Como já mencionado nas lições anteriores, intervalo é a distância que separa duas notas musicais. Os intervalos recebem denominações diversas, como abaixo especificado:
Nome | Distâncias | Exemplo |
Segunda menor | 1/2 tom (1 traste) | C para Db |
Segunda maior | 1 tom (2 trastes) | C para D |
Terça menor | 1 1/2 tons (3 trastes) | C para Eb |
Terça maior | 2 tons (4 trastes) | C para E |
Quarta perfeita (ou justa) | 2 1/2 tons (5 trastes) | C para F |
Quarta aumentada ou Quinta diminuta | 3 tons (6 trastes) | C para F# |
Quinta perfeita (ou justa) | 3 1/2 tons (7 trastes) | C para G |
Quinta aumentada ou Sexta menor | 4 tons (8 trastes) | C para G# |
Sexta maior ou Sétima diminuta | 4 1/2 tons (9 trastes) | C para A |
Sétima menor | 5 tons (10 trastes) | C para Bb |
Sétima maior | 5 1/2 tons (11 trastes) | C para B |
Oitava | 6 tons (12 trastes) | C para C |
Usaremos também as seguintes abreviaturas:
M = maior
m = menor
J = justa (perfeita)
+ ou Aum = aumentada
o = diminuta
Muito bem. Isto é meio sacal (para não dizer chatíssimo) mas, tem que ser decorado se você quiser realmente dominar todo o processo de formação de acordes, ao invés de memorizar uma meia dúzia deles (de qualquer forma, na Lição VII vamos tentar facilitar a vida vendo uma forma simples de memorizar alguns acordes). Aliás, por acorde entende-se duas ou mais notas tocadas simultaneamente (ou quase simultaneamente).
Agora é fácil. Com 5 regrinhas básicas é possível formar os principais acordes, ou seja, aqueles com os quais você deve ser capaz de harmonizar a grande maioria das melodias. Os acordes principais são formados por tríades, ou seja, três notas encontradas na escala a que o mesmo pertence e, a posição relativa destas notas é sempre a mesma, qualquer que seja a escala em questão. Vamos as regras:
Acorde | Notas que Compõem | Exemplo | Acorde |
Maior | I + IIIM + VJ | C + E + G | C |
Menor | I + IIIm + VJ | C + Eb + G | Cm |
Aumentado | I + IIIM + VAum | C + E + G# | CAum (C5+) |
Diminuto | I + IIIm + VO | C + Eb + Gb | CO |
Sétimo | I + IIIM + VJ + VIIm | C + E + G + Bb | C7 |
Agora basta aplicar esta seqüência de regras à qualquer uma das escalas (veja Lição II) e montar os acordes correspondentes. Se você não tentar não tem graça.