6 músicas para o Dia de Finados para tocar no violão
Apesar de ser uma data que pode trazer tristeza, tocar músicas para o Dia de Finados também pode transformar esse sentimento em uma saudade tranquila.
Ter um repertório musical para essa ocasião é importante, seja para apresentações em igrejas ou cerimônias religiosas. Confira agora nossa lista.
Aprenda a tocar no violão músicas para o Dia de Finados
Para esse repertório, escolhemos algumas músicas católicas que costumam ser tocadas no Dia de Finados.
1. Quem Nos Separará
Quem Nos Separará é uma música católica para o Dia de Finados cujo único instrumento é o violão. Por isso, fica muito fácil assimilar a batida de mão direita dela.
Ela possui 7 acordes e recomendamos aos iniciantes terem maior atenção à pestana G7. Comece treinando as trocas entre G, G7 e C que aparecem no refrão.
Ao mesmo tempo, você pode se dedicar à mudança de Em para G7, no verso da música. Depois que essas trocas estiverem legais, você vai tirar o resto da música com muito mais facilidade.
2. Deixa a Luz do Céu Entrar
Entre os 11 acordes de Deixa a Luz do Céu Entrar, temos as pestanas de Cm e G7.
Além desses, os acordes de D7/F# e Am/G podem causar um certo desconforto para quem nunca os tocou, pois seus formatos são complexos. Por isso, sugerimos dividir seus estudos.
Comece praticando em um andamento mais lento com a ajuda de um metrônomo, a sequência de Am, Am/G, D7/F# e G da primeira parte da música.
Esse pequeno trecho é um ótimo estudo, pois além de treinar trocas de acorde intrincadas, você também pratica dedilhado.
3. A Vida Pra Quem Acredita
Quem tem interesse em praticar pestanas, encontra um bom estudo na música A Vida Pra Quem Acredita, pois os acordes Cm e F7 estão nesse shape.
Recomendamos que você siga as dicas que vamos dar sobre essa música, tocando-as em um andamento mais lento.
Comece treinando a sequência de Am, Cm e G. Quando essa progressão estiver ok, passe a praticar as trocas entre C, F7 e G.
Depois que essas duas sequências estiverem legais, comece a treinar o restante da música.
Repare que o instrumento principal é o cravo. Por isso, ouça com atenção e replique os toques desse instrumento no violão.
4. Descanso Eterno Dai-lhes, Senhor (Entrada, Missa Pelos Fiéis Defuntos) – Frei Wanderson L. Freitas, O. Cam
Descanso Eterno Dai-lhes, Senhor (Entrada, Missa Pelos Fiéis Defuntos) é bem complexa. Possui 10 acordes, sendo que o B, o B/E, o C#m, o F#m e o G#m são pestanas.
Os acordes de B/D#, D#m7 e G#m7 possuem formatos difíceis de serem feitos e trocados. No entanto, como o andamento da música é lento, seu treino fica mais fácil.
5. A Morte Já Não Mata Mais
A Morte Já Não Mata Mais possui 8 acordes com as pestanas de F e Gm. Ela é indicada para quem deseja melhorar a execução de acordes nesse formato.
Recomendamos dividir os estudos mais uma vez. Comece praticando as trocas de Dm e Gm, assim como a sequência de A7, Gm, A7 na primeira parte da música.
Simultaneamente, treine as trocas entre C7, F e A7 na segunda parte. Assim que essas progressões estiverem legais, o resto da música será fácil. Lembre-se de praticá-la em um andamento mais lento.
6. Viver e Morrer – Comunidade Católica Shalom
Encerramos nossa lista de músicas para o Dia de Finados com Viver e Morrer, da Comunidade Católica Shalom.
Ela é recomendada para quem está no nível intermediário, pois, entre seus 13 acordes, temos a pestana de Bm.
Os acordes de A/C#, Am/C, F#m7 e G/D demandam mais prática e paciência. Por isso, sugerimos que você treine essa música por partes.
Comece pela introdução. Depois que ela estiver legal, passe a treinar o verso. Em seguida, dedique-se ao refrão.
Como o andamento dessa música é lento, com calma e empenho, você a estará tocando perfeitamente.
Aumente seus conhecimentos musicais com o Cifra Club Academy!
Agora que você conheceu um repertório com músicas para o Dia de Finados, que tal aprender mais? Se inscreva no Curso de violão do Cifra Club Academy e conheça novas técnicas e outros estilos musicais para avançar nos estudos!
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.