Cifra Club

As melhores músicas de séries para tocar hoje

Aumente seu repertório com nossa lista de músicas de séries para tocar no violão!

As séries de TV vêm ampliando sua popularidade e, junto delas, as canções que compõem suas trilhas sonoras também ocupam um lugar especial no coração dos fãs. Por isso, hoje vamos conhecer as cifras de músicas de séries para tocar no violão!

Ter no repertório melodias marcantes e que o público irá reconhecer de cara dará um toque especial em suas apresentações. Vamos lá? Afine seu instrumento, ache sua palheta, e venha com a gente!

7 músicas de séries para tocar no violão

As músicas de séries que listaremos a seguir são de diferentes gêneros, ritmos e dificuldades.

Prepare-se para conhecer e praticar novos acordes, técnicas e levadas! Veja um spoiler da nossa setlist:

  • Toss a Coin to Your Witcher
  • Through The Valley
  • My Life Is Going On
  • Sítio do Pica-Pau Amarelo

E muito mais!

1. Toss a Coin to Your Witcher – The Witcher

Antes de começar a tocar Toss a Coin to Your Witcher, lembre-se de colocar o capotraste na primeira casa, para subir meio tom.

Na introdução toque uma vez para baixo em cada acorde e, em seguida, na primeira parte, comece a tocar o dedilhado.

A partir do refrão, entram as batidas com ritmo padrão. Fique de olho nas cifras para saber o momento exato das transições. Note que aqui alguns acordes também serão apresentados com digitações diferentes das mais habituais, como o Am e E.

Essa é uma boa pedida para praticar variações rítmicas! Aproveite a explicação detalhada na videoaula a seguir:

Caso prefira tocar de maneira mais prática e com menos acordes, confira as cifras simplificadas de Toss a Coin to Your Witcher!

2. Through The Valley – The Last of Us

Para tocar Through the Valley é preciso posicionar o capotraste na quarta casa, para subir dois tons.

Essa é uma ótima escolha para treinar sua técnica de dedilhado, pois o padrão irá acompanhar a música praticamente do começo ao fim. Faça quantas repetições precisar até conseguir fixar o padrão.

A variação acontece apenas na terceira parte, onde entram as batidas. Em seguida, temos o solo e, para tocá-lo, é essencial saber as técnicas de hammer on e pull off.

São apenas 3 acordes, sem nenhuma pestana, e não exigem grandes dificuldades: Am, B7 e Em. Mas, se preferir deixar o dedilhado de lado e tocar apenas com batidas, veja a versão simplificada de Though the Valley!

3. My Life Is Going On – La Casa de Papel

My Life Is Going On é acompanhada por um dedilhado na maior parte do tempo, da introdução até o pré-refrão.

Pratique o padrão da introdução e faça quantas repetições precisar, pois ele será a base para o restante da música.

A variação está no refrão, onde entram as batidas. Além disso, no último verso dessa parte, toque uma vez para baixo em cada acorde.

Os acordes são 8 no total. A6, Bm7/11, E/G# e G6 podem exigir certa dificuldade, a depender da sua experiência no violão. Se preferir, utilize a ferramenta de variar acorde e escolha a digitação que considerar mais confortável!

Para tocar de forma mais direta, com apenas 4 acordes e sem os dedilhados, acompanhe as cifras simplificadas de My Life Is Going On!

4. Sítio do Pica-Pau Amarelo

Sítio do Pica-Pau Amarelo é tocada com um ritmo padrão do começo ao fim, conforme a tablatura da introdução.

Para se habituar com a dinâmica da música, tente acompanhar a versão original. Isso também ajudará a perceber com maior clareza o tempo das transições.

São 13 acordes no total, alguns mais simples e outros que irão exigir maior desenvoltura. Dentre eles, 3 estão em forma de pestana.

5. Goo Goo Muck – Wandinha

O grande ponto de atenção de Goo Goo Muck está nas transições. Nessa canção elas são mais dinâmicas, exigindo uma maior precisão durante as trocas.

e for necessário, comece mais devagar e vá aumentando a velocidade conforme conseguir. 

O ritmo da guitarra base seguirá o mesmo padrão na maior parte do tempo, com exceção do refrão. Onde há uma sequência de quatro B e A, toque apenas para baixo. 

Enquanto isso, diversas variações de um riff são executadas por uma outra guitarra ao longo da música toda.

O número total de acordes é igual a 5, com apenas uma pestana entre eles, na segunda casa (B).

6. A Grande Família

A Grande Família é uma das músicas de séries mais famosas no Brasil e para tocá-la é importante ter atenção aos detalhes.

A levada é bem característica do samba, tocando o baixo e puxando as cordas. Porém, há variações nas passagens que precisarão de cuidado e boas doses de agilidade.

Devido ao grande volume de informações, indicamos que você estude uma parte por vez, com calma. Assim, ficará mais fácil assimilar as semelhanças e diferenças entre as estrofes.

Essa é uma boa oportunidade para ampliar seu repertório de acordes de nível intermediário.

Caso prefira tocar sem tantas nuances e com número reduzido de acordes, coloque o capotraste na primeira e toque a versão simplificada de A Grande Família!

7. Enemy – Arcane

Enemy é indicada para quem está iniciando os estudos no violão e começou a praticar as pestanas.

Para aprender essa música, você precisa saber apenas 2 acordes! São eles: F#7 e G. Para facilitar as transições, monte ambos em forma de pestana, pois os shapes serão semelhantes.

A levada é a mesma do começo ao fim, e o ritmo é tocado uma vez em cada acorde. E para saber o tempo exato das trocas, fique de olho nas cifras e acompanhe a versão original!

Aprenda músicas de filmes para tocar no violão

Curtiu aprender as cifras de músicas de séries? Esperamos que tenha conseguido praticar e evoluir suas técnicas e habilidades!

E para continuar nessa aventura de canções que compõem histórias do audiovisual, veja agora nossa lista de músicas de filmes para tocar! Bons estudos, e até a próxima!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK