Cifra Club

Aprenda

Curso online de bateria

Escrevendo uma Batida

    Olá pessoal! Tudo beleza??!! Pois é, já estamos na 16ª aula, acho que já deu pra pegar bastante coisa, né?! Mas acho que seria ainda melhor se vocês pudessem ter uma AULA COM O PROFESSOR AO LADO, tirando as dúvidas, mostrando os exercícios, e tal... Pois bem, eu estou organizando uma AULA EM GRUPO (gratuita) que será realizada em S. Paulo, no bairro de Moema, para tirar as dúvidas (tanto teóricas como práticas) relacionadas às aulas já estudadas até aqui. Se você está acompanhando o curso de batera e gostaria de participar dessa aula em grupo, envie um e-mail para anfago@ig.com.br, com nome, idade, telefone e disponibilidade de horário (dia e horário a definir).

    Continuando com nossos estudos... Nesta aula vamos aprender a ESCREVER UMA BATIDA no pentagrama, pois vamos lá!

ESCREVENDO UMA BATIDA




    Sem sombra de dúvidas a LEITURA MUSICAL tem uma função muito importante no aprendizado e no desenvolvimento musical. Imaginem vocês, uma pessoa que sabe falar, mas não sabe ler e escrever, isso o limita bastante não é? O mesmo acontece com o instrumentista, ele pode saber tocar, e não saber ler e escrever música, isso também o limita bastante!
    Já que praticamos, e conseqüentemente adquirimos uma boa noção sobre a LEITURA MUSICAL, vamos então desenvolver a mesma habilidade em relação a ESCRITA MUSICAL, pois ela é tão importante quanto a leitura, e como não existe habilidade sem pratica, vamos aos estudos.
    Quando escreve-mos uma levada, ge-ralmente começamos pelo CHIMBAL. E para que as notas fiquem justificadas no com-passo, fica mais fácil seguir a ordem ao lado para escrevê-las.






    Após seguir o processo "passo a passo" ao lado, agora é só agrupar as notas por tempo:



    Legal!!! Agora vamos tentar escrever algumas batidas já estudadas nas aulas anteriores (batidas 1, 2 e 3), só pra praticar, usando as regrinhas que aprendemos nesta aula. Comece pelo chimbal, e depois pela caixa e bumbo.

Lembre-se: haste para a direita quando para cima, e haste para esquerda quando para baixo.

Veja o Exemplo:



Levada da música "HELP",
dos Bleatles (estudada na folha anterior).
    Vamos lá, ESCREVENDO as BATIDAS (imprima essa folha ou use um caderno de música):






Dúvidas:
  • Em relação a leitura, consulte a aula 3 (teoria básica).
  • Dúvidas? Sugestões? Comentários? Clique aqui.


    PS» Continuem estudando a aula anterior (batidas 3), na aula que vem teremos a continuação (batidas 4).

  • Anderson Faccioli Anderson Faccioli anfago@ig.com.br

    Cifra Club Pro

    Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
    Cifra Club Pro
    Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
    OK