Cifra Club

Como tocar cavaquinho do zero?

Aprenda a tocar cavaquinho do zero com este passo a passo completo para iniciantes!

No artigo de hoje, vamos falar sobre esse instrumento muito popular no Brasil: o cavaquinho. Se você gosta de rodas de samba, pagode e choro, certamente já teve algum contato com esse instrumento. Então, para aprofundar essa relação, que tal aprender como tocar cavaquinho?

Ilustração de um cavaquinho com notas musicais em volta
O cavaco é um instrumento muito querido pelos brasileiros, sobretudo nas rodas de samba (Foto: Reprodução/Freepik)

Para facilitar a vida de quem quer começar a se aventurar nas quatro cordas, separamos dicas eficazes e práticas para você tocar cavaquinho do zero. Portanto, fique com a gente e se encante ainda mais por esse pequeno instrumento de origem portuguesa!

Qual é a diferença entre cavaquinho e ukulele?

Antes de tudo, muita gente confunde e não sabe a diferença entre esses dois instrumentos. Mas, apesar de similares, cada um tem suas particularidades bem notáveis.

Primeiramente, o cavaco quase sempre é tocado com cordas de aço, enquanto o ukulele geralmente tem cordas de nylon.

O tipo de corda já indica outra grande diferença na sonoridade de cada um: o cavaquinho tem um som mais vibrante, agudo e ressonante. Já o ukulele, possui um timbre mais suave, leve e relaxante.

Conheça mais sobre esses dois instrumentos com Caico Antunes no vídeo abaixo:

8 dicas para aprender a tocar cavaquinho

Para aprender a tocar cavaquinho, é importante conhecer, de fato, o instrumento, definir uma metodologia de estudos e começar por músicas menos complexas. E esses são só alguns dos muitos pontos a serem levados em consideração para adentrar no mundo dos cavaquinhos.

Pronto para nossas dicas certeiras?

1. Conheça a anatomia do cavaquinho

Pra começar, saber as partes que compõem um instrumento é fundamental para aprender a tocá-lo.

A seguir, você conhece os principais elementos da anatomia do cavaquinho, assim como suas respectivas funções:

Cabeça ou mão

Parte de cima, onde ficam localizadas as tarraxas do instrumento.

Tarraxas

Controlam a tensão das cordas e são essenciais para a afinação.

Braço

Área onde são formadas as notas e acordes. Também é onde ficam os trastes e as casas do cavaquinho.

Corpo

Onde se concentra a reverberação dos acordes e das notas que são tocadas.

Boca

Abertura responsável pela emissão dos sons.

Cavalete

Peça colada no tampo, onde são amarradas as cordas.

Rastilho

Junto do cavalete, temos o rastilho, responsável pela altura e pela tensão das cordas.

2. Quais são as cordas do cavaquinho?

Agora que você já sabe as principais partes do cavaquinho, chegou a hora de responder uma pergunta frequente: “quais são as 4 cordas do cavaquinho?”.

Primeiramente, assim como em outros instrumentos, elas são contadas de baixo para cima. Desse modo, as cordas do cavaquinho, geralmente, seguem a seguinte disposição:

  • D (Ré)
  • B (Si)
  • G (Sol)
  • D (Ré)

É importante destacar que existem também outros tipos de afinação para cavaquinho, como a afinação MiSiSol (de baixo para cima).

No entanto, a afinação em Ré maior é a mais utilizada e, por consequência, considerada a padrão.

3. Aprenda a afinar o cavaquinho

Um dos passos mais importantes no processo de aprender a tocar cavaquinho é saber como afiná-lo. E agora que você já conhece o nome das cordas, fica ainda mais fácil!

Para isso, você vai precisar de um afinador. Alguns modelos do instrumento já têm um embutido. Outra alternativa é baixar um aplicativo de celular.

Nesse sentido, a melhor opção para você é o afinador gratuito do Cifra Club, disponível tanto para Android quanto para iOS, assim como na versão web!

Passo a passo de como usar o afinador do Cifra Club
O aplicativo de afinador do Cifra Club é prático e intuitivo (Foto: Reprodução)

Para deixar o seu cavaco na afinação padrão (em Ré maior), por exemplo, cada corda precisa estar indicada com a letra correspondente às suas respectivas notas. Isso significa que, como já dissemos, a 1ª corda é Ré (D), a 2ª é Si (B), a 3ª é Sol (G) e a 4ª é Ré (D).

Com a ferramenta em mãos, toque corda por corda, sem pressionar nenhuma casa no braço do instrumento. A partir daí, você vai mexendo nas tarraxas, até encontrar a afinação correta para cada corda.

Se você precisar deixar uma corda mais aguda do que está aparecendo (subir tom), aperte as tarraxas. Já se for necessário um som mais grave (descer tom), afrouxe as peças. Gire as tarraxas sempre com cautela.

4. Compre o instrumento certo

Como todo instrumento musical, é possível encontrar no mercado diferentes marcas, modelos e preços de cavaquinho. Para quem está iniciando, são recomendados instrumentos de entrada, que geralmente têm valor mais baixo e não necessariamente deixam a desejar no quesito qualidade.

Nesse sentido, os modelos acústicos são a melhor opção para principiantes. Isso porque eles são feito exclusivamente para tocar desplugado.

Já os tipos elétrico e eletroacústico, são voltados para músicos que realizam apresentações e, como resultado, conectam o cavaquinho a uma caixa de som.

Além disso, cavaquinhos projetados para estudantes entregam o conforto e a sonoridade ideais para aprender, permitindo que você explore diversas possibilidades durante os estudos.

5. Tem como aprender a tocar cavaquinho sozinho?

Você já deve ter se perguntado se é muito difícil aprender a tocar cavaquinho. A resposta para essa questão é que, sim, é possível aprender a tocar cavaquinho sozinho!

No entanto, a dificuldade também vai surgir, e pode ser maior dependendo da sua dedicação e do seu foco nos estudos.

Ou seja, aprender um novo instrumento é maravilhoso, mas leva um tempinho até obter um resultado bacana. Então, tenha paciência, pratique muito e logo conseguirá notar sua evolução!

6. Organize sua rotina de estudos

Para aprender cavaquinho (e qualquer outro instrumento), o ideal é praticar uma média de 30 minutos por dia. Claro que esse tempo pode variar de acordo com a necessidade e disponibilidade de cada um. O mais importante é se dedicar e focar nos momentos de aprendizado.

Lembre-se: é muito mais vantajoso tirar alguns minutinhos a cada dia para praticar do que tocar por horas uma vez na semana. Acima de tudo, monte um plano de estudos claro e que te faça sempre aprimorar suas habilidades no instrumento.

7. Aprenda acordes e batidas

Neste momento, você já deve estar se perguntando por quais acordes começar nesse desafio de tocar cavaquinho do zero, certo? Comece com acordes mais simples, sem sustenidos ou bemóis por enquanto. Introduza esses shapes apenas quando tiver mais prática.

Para isso, explore o Dicionário de Acordes do Cifra Club. Assim, você vai conhecer vários acordes utilizados no cavaquinho e se acostumar com cada vez mais formas.

Além disso, de início busque tocar batidas básicas e sem muita velocidade. Dessa forma, você vai pegando o jeito da mão direita (esquerda, para os canhotos), e as trocas de acordes ficarão mais tranquilas.

Como já foi dito, é preciso paciência. Então, se acostume com as repetições, pois elas serão suas maiores aliadas!

8. Tire as primeiras músicas

Por fim, o momento mais desejado: tocar a primeira música no cavaquinho! Para isso, é imprescindível ouvir bastante canções tocadas no instrumento, para que você se familiarize ainda mais.

Ouça e tente tocar músicas de artistas que você já gosta. Nesse contexto, conte com as cifras de cavaco do Cifra Club para ampliar o seu repertório no instrumento e sempre progredir musicalmente.

Chegamos ao final do nosso guia de como tocar cavaquinho do zero! Esperamos que as dicas acima tenham somado muito em seu propósito de desbravar o mundo dos cavacos.

Aproveite e compartilhe este artigo com aquele amigo ou amiga que também é fã do instrumento e possa se interessar em aprender também! Quem sabe em breve não rola aquela roda de samba e pagode entre a galera?

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK