?
São várias, pode apostar. Além disso, por aqui, em 30 de janeiro comemoramos o “Dia da Saudade”.

Pensando nisso tudo, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição [Ecad] fez um estudo e identificou as canções que exaltam esse sentimento tão presente em nossas vidas. Das mais de 14 milhões de obras musicais que constam nos arquivos do Ecad atualmente, foram encontradas 15.006 músicas que trazem a palavra “saudade” no título.

É um repertório quase infinito, concorda? Para recortar a conversa, vamos guiar nossa lista em dois rankings de músicas com a palavra “saudade” no título. Um elenca as “mais gravadas” e o outro as “mais tocadas nos principais segmentos de execução pública nos últimos cinco anos”. Nesse sentido, um dos maires banco de dados da América Latina nos indica canções que abordam o tema sob várias perspectivas.

Curtiu a ideia? Então, vem comigo! O melhor ainda vai chegar!

As melhores músicas que falam de saudade

Neste artigo, você confere a cifra e aprende a tocar as melhores músicas que falam de saudade. Tem algumas coisas de sofrência, MPB, saudade do love, entre outras. Antes de tudo, preciso lembrar que não há hits internacionais nesta nossa lista. A ideia, inclusive, é justamente enaltecer a relação da música nacional com a palavra “saudade”.

Músicas que falam de saudade também abordam corações partidos.
Nem só de assuntos sobre “coração partido” vivem as músicas que falam de saudade (Foto/Pexels)

Prepare aí os seus lenços, afine seu violão, pegue seu café ou chá e vam’bora!

Músicas de saudade – MPB

Entre as cinco músicas mais gravadas que levam a palavra “saudade” no título, Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, está em primeiro lugar. A gravação mais célebre, inclusive, foi a de João Gilberto. Que tal encarar o desafio de aprenda a tocar esse hino da MPB!?

Outra música de saudade que faz parte do universo da MBP bastante gravada é Ai, que Saudade d’Ocê, do compositor Vital Farias. Composta em 1982, essa canção foi sucesso nas vozes de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Zeca Baleiro, Fábio Jr., entre outros.

Em 1957, o mestre Dorival Caymmi escreveu o samba Saudade da Bahia. De acordo com o Ecad, essa é a quinta música sobre saudade mais gravada no Brasil. Além do próprio Caymmi, estrelas do naipe de Gilberto Gil e Tom Jobim gravaram esse hino.

Música sobre saudade – sertanejo

Quem nunca curtiu uma fossa ouvindo músicas sobre saudade? Disso tudo, a música sertaneja entende muito bem! Composta por Moacyr Franco e sucesso nas vozes de várias duplas, bem como de artistas solos, o clássico Ainda Ontem Chorei de Saudade resume bem essa situação.

Do mesmo modo, as gerações mais novas também tocam no assunto. Nesse sentido, as músicas Saudade Nível Hard, da Yasmin Santos e Saudade do Meu Ex, da Marília Mendonça, por exemplo, dão conta do recado.

Apesar da forte ligação com a questão do relacionamento, o tema saudade já teve outras abordagens na música sertaneja. Antes de tudo, conforme observado na música Saudades da Minha Terra, o sertanejo abordava a falta que sentia das coisas do campo.

Mais músicas que falam de saudade e distância

Além dos clássicos da MPB e do sertanejo que vimos acima, o Ecad indica outros estilos que também lidam bem com músicas que falam de saudade. Nesse sentido, Você Virou Saudade é um dos melhores exemplos possíveis! Fez sucesso na versão do Só Pra Contrariar, bem como nas vozes de vários outros artistas.

Do mesmo modo, temos a clássica Ê Saudade, sucesso em vários carnavais e micaretas. Composta por Manno Goés, essa canção é um clássico incontestável dos anos 2000.

Por fim, há uma canção que não poderia ficar de fora! Trata-se de Louca de Saudade, sucesso da dupla que deixou o sertanejo mais pop e eletrônico, ou seja, hit que está entre as melhores músicas de Jorge e Mateus.

Finalmente, o seu repertório de músicas que falam sobre saudade está completo! Agora, é só fazer o som e curtir bastante. E não se esqueça de compartilhar o link deste post, sempre marcando seus amigos que apreciam o que há de melhor na nossa cultura.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK