Quem foi Ozzy Osbourne, Pai do Metal
Relembre a vida e o legado de Ozzy Osbourne
Pai do Metal, impossível não saber quem foi Ozzy Osbourne. Ao lado de Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, Ozzy integrou o Black Sabbath.

Somada ao som do Black Sabbath, a voz de Ozzy Osbourne criou a sonoridade que definiu o heavy metal e inspirou gerações. Vamos conferir abaixo todo seu legado.
Quem foi Ozzy Osbourne? Relembre a biografia do Pai do Metal
No início dos anos 1970, o sonho de “paz e amor” chegou ao fim com a separação dos Beatles e a morte de ícones como Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Nesse cenário sombrio, uma nova sonoridade surgiu com o Black Sabbath para refletir os tempos pesados. Mas quem foi Ozzy Osbourne, o vocalista que deu voz a essa geração?
Suas interpretações sobre temas como apocalipse e insanidade conectaram-se com uma juventude que se sentia abandonada.
Essa sintonia o consolidou como o Príncipe das Trevas e um dos maiores ícones do heavy metal. A seguir, você confere os detalhes de sua trajetória.
O começo da carreira
John Michael Osbourne nasceu em 3 de dezembro de 1948, em uma família da classe operária de Birmingham, na Inglaterra.
Ele teve infância e adolescência difíceis: sofria de dislexia e foi vítima de abuso sexual na escola.
Logo após deixar o colégio, Ozzy começou a trabalhar em vários empregos duros, como operário de canteiro de obras e encanador.
Aos 14 anos, se tornou um grande fã dos Beatles, que o influenciaram a ser músico. Em 1969, ele montou a banda Polka Tulk Blues, com Tony Iommi na guitarra, Geezer Butler no baixo e Bill Ward na bateria.
Logo depois, eles mudaram o nome para Earth, descobrindo posteriormente que já havia outra banda com esse nome. Foi então que surgiu o Black Sabbath.
Ozzy Osbourne e o Black Sabbath
Com o lançamento do álbum homônimo de estreia da banda, em 1970, o mundo já tinha um vislumbre de quem era Ozzy Osbourne.
Seu jeito misterioso de cantar letras que falavam dos sentimentos sombrios da época o transformam em um ídolo dos jovens sem esperança.
O sucesso do Black Sabbath foi instantâneo: desde seu primeiro lançamento, o grupo era figura constante nas paradas tanto dos Estados Unidos quanto da Inglaterra.
As altas vendas de discos da banda se mantiveram por toda a década de 70.
Músicas como Paranoid, Iron Man, Bloody Sabbath, War Pigs, Black Sabbath e Changes fazem a cabeça dos fãs de metal de há várias gerações.
Em 1979, surgiram conflitos entre Ozzy e o resto da banda durante as gravações do que seria o álbum Heaven And Hell. Com isso, o vocalista foi expulso da banda.
Porém, é na carreira solo que vamos ter a noção completa de quem foi Ozzy Osbourne.
A carreira solo de Ozzy Osbourne
Um dos feitos mais notáveis de Ozzy foi ter conquistado muito sucesso tanto em carreira solo quanto com sua antiga banda.
Em 1980, o sucesso do seu álbum solo de estreia, Blizzard Of Ozz, se manteve por toda a década.
Músicas como Mr. Crowley, Crazy Train, Bark At The Moon, Flying High Again e Shot In The Dark se tornaram verdadeiros clássicos do heavy metal.
Na mesma década, Ozzy também foi responsável por um notório e polêmico acontecimento: mordeu um morcego durante um show, pensando ser de plástico/
Já nos anos 1990, Ozzy conseguiu manter o nível de popularidade da década anterior.
Entre seus grandes sucessos deste período, se destacam No More Tears, Mama I’m Coming Home e Perry Mason.
No século XXI, o Pai do Metal lançou menos discos, mas manteve as marcas registradas que definem quem foi Ozzy Osbourne.
Aliás, o sucesso contínuo chegou a extrapolar o âmbito da música: o reality show The Osbournes, exibido pela MTV, fez um enorme sucesso.
Em 2003, Ozzy foi diagnosticado com Mal de Parkinson; somente em 2020 ele tornou público sua condição de saúde. Mesmo assim, ele não parou.
O álbum Patient Number 9, lançado em 2022, alcançou o 1º lugar nos charts dos Estados Unidos e 2º na Inglaterra.
Falece Ozzy Osbourne, Pai do Metal, em julho de 2025
O mundo do rock se despediu de Ozzy Osbourne, em 22 de julho de 2025. O ícone do heavy metal faleceu aos 76 anos.
A confirmação veio por um comunicado da família, que informou que o cantor morreu cercado de amor e na companhia de seus familiares.
Ozzy Osbourne havia sido diagnosticado com Mal de Parkinson e enfrentou uma delicada cirurgia na coluna em 2022, para corrigir lesões de uma queda sofrida em 2019.
A causa da morte não foi revelada oficialmente.
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.