Cifra Club

3 desafios de violão para iniciantes para você superar

Avance nos seus estudos e treinos no violão superando esses desafios comuns na vida de quem está aprendendo!

Ao começar a aprender um novo instrumento, é comum sentir desânimo quando nos deparamos com algumas dificuldades. E os desafios de violão para iniciantes também não são diferentes.

Pensando em te incentivar nessa jornada, separamos algumas situações comuns que podem aparecer durante seus estudos e o que fazer para contorná-las. Bora?

Descubra quais são os desafios de violão para iniciantes

Sabemos que pode ser tentador largar o aprendizado de um instrumento quando surgem as primeiras dificuldades. No entanto, queremos que você continue aprendendo a tocar violão!

Por isso, listamos três desafios que podem surgir durante os seus estudos e algumas dicas de como contorná-los. Vem com a gente!

1. Diversificar no repertório

No caso de quem começa a estudar música, algo muito comum é descobrir um gênero musical favorito e querer aprender a tocá-lo, pensando principalmente no seu ídolo.

Até aí, tudo normal, certo? Só que, naturalmente, temos a tendência de querer tocar apenas o que gostamos de ouvir.

Contudo, esse tipo de barreira musical não faz bem, por isso é importante pensar fora da caixa e diversificar no repertório. É possível aprender o que os outros gêneros têm para ensinar, ajudando também na sua criatividade, dinamismo e versatilidade.

2. Desenvolver memória motora

Uma palavrinha define: repetição. Para desenvolver sua memória motora, você precisa repetir, por várias vezes, o que está estudando até conseguir fazer os movimentos de forma automática.

Dessa forma, não tenha preguiça de repetir os exercícios, as músicas, os acordes, as técnicas e as batidas!

Quando os movimentos estiverem automáticos, é sinal de que você desenvolveu a memória motora e já pode elevar o nível de dificuldade do conteúdo que vai treinar.

3. Pegar ritmo no violão

Antes de pegar o ritmo no violão, você precisa conhecer ou relembrar os dois principais requisitos para conseguir ter um bom desempenho.

O primeiro deles é ter noção e conhecimento sobre acordes. Não tem jeito de fazer uma levada no violão sem saber ao menos um ou dois acordes.

O outro é ter conhecimento prévio da música na qual se deseja tocar. E a melhor maneira de fazer isso é escutando ela muitas vezes.

Só assim será possível identificar melhor o ritmo. Afinal de contas, não tem como pegar o ritmo de uma música que você ainda não conhece, principalmente quem é iniciante no violão.

Treino com backing track: fundamento básico para pegar ritmo

Agora que você já sabe alguns dos desafios de violão para iniciantes, chegou a hora de praticar de uma maneira que vai te ajudar a entender qual o ritmo que se encaixa na música que você quer tocar.

Antes de treinar com canções, é recomendável que se comece pelo básico: pegue uma backing track, apenas com bateria e baixo, e faça treinos simples.

Com isso, você certamente conseguirá tirar o ritmo de ouvido e desenvolver uma batida ideal. Esse exercício, inclusive, vai te ajudar a desenvolver a técnica necessária para conseguir entender, diferenciar e aplicar os ritmos no violão.

Você também compreenderá como usar os movimentos para cima e para baixo com a mão direita, entre outras coisas. Depois que você já tiver dominado esse fundamento, comece a treinar uma música completa!

Toque junto com a música original

Após utilizar o backing track, chegou a hora de elevar o grau do treino. Primeiro, você deve colocar a música original para tocar e tentar identificar o que o violão faz nela. Se houver outros instrumentos, procure reconhecer as partes que te interessam.

Em seguida, tente reproduzir o ritmo que ouvir. Um dos jeitos mais fáceis para se familiarizar com a batida, é reproduzi-la com a boca. Para isso, sugerimos que você cante a batida.

Mesmo depois que identificar a batida, treine devagar para conseguir reproduzi-la adequadamente. Para esse tipo de treino envolvendo velocidade e tempo, nada melhor do que usar o metrônomo.

Continue se desafiando no violão!

E então, os desafios de violão para iniciantes foram superados? Você viu que com dedicação e persistência, é possível chegar longe nessa jornada.

Continue com o Cifra Club e aprenda algumas músicas de rock no violão para iniciantes. Além de ajudar nos estudos, você também vai aumentar o seu repertório. Nos vemos por lá!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK