Cifra Club

Aprenda

Curso online de bateria

Exercícios Rítmicos (colcheias)

   Tô chegando pessoal!!! Como é que vai o batuque aí? Tudo OK com a aula passada? Espero que sim!!! Continue praticando as batidas até se sentir confortável. Tente acompanhar alguma música, com levadas simples de bateria, de preferência com andamento lento. Experimente alguma música do “U2”, ou algo parecido, mesmo que não seja muito o seu estilo musical.
    E paralelo a isso, vamos continuar com outros estudos... Nesta aula vamos praticar alguns exercícios rítmicos enfatizando a aplicação das “COLCHEIAS”. Mas a propósito, vocês lembram o que são Colcheias? Sim??!! Não??!! Mais ou menos??!! OK! Só pra tirar a dúvida, Colcheias nada mais são do que Figuras Musicais (assim como a Semibreve; Mínima; Semínima...) utilizadas para representar a duração do Som ou do Silêncio (no caso das pausas). Esse som pode ser de Caixa, Bumbo, Chimbal, Ton-ton, etc... isso depende da posição onde a figura se encontra, pra isso é que serve as linhas e os espaços do pentagrama, lembra? OK! Qualquer dúvida em relação a isso é só consultar a aula 3 (teoria básica).

Dúvidas? Sugestões? Comentários? Clique aqui.

    Os exercícios a seguir têm como objetivo desenvolver a coordenação, a cadência, o sincronismo dos toques e a desenvoltura rítmica. Antes de começar, vamos aprender...

COMO PRATICAR


    Primeiramente, comece tocando somente as notas de CHIMBAL (com pé), contando os tempos do compasso (1 e 2 e 3 e 4 e) em VOZ ALTA, em um andamento lento (acompanhe os segundos do relógio). Veja:


    Após se sentir confortável com a marcação do chimbal, acrescente as notas de CAIXA. Veja:
 

Reveja também a aula 8 (leitura rítmica – colcheias).


VAMOS AOS EXERCÍCIOS



  • Caixa em Colcheias
     

  • Caixa em Semínimas e Colcheias (muita atenção com os exercícios abaixo, pois no primeiro compasso temos notas de caixa em SEMÍNIMAS, e no segundo compasso temos notas de caixa em COLCHEIAS, porém a marcação do CHIMBAL é a mesma).



        Caso não tenha uma bateria, pratique as notas de caixa em alguma superfície, de preferência em uma borracha de estudo, marcando o pé esquerdo no chão (simulando o chimbal).

  • Anderson Faccioli Anderson Faccioli anfago@ig.com.br

    Cifra Club Pro

    Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
    Cifra Club Pro
    Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
    OK