Cifra Club

Aprenda

Curso online de bateria

Preparação Para Batidas

     Olá pessoal! Beleza??!! Já furaram o sofá da mamãe? Estão quebrando tudo??!! Desse jeito ela vai ser obrigada a te dar uma bateria. Brincadeirinha! Há outros meios!!! Por falar nisso estou recebendo muitos e-mails sobre “que bateria comprar”. Nas próximas aulas falaremos sobre isso.

    Bem, vamos lá. Nesta aula vamos praticar alguns exercícios para o desenvolvimento da coordenação, com o intuito de facilitar a execução das futuras batidas de bateria que iremos aprender. Vale a pena lembrar que uma aula complementa a outra. Caso tenha dificuldades, volte a aula anterior. Dúvidas? Já sabem: anfago@ig.com.br.
    Abaixo temos alguns exercícios utilizando apenas dois membros. Um deles, a MÃO DIREITA (destros) executará toques com a baqueta no CHIMBAL (mantenha-o fechado pressionando-o com o pé). O outro membro será: PÉ ESQUERDO (bumbo) ou a MÃO ESQUERDA (caixa). Para os canhotos, é só inverter tudo. Veja a nomenclatura abaixo:




COMO EXERCUTAR OS EXERCÍCIOS

    Analisando os exercícios abaixo, note que a MÃO DIREITA (no chimbal fechado) está marcando todos os tempos (1, 2, 3, 4), isso em todos os exercícios. Essa marcação deve ser precisa (conte os tempos em voz alta), ou seja, todas as notas de chimbal têm que ter o mesmo intervalo de duração (assim como o exemplo dos segundos do relógio - aula 3).
    As notas que estiverem abaixo do chimbal, deverão ser tocadas simultaneamente (ao mesmo tempo), podendo ser: chimbal e bumbo; ou chimbal e caixa.

Como exemplo, vamos analisar o primeiro exercício:

No 1º tempo, temos: chimbal e bumbo ao mesmo tempo; e no 2º, 3º e 4º tempos, temos somente o chimbal.

Pratique de preferência em um andamento lento. Vamos aos exercícios:




Obs.: No caso de não possuir bateria, improvise as peças utilizadas nesses exercícios. Exemplo: Chimbal por “tampa de panela”; Caixa por “balde ou lata”; Bumbo por “um movimento do pé tocando no chão”. O que vale é a intenção. Muitos bateras começaram assim!

   É isso aí galera, por hoje é só! Se a princípio tiver dificuldades, não se preocupe, isso é mais do que normal, vá com calma, comece por partes, tocando somente um dos membros (comece com o chimbal) e depois acrescente o outro. E como diz o meu amigo Chiquinho: “Vamosimbora” Lembre-se que é errando que se acerta. Pratique um pouco por dia, até se sentir confortável.

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!!!

Anderson Faccioli Anderson Faccioli anfago@ig.com.br

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK