Cifra Club

Curso online de violão

por Fábio H.

Formação de Acordes - Parte A

Como já mencionado nas lições anteriores, intervalo é a distância que separa duas notas musicais. Os intervalos recebem denominações diversas, como abaixo especificado:

Nome

Distâncias

Exemplo

Segunda menor

1/2 tom (1 traste)

C para Db

Segunda maior

1 tom (2 trastes)

C para D

Terça menor

1 1/2 tons (3 trastes)

C para Eb

Terça maior

2 tons (4 trastes)

C para E

Quarta perfeita (ou justa)

2 1/2 tons (5 trastes)

C para F

Quarta aumentada ou Quinta diminuta

3 tons (6 trastes)

C para F#

Quinta perfeita (ou justa)

3 1/2 tons (7 trastes)

C para G

Quinta aumentada ou Sexta menor

4 tons (8 trastes)

C para G#

Sexta maior ou Sétima diminuta

4 1/2 tons (9 trastes)

C para A

Sétima menor

5 tons (10 trastes)

C para Bb

Sétima maior

5 1/2 tons (11 trastes)

C para B

Oitava

6 tons (12 trastes)

C para C

Usaremos também as seguintes abreviaturas:

M = maior
m = menor
J = justa (perfeita)
+ ou Aum = aumentada
o = diminuta

Muito bem. Isto é meio sacal (para não dizer chatíssimo) mas, tem que ser decorado se você quiser realmente dominar todo o processo de formação de acordes, ao invés de memorizar uma meia dúzia deles (de qualquer forma, na Lição VII vamos tentar facilitar a vida vendo uma forma simples de memorizar alguns acordes). Aliás, por acorde entende-se duas ou mais notas tocadas simultaneamente (ou quase simultaneamente).

Agora é fácil. Com 5 regrinhas básicas é possível formar os principais acordes, ou seja, aqueles com os quais você deve ser capaz de harmonizar a grande maioria das melodias. Os acordes principais são formados por tríades, ou seja, três notas encontradas na escala a que o mesmo pertence e, a posição relativa destas notas é sempre a mesma, qualquer que seja a escala em questão. Vamos as regras:

Acorde

Notas que Compõem

Exemplo

Acorde

Maior

I + IIIM + VJ

C + E + G

C

Menor

I + IIIm + VJ

C + Eb + G

Cm

Aumentado

I + IIIM + VAum

C + E + G#

CAum (C5+)

Diminuto

I + IIIm + VO

C + Eb + Gb

CO

Sétimo

I + IIIM + VJ + VIIm

C + E + G + Bb

C7

Agora basta aplicar esta seqüência de regras à qualquer uma das escalas (veja Lição II) e montar os acordes correspondentes. Se você não tentar não tem graça.


Fábio H. Fábio H. a

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK