Cifra Club

A história completa da dupla Leandro e Leonardo

Descubra como Leandro e Leonardo se tornaram uma das maiores duplas sertanejas do Brasil, em uma trajetória marcada por sucessos e emoções!

A história de Leandro e Leonardo é marcada por hits absolutos dos anos 90 e lembrados até hoje. Assim, os irmãos que saíram do interior de Goiás e enfrentaram dificuldades ganharam o país, tornando-se parte da história da música sertaneja.

Leandro sorrindo e olhando para a câmera e Leonardo olhando para a câmera em foto da dupla
Quando falamos de música sertaneja, uma das primeiras duplas que vêm à nossa cabeça é Leandro e Leonardo! (Foto: Divulgação)

Se você era jovem nessa época, certamente se lembra da carreira da dupla e já está sentindo nostalgia. Mas, se quer conhecer um pouco mais sobre esses artistas, está na hora de conhecer a biografia de uma das duplas mais icônicas do país.

Então, venha com a gente conhecer a biografia de Leandro e Leonardo!

Qual o nome verdadeiro de Leandro e Leonardo?

Antes de tudo, o nome verdadeiro de Leonardo é Emival Eterno Costa, e o de Leandro era Luís José da Costa. Os dois começaram a carreira após Luís perceber que tinha vocação para música, enquanto trabalhavam em uma plantação de tomates da família.

Nesse sentido, o jovem foi vocalista da banda Os Dominantes, que fazia covers de Roberto Carlos e Beatles. Como resultado, ele teve certo destaque na cidade de Vianópolis, interior de Goiás.

Após o período na banda, Luís decidiu sair e formar uma dupla com seu irmão, que trabalhava em uma farmácia.

Foi também nessa ocasião que os dois decidiram adotar um nome artístico. Dessa forma, se inspiraram nos filhos gêmeos de um dos funcionários da farmácia: Leandro e Leonardo.

A partir daí, eles venceram um programa de calouros da TV local e, com o dinheiro da premiação, seguiram para São Paulo para gravar o primeiro álbum.

Embora tivesse tiragem de somente 500 cópias, o projeto serviu para abrir portas para uma gravadora. Assim, o disco Leandro & Leonardo Vol. 1 foi lançado em 1986 e, no ano seguinte, Leandro & Leonardo Vol. 2 também ganhou as ruas e as rádios.

Mesmo assim, os álbuns não tiveram a repercussão esperada, o que fez com que a dupla lançasse um novo disco, dessa vez pela gravadora Continental. Nascia aqui o início do sucesso.

Como Leandro e Leonardo ficaram famosos?

Foi só a partir do lançamento de seu terceiro álbum, Leandro Leonardo Vol. 3, que o reconhecimento veio de fato, no ano de 1989.

Nele, estava a primeira música de sucesso de Leandro e Leonardo: Entre Tapas e Beijos. Além disso, o álbum contava com regravações de Zezé Di Camargo e Roberta Miranda.

No ano seguinte, eles lançaram o quarto disco, o mais vendido de toda a carreira, com quase 3 milhões de cópias. Dessa maneira, Leandro & Leonardo inclui os hits Pense em Mim e Desculpe, Mas Eu Vou Chorar, que embalaram o sertanejo dos anos 90.

Em seguida, o quinto álbum chegou às lojas. Com o novo projeto, mais hits, como as memoráveis Não Aprendi Dizer Adeus, Não Olhe Assim e Paz Na Cama.

Depois disso, o álbum seguinte apresentou aos fãs canções como Esta Noite Foi Maravilhosa e Temporal de Amor. Esta última, aliás, foi um sucesso maior que o esperado, tornando-se hit internacional, regravada até mesmo em castelhano.

Depois de tanta repercussão, mudaram de gravadora e emplacaram mais canções memoráveis nos álbuns seguintes, como Mexe Mexe e Dor de Amor Não tem Jeito.

Ao contrário dos demais álbuns da dupla, o volume 9 contava com influências country, resultando na Festa de Rodeio. Se você era criança nessa época, certamente dançou uma coreografia dela na Festa Junina!

Mas, além disso, o mesmo álbum ainda contaria com Eu Juro, uma balada romântica atemporal (versão de I Swear).

Os álbuns seguintes, volumes 10 e 11, lançados em 96 e 97, contariam ainda com Doce Mistério, Eu Sou Desejo, Você é Paixão, Horizonte Azul e Sempre Será.

Além disso, foi também no Leandro & Leonardo Vol. 11 que o sucesso nacional Cerveja estourou.

Como Leandro descobriu o câncer?

Após ser encontrado desmaiado em abril de 1998, Leandro descobriu que estava com câncer no pulmão. O diagnóstico veio após um exame de raio-x revelar que ele tinha um tumor já com o tamanho de uma laranja.

Após procurar tratamentos, inclusive fora do país, o cantor descobriu que seu câncer era raro – tumor de Askin – e com pouca chance de sobrevivência.

Em seu último ato público, o artista apareceu na janela do apartamento, enrolado em uma bandeira do Brasil, em apoio à Seleção, já que estava em período de Copa.

A imagem ficaria marcada para sempre na TV brasileira e na história de Leandro e Leonardo.

Leandro faleceu em junho de 1998 em decorrência da doença, que desencadeou em parada cardiorrespiratória e falência múltipla dos órgãos.

Qual música Leonardo fez pro Leandro?

Após o falecimento de Leandro, Leonardo seguiu carreira solo e lançou, em 1999, o disco Tempo. O álbum contém a canção Mano, feita em homenagem ao irmão.

Composta por Chitãozinho, Paulinho Rezende, Paulo Debétio e Xororó, a canção traz confissões ao irmão sobre os momentos felizes vividos juntos.

Recentemente, o cantor usou parte de seu show de Réveillon para homenageá-lo, com fotos do cantor e sucessos de quando Leandro e Leonardo fizeram sucesso. Na época da pandemia, ele também citou a história dos dois em lives.

Além disso, a Rede Globo exibiu o especial Por Toda a Minha Vida, em 2007, com depoimentos de famosos sobre a vida e carreira de Leandro. Na ocasião, participaram do especial Xuxa, Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó e o músico Toquinho.

Qual foi o maior sucesso de Leandro e Leonardo?

Apesar de vários hits, o álbum Um Sonhador foi o que recebeu disco de diamante, com vendagem acima de 2 milhões de cópias. A música de mesmo nome foi considerada o último sucesso da dupla juntos.

Como resultado do desejo de Leandro, doaram-se os lucros do CD para instituições de combate ao câncer.

Mantenha a história de Leandro e Leonardo viva!

Agora que você conhece a história de Leandro e Leonardo, que tal passá-la para outras gerações? Para isso, compartilhe este post com sua galera!

Ademais, se você toca violão, o que acha de incluir em seu repertório as melhores músicas da dupla e tocar com os amigos?

Juntos, vocês aperfeiçoam as técnicas de violão sertanejo, se inspiram para criar suas próprias versões e homenageiam a trajetória do Leandro e da dupla.

Aliás, você também pode conferir o nosso e-book gratuito sobre as habilidades essenciais para tocar sertanejo no violão!

E-book de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK